Estados do Sul


Os estados do sul do Brasil são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná. Estes estados formam a região Sul do Brasil.

Estados do SulA região é integrada por três Estados

Paraná (PR)

O Estado do Paraná situa-se na região sul do Brasil e sua capital é Curitiba. De acordo com sua localização, o estado paraense faz limites com São Paulo a norte e nordeste, oceano Atlântico a leste, Mato Grosso do Sul a noroeste, Santa Catarina ao sul, Argentina a sudoeste, Paraguai a oeste. As cidades mais populosas são: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu e Colombo.

A vegetação do estado do Paraná é representada pelo mangue na região litorânea; Mata Atlântica na região da costa leste; floresta tropical a oeste; Mata de Araucária na região central. Tem como clima predominante o subtropical úmido e os principais rios são: Paraná, Paranapanema, Iguaçu, Tibagi, Itararé, Piquiri e o Ivaí. Dentre os estados brasileiros, o Paraná é o maior produtor nacional de milho e o segundo de soja e cana-de-açúcar. Muito produtivo no setor agropecuário, o Paraná apresenta um setor industrial crescente.

Santa Catarina (SC)

Santa Catarina é o menor e menos populoso estado da região Sul e sua capital é Florianópolis. De acordo com sua localização situa-se no centro da Região Sul do Brasil, tendo como limites o do Paraná ao norte, o Rio Grande do Sul ao sul, o Oceano Atlântico a leste e a Argentina a oeste. As cidades mais populosas do estado são: Joinville, Florianópolis, Blumenau e São José. A vegetação de Santa Catarina é representada pelo mangue na região litorânea; campos na região sudeste; Mata dos Pinhais (mata de araucárias) na região central; faixas de florestas nas regiões oeste e leste.

O clima do estado é subtropical úmido visto que as quatro estações do ano são bem definidas; seus principais rios são: Canoas, Peixe e Itajaí-Açu. Dentre os estados brasileiros, Santa Catarina é o maior exportador de frango do Brasil e possui uma economia baseada na indústria, no extrativismo e na pecuária. Importante lembrar que Santa Catarina possui um grande potencial turístico, pelas belas praias bem como por seus eventos culturais, por exemplo, a Festa da Cerveja “Oktoberfest”. É o estado que apresenta menos desigualdade econômica, pobreza e analfabetismo do Brasil.

Rio Grande do Sul (RS)

O Rio Grande do Sul, capital Porto Alegre, é o maior e o mais populoso estado da região sul. Considerado o estado mais meridional do país, o estado faz fronteira com Santa Catarina ao norte, Oceano Atlântico ao leste, Argentina a oeste e o Uruguai ao sul. As cidades mais populosas do estado são: Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, Canoas, Santa Maria e Gravataí.

A vegetação do Rio Grande do Sul é representada pelo mangue na faixa litorânea, nas regiões sul e oeste os campos (campanha gaúcha); na região leste presença de floresta tropical; na área norte presença de matas de araucárias. O clima do estado é subtropical e seus principais rios são: rio Camaquã, dos Sinos, Ibicuí, Ijuí, Jaguarão e Jacuí. Sua economia baseia-se na agricultura, pecuária e indústria (alimentícia, têxtil, couro e calçados, madeireira, metalúrgica e química). Além disso, o Rio Grande do Sul possui diversas opções de turismo como as praias e as serras.

Complemente sua leitura, leia: Estados do Brasil.