Membros inferiores

Os membros inferiores do corpo humano são formados por quadril, coxas, pernas e pés. Esse conjunto de membros, também chamados de MMII, são responsáveis pelo equilíbrio, sustentação e locomoção do corpo.

O quadril une-se ao tronco e, por isso, é uma região de transição. Os demais membros são classificados como livres, já que realizam os movimentos.

A coxa está localizada abaixo do quadril e estende-se até a articulação do joelho. Após o joelho, encontra-se a perna que vai até à articulação do tornozelo. Por fim, tem-se o pé, o extremo componente do membro inferior.

Ossos do membro inferior

O eixo apendicular do esqueleto humano, ligado ao eixo axial, é formado pelos membros superiores e inferiores. A cintura pélvica, também chamada de quadril ou bacia, é a região que liga a parte de baixo ao tronco.

Além dos ossos do quadril (ílio, ísquio e púbis), ao todo, existem outros 30 ossos localizados nos membros inferiores. São eles:

  • Fêmur, localizado na coxa;
  • Patela, tíbia e fíbula, localizados na perna;
  • Ossos tarsais (7), localizados no tornozelo;
  • Ossos metatarsais (5), localizados na região média do pé;
  • Falanges (14), localizados nos dedos.

Ossos dos membros inferiores

Osso da coxa

O fêmur, além de ser o osso mais longo do esqueleto humano, é também o de maior peso e que possui maior força.

Ossos da perna

A patela é um osso que se localiza na articulação do joelho. Trata-se de um pequeno osso triangular.

A tíbia está localizada na região medial da perna. É o maior osso dessa região e promove a sustentação do peso humano.

A fíbula é consideravelmente menor que a tíbia e encontra-se paralela a ela, localizando-se lateralmente.

Ossos do pé

Nos ossos do pé, o tornozelo é formado pelo tarso, composto por 7 ossos. O mais forte osso tarsal é o calcâneo. Além dele, há também o tálus, navicular, cuneiformes (lateral, intermédio e medial) e o cuboide.

A região intermediária do pé possui os ossos metatarsais. O metatarso é numerado de I a V, sendo o primeiro responsável pela sustentação do peso, já que é mais espesso.

Os dedos contêm as falanges, parecidas com as das mãos em quantidade e disposição. No hálux do dedo número I estão localizados duas grandes falanges, proximal e distal. Os demais quatro dedos possuem três falanges: proximal, média e distal.

Saiba mais sobre os membros do corpo humano e os ossos do corpo humano.

Músculos dos membros inferiores

Os músculos são tecidos que permitem a realização de movimentos e contração. As fibras musculares também fazem parte do membro inferior, sendo os músculos dessa região os mais fortes, pois auxiliam na sustentação e locomoção.

O músculo estriado esquelético, tipo que compõe os membros inferiores, é controlado pelo sistema nervoso central e responde aos estímulos produzindo movimentos voluntários.

Alguns músculos dos membros inferiores

  • Músculos do quadril: psoas maior, psoas menor, glúteo máximo, médio e mínimo;
  • Músculos da coxa: sartório, pectíneo e bíceps femoral;
  • Músculos da perna: tibial anterior, extensor longo dos dedos e flexor longo dos dedos;
  • Músculos do pé: extensor curto dos dedos, abdutor do hálux e interósseos plantares.

O maior músculo do corpo humano está localizado na coxa, trata-se do sartório e o seu comprimento é, aproximadamente, de 50 cm, porém pode variar de acordo com a estatura do individuo.

Saiba mais sobre o sistema muscular e os músculos do corpo humano.