Ciclo celular e suas fases

Ciclo celular é o período de vida da célula, que tal como as pessoas, também nascem, crescem e se reproduzem. Esse ciclo é muito importante, pois a todo o momento há células se reproduzindo.

Exemplos disso são a cicatrização de um corte na pele, o crescimento das unhas, ou a renovação das células que não podemos ver - tal como as das células do fígado, cujo ciclo pode demorar mais de um ano.

O ciclo celular eucariótico acontece em duas etapas: a interfase e a mitose.

1ª fase: interfase

A interfase é o período da vida em que as células realizam as suas funções e são preparadas para se dividirem, com o objetivo de garantir o bom funcionamento do organismo.

É o maior período do ciclo celular, que ocorre de maneira organizada, e se divide em 3 sub fases: G1, S e G2.

G1

G1 é a fase em que ocorre o crescimento ou desenvolvimento celular, e tem início logo depois da formação da célula.

Nesse período ocorre a síntese proteica, que é a produção de novas proteínas. Além disso, é feita a verificação do DNA, garantindo que ele não apresenta nenhum dano que o impeça de avançar para a fase seguinte.

Importa referir que há células que não se dividem e que, por esse motivo, não passam para a fase posterior, a S. Quando isso acontece, a célula permanece numa fase que recebe o nome de G0. Um exemplo de células que permanecem em G0 são os glóbulos vermelhos.

Por outro lado, também há casos em que uma célula na fase G0 retoma à fase G1.

S

Na fase S acontece a síntese ou duplicação do DNA, daí o nome S, em referência à síntese. É a mais importante da interfase, porque permite que a divisão da célula resulte no mesmo número de cromossomos.

Nessa fase, os centríolos, bem como a região onde eles se localizam (o centrossomo), são duplicados.

G2

Na etapa G2, que vem antes do período da divisão celular, a célula continua num processo de produção de proteínas, além do que acontece a duplicação de organelas.

Nessa fase é feito mais um controle para verificar se a célula pode continuar o seu ciclo normalmente, ou seja, progredir para a sua divisão.

Saiba mais sobre a interfase.

2ª fase: mitose

A mitose, também chamada de fase mitótica (M), acontece depois da interfase, etapa em que as células foram preparadas para que a divisão celular se realize de forma eficaz. Essa fase tem como resultado a reprodução de dois núcleos geneticamente idênticos.

A mitose ocorre na maior parte das células do nosso corpo - no seu crescimento, regeneração e renovação, e é organizada em 5 fases: prófase, prometáfase, metáfase, anáfase e telófase.

Prófase

A prófase dá início à mitose e é quando acontece a condensação ou espiralização dos cromossomos. No fim dessa fase, a carioteca é rompida.

Prometáfase

Na prometáfase, o rompimento da carioteca resulta na mistura do núcleo com o citoplasma.

Metáfase

Na metáfase ocorre a condensação máxima dos cromossomos, e os centrômeros se alinham na placa equatorial da célula, enquanto os pares de cromátides se separam.

Anáfase

A anáfase tem início com a separação das cromátides-irmãs, as quais se deslocam paras as extremidades opostas do fuso e chegam aos polos com material genético igual.

Telófase

Na telófase, o núcleo de ambos os polos é reorganizado - deixam de ter a forma de espiral - e a carioteca é reconstituída, dando por finalizada a cariocinese, que é a divisão do núcleo. Depois disso, a célula regressa à interfase.

interfase e mitose
Etapas do ciclo celular: interfase e mitose

Meiose: outro processo de divisão celular

A divisão celular também pode acontecer através de outro processo: a meiose.

A principal diferença entre a meiose e a mitose respeita às suas funções reprodutivas, pois enquanto a mitose pode gerar muitas células novas idênticas, a meiose gera apenas quatro células filhas geneticamente modificadas.

Para você entender melhor, leia Mitose e meiose: resumo, diferenças e exercícios.

Referências Bibliográficas

MENDONÇA, Vivian L. Biologia: ecologia: origem da vida e biologia celular embriologia e histologia. - Volume 1. 3. ed. São Paulo: Editora AJS, 2016.

SADAVA, D. et al. Vida: a ciência da biologia. - Volume 1. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Atualizado em