Anos de Chumbo

Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Professora de História

Anos de Chumbo é uma expressão usada para designar os anos 70 em vários países.

Este período foi caracterizado por ataques violentos promovidos pela extrema-esquerda, pela extrema-direita e a repressão policial.

Origem

Anos de Chumbo filme

Cartaz do filme "Os anos de Chumbo", de Margarethe von Trotta, de 1981.

O termo “anos de chumbo” foi popularizado com o lançamento do filme Die Bleierne Zeit, da diretora alemã Margarethe von Trotta, em 1981.

Apesar da tradução literal do título para o português ser “Os tempos de chumbo”, na Itália, o filme ficou conhecido como Anni di piombo – Anos de chumbo. Esta parecia uma adaptação mais adequada ao português e o filme foi lançado no Brasil com o nome de “Os Anos de Chumbo”.

Por sua vez, a diretora retirou este título de um verso do poeta romântico alemão Friedrich Hölderlin.

O filme narra a história de duas irmãs alemãs, criadas na Alemanha Ocidental, que se afastam da rígida educação recebida dos pais e descobrem a liberdade através do engajamento político.

Uma se torna membro da organização armada de esquerda Fração Exército Vermelho (Grupo Baader-Meinhof). Por outro lado, outra encontra no jornalismo um meio de lutar por um mundo melhor.

A expressão era perfeita para descrever a situação pela qual passavam alguns países naquele momento. Afinal, o “chumbo” pode fazer referência tanto a algo pesado e difícil de suportar, como remeter às balas de revólver e metralhadoras.

No Brasil, usamos o termo “anos de chumbo” para descrever um período específico do regime militar. Igualmente, países como a Argentina, Alemanha e Itália também adotam a expressão para qualificar sua história na década de 70.

Leia mais sobre os Anos 70.

Anos de Chumbo no Brasil

Anos de Chumbo Evandro Teixeira

Na Candelária, a Cavalaria da Polícia arremete contra os participantes da missa de 7º dia de Édson Luís, morto enquanto participava de uma manifestação. Autor: Evandro Teixeira, Jornal do Brasil, Rio de Janeiro,1968.

No Brasil, há historiadores que usam o termo para se referir ao período da ditadura militar como um todo.

Outros estudiosos, porém, empregam a expressão somente para designar os anos que vão da promulgação do AI-5 até o fim do governo Médici (1974). Nesta época, as ações das organizações de esquerda se tornaram mais violentas e a resposta por parte do governo também se tornou mais repressiva.

Saiba mais sobre a Ditadura Militar no Brasil.

Episódios como a Guerrilha do Araguaia, sequestros de diplomatas, assaltos a banco e a posterior repressão que se seguiu, tornaram a repressão policial cada vez mais pesada no Brasil.

Desta maneira, "anos de chumbo" se popularizou entre a historiografia que buscava explicar o que se viveu naquele anos de ditadura.

Leia mais:

Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.