Estado do Paraná


O Estado do Paraná está localizado na região Sul do Brasil. A capital é Curitiba e a sigla PR.

  • Área: 199.307,985
  • Limites: O Paraná limita-se a noroeste com o Mato Grosso do Sul, a oeste com o Paraguai, a sudoeste com a Argentina, ao sul com Santa Catarina, a leste com o oceano Atlântico e norte e leste com São Paulo
  • Atlântico (a leste).
  • Número de municípios: 399
  • População: 11,1 milhões de habitantes, conforme a estimativa do IBGE para 2015
  • Gentílico: paranaense
  • Principal cidade: Curitiba

Estado do ParanáBandeira do Estado do Paraná

História

A ocupação do território que hoje corresponde ao Estado do Paraná começou no início do século XVI.

No início, a região era ponto de busca de madeira. Já no século XVII, portugueses e paulistas começaram a entrar no território em busca de índios para o trabalho escravo e ouro.

As vilas de Curitiba e Paranaguá eram as únicas da região até o século XVIII. O povoamento foi escasso porque a corrida do ouro levou aventureiros e o colonizador em direção às Minas Gerais.

Até o século XIX, o território integrava a Província de São Paulo. A autonomia só ocorreu em 1853. Nesse período, a região foi ocupada por imigrantes europeus que saíram da Alemanha, Itália e Polônia.

No período de 1912 a 1916, ocorreu a Guerra do Contestado. A revolta atingiu 50 mil pessoas que brigavam pela posse das terras na região do Paraná e de Santa Catarina. O início do conflito foi marcado pela instalação de duas empresas norte-americanas.

Saiba mais sobre o assunto:

Cidades

A formação de Curitiba começou 1963, como vila. Em 1842, foi elevada à condição de cidade e, em 1853, a capital da Província do Paraná.

Até então, o território ainda não era densamente ocupado. A partir de 1870, imigrantes de origem europeia chegaram à região.

Entre os europeus estavam alemães, italianos e poloneses. Na cidade, montaram pequenas colônias e trabalharam na agricultura e artesanato.

Foz do Iguaçu

As belezas naturais de Foz do Iguaçu atraem milhares de turistas todos os anos. A cidade é famosa pelas Cataratas do Iguaçu, um aglomerado de 275 quedas d'água com altura de 40 a 100 metros.

As cataratas formam uma meia lua de 950 metros na fronteira com a Argentina. Em 1939, foi criado o Parque Nacional do Iguaçu, que foi tombado pela Unesco em 1986, como Patrimônio Natural da Humanidade.

Ponta Grossa

Na cidade de Ponta Grossa está o Parque Estadual de Vila Velha. No local, rochas foram esculpidas pela natureza por 350 milhões de anos.

Como resultado, há peças que remetem ao formado de índio, taça, proa de navio, camelo e um índio.

A cidade é sede da Lagoa Dourada, uma riqueza ecológica alimentada por um rio subterrâneo. O comportamento da natureza resultou na formação de cavernas pelo desgaste da rocha.

Continue a pesquisar!

Aspectos Geográficos

Relevo

O relevo paranaense é dividido em três planaltos. O primeiro apresenta formações de rochas cristalinas, o segundo de rochas sedimentares e o terceiro é composto por formações basálticas com solo originário de rochas vulcânicas e argilosos de rocas sedimentares.

Clima

O clima também apresenta três tipos distintos, todos de fundo tropical-úmido. A maioria do território é marcada pelo clima subtropical úmido mesotérmico. Sob essa influência, a região apresenta verões quentes, invernos secos e geadas.

Nas regiões de influência tropical há maior frequência de chuvas e não são registradas geadas.

Complemente sua pesquisa: