Quadrilha


A quadrilha, também chamada de quadrilha junina, quadrilha caipira ou quadrilha matuta, é um estilo de dança folclórica coletiva muito popular no Brasil.

Essa dança de teor caipira é típica das festas juninas e acontece nos meses de junho ou julho em todas as regiões do país.

Por ser uma dança caipira, sua linguagem se aproxima da coloquial e dos meios sertanejos e nordestinos.

Festa Junina

Origem

A quadrilha teve origem na Inglaterra no século XIII. Mais tarde, ela foi incorporada e adaptada à cultura francesa, sendo desenvolvida nas danças de salão na França a partir do século XVIII. Assim, ela se tornou popular entre a nobreza europeia.

Com sua disseminação na Europa, ela chegou em Portugal e se popularizou no Brasil a partir do Século XIX mediante influência da Corte Portuguesa. Inicialmente, no Rio de Janeiro, sede da Corte, ela foi muito bem recebida pela nobreza.

Embora fosse uma dança que acontecia nos meios aristocráticos, mais tarde, ela conquistou o povo e adquiriu um novo significado mais popular.

Dessa maneira, ela se popularizou nos meios rurais como um festejo para agradecer a colheita e ainda, homenagear os santos populares.

Curiosidade

O nome quadrilha tem origem na língua francesa: “quadrille”. A quadrille surgiu em Paris, na França, e era uma dança composta de quatro casais.

Principais Características

Dança

A quadrilha é uma dança coletiva bailada em pares e que possui uma coreografia específica baseada em passos tradicionais.

Um orador, também chamado de marcador ou animador, proclama frases divertidas que determinam os movimentos da dança. Note que esse narrador, pode ou não, fazer parte da dança.

Algumas frases populares proferidas pelo narrador da dança são:

  • Olha a cobra! É mentira!
  • Olha a chuva! Já passou!
  • A ponte quebrou! Nova ponte!
  • O caminho da roça.

Na coreografia narrada destacam-se os cumprimentos, o balancê, o passeio pela roça, o túnel, a coroação, o casamento e a despedida.

Na quadrilha existe sempre a noiva e o noivo, pois ela representa a realização da festa de casamento. Essa tradição tem objetivo de homenagear o Santo Antônio, o santo casamenteiro.

Além deles, temos como personagens tradicionais o padre, o pai da noiva, o juiz e o delegado.

Vestimenta

A vestimenta da quadrilha é muito colorida e tipicamente caipira. Os homens costumam vestir camisas xadrez, desenhar bigodes ou cavanhaques e usarem chapéu de palha. Enquanto as mulheres usam vestidos, fazem maquiagem e tranças no cabelo.

Música

O estilo que está mais relacionado com as quadrilhas é a música instrumental caipira. Os principais instrumentos que acompanham são a viola, o violão, a sanfona, o triângulo e a zabumba. Atualmente, estilos como o forró e o baião têm grande destaque nas festas juninas.

Leia também: