Rock: a origem e história do Rock and Roll

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora e artista visual

O Rock é uma vertente musical surgida do termo Rock and Roll. Originou-se nos Estados Unidos na segunda metade do século XX, alcançando seu auge nos anos 70 e 80.

O gênero é fruto de uma combinação de diversos tipos de música, principalmente a música negra, que com o passar do tempo, desdobrou-se também em outros subgêneros.

Hoje em dia ganhou o mundo e mobiliza grande número de pessoas que apreciam a vertente, tendo até uma data em sua homenagem, o Dia Mundial do Rock, em 13 de julho.

Origem do Rock: a semente do estilo musical

O surgimento do rock aconteceu nos EUA como consequência da mistura de outros estilos musicais, com enfoque no jazz, folk, country e rhythm and blues.

As primeiras experimentações ocorreram ainda na década de 40, sobretudo em seus últimos anos, mas foi nos anos 50 que a vertente ganhou contornos mais nítidos.

Os nomes que se destacaram nessa primeira fase foram: Jackie Brenston, Jerry Lee Lewis, Johnny Cash, Jimmy Preston, Little Richard, Bill Haley, Chuck Berry (esse considerado por muitos como o "pai do rock") e outros.

Apesar de quase sempre esquecidas, é importante pontuar a atuação das mulheres nesse contexto. Nomes como Sister Rosetta Tharpe, Memphis Minnie, Aretha Franklin e demais mulheres tiveram enorme importância para a história do rock.

O rock através das décadas

Nos anos 50 surge uma figura que viria a ser considerada mais tarde como "rei do rock", era Elvis Presley. O rapaz branco vindo da cidade de Memphis, no Tennessee, cantava no coro da igreja quando criança e recebeu influência do blues, vertente musical de origem negra.

Elvis Presley
Elvis Presley é considerado o "rei do rock"

Elvis, imitando o estilo de músicos negros, deu ao rock visibilidade com uma postura "rebelde", aliando à sonoridade empolgante uma dança provocativa, tanto que foi chamado de Elvis, The Pelvis.

É importante salientar que, por conta de sua pele branca, Elvis teve maior espaço na mídia da época e foi melhor aceito pela sociedade conservadora americana.

Ainda na década de 50, com as inovações tecnológicas, a guitarra elétrica foi criada, dando um carácter eletrizante para os concertos de rock e vindo a ser um instrumento essencial para o gênero.

Nos anos 60 aparecem novos nomes na cena e o rock ganha ainda mais o coração do público.

Têm destaque nesse momento: The Doors, Jimi Hendrix, Janis Joplin, Pink Floyd, além das bandas The Beatles e Rolling Stones, que fizeram um sucesso estrondoso, ganhando fãs no mundo todo.

Jimi Hendrix
O roqueiro Jimi Hendrix foi um grande nome no cenário musical dos anos 60

No último ano dessa década acontece o Festival Woodstock entre 15 e 18 de agosto na cidade de Bethel, em Nova Iorque. Esse festival foi marcante na trajetória do rock'n'roll, apresentando músicos importantes da época.

Os anos 70 foram marcados pelo aparecimento de bandas como Queen, Led Zeppelin, Kiss, Black Sabbath, Ramones, The Clash, Sex Pistols, David Bowie, The Runaways (banda exclusivamente feminina).

Nessa fase, os shows eram monumentais, com grande público enchendo enormes locais.

Nos anos 80 o comportamento e estética visual que imperavam eram bastante excêntricos, trazendo muito brilho, penteados e roupas exageradas.

No meio musical não foi diferente, as bandas apresentavam essa ousadia e as que têm destaque são: Bon Jovi, Van Halen, New Order, The Cure, Pretenders, Roxette, e muitas outras.

Já na década de 90, o estilo de rock que despontou foi o grunge, um rock alternativo vindo de Seattle.

A banda de maior sucesso na época foi Nirvana, mas tiveram outros nomes importantes como Pearl Jam, R.E.M, Alice in Chains, Soundgarden, Red Hot Chili Peppers, The Offspring, Green Day.

Nos anos 2000 o rock perdeu um pouco de força por conta da crescente onda pop. Ainda assim, tiveram espaço bandas como Evanescence, The Strokes, Interpol, Arctic Monkeys, Franz Ferdinand, e outras.

As características marcantes do Rock

A palavra rock é uma derivação do termo em inglês rocking and rolling, que pode ser entendido como "balançar e rolar", sugerindo uma dança com conotação sexual. Assim, o rock já surge com uma aura transgressora e rebelde.

Mais do que um tipo de música, também tornou-se um estilo de vida, influenciando várias gerações.

São muitos os subgêneros que se formaram e cada um tem características próprias. Entretanto, podemos dizer que algumas são recorrentes, como:

  • Atitude rebelde e impositiva;
  • Ritmo contagiante;
  • Autenticidade;
  • Caráter contestador;
  • Envolvimento do público.

Instrumentos comuns no rock

Normalmente as bandas de rock contam com 4 ou 5 integrantes, sendo que a base para a sonoridade das músicas é feita a partir de uma guitarra elétrica, bateria, baixo elétrico e teclado ou sintetizadores digitais.

Há ainda algumas bandas que aliam outros instrumentos, como flautas transversais, saxofone e gaita, o que enriquece ainda mais as canções.

Os diversos estilos de rock

Como foi dito, muitos tipos de rock surgiram, com variadas características, agradando um público diverso. Veja quais são esses estilos:

  • Rockabilly
  • Blues Rock
  • Hard Rock
  • Punk Rock
  • Heavy Metal
  • Garage Rock
  • Rock psicodélico
  • Rock progressivo
  • Glam Rock
  • Folk Rock
  • New Wave
  • Rock alternativo
  • Grunge
  • Pop Punk
  • Indie Rock

O rock no Brasil e os seus principais representantes

No Brasil, o rock também teve grandes nomes. Aqui, o estilo musical começou a ganhar força no início dos anos 60.

A primeira representante do gênero foi Celly Campello, com um rock bem inocente. No mesmo estilo surge o movimento de Jovem Guarda, tendo Wanderléa, Roberto Carlos e Erasmo Carlos como ícones.

Mais tarde surgiram bandas que se tornaram verdadeiros clássicos - reconhecidas mundialmente - como Os mutantes, formada em 1966, e Secos e Molhados, já da década de 70. Outro nome importante dessa época é Raul Seixas.

Os mutantes capa
Capa do primeiro álbum de Mutantes, lançado em 1968

Nos anos 80 foi a vez de dançar junto com Blitz, Barão Vermelho, Legião Urbana, Titãs, Kid Abelha, dentre outras, como o Sepultura, estilo de rock mais pesado.

Os anos 90 foram marcados por nomes como Charlie Brown Jr, Nação Zumbi, Angra e Cássia Eller. Já nos anos 2000 fizeram sucesso Los hermanos, Pitty, Fresno, NX Zero e outras.

Atualmente o rock brasileiro apresenta muitas misturas, mesclando estilos, assim como no mundo todo.

Conheça os principais Gêneros musicais brasileiros.

Atualizado em
Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.