Interfase

A interfase é uma das principais fases do ciclo celular e ocorre em três etapas: G1, S e G2. Pode-se dizer que é o estágio de preparação da célula para a divisão, pois ocorre seu crescimento e a duplicação do DNA.

No ciclo celular, a etapa S representa o período de síntese de DNA, enquanto que G1 e G2 (G vem da palavra inglesa gap, traduzida como “intervalo”) constituem o espaço antes e depois da produção do material genético.

A interfase no ciclo celular

A célula em interfase

A interfase (do latim inter, que significa no "meio") ocorre antes da divisão celular e, por isso, é o espaço de tempo em que a célula não está se dividindo. Trata-se do maior estágio no ciclo celular, que é formado pelo surgimento da célula, preparação para a divisão e a divisão.

Embora as funções desempenhadas durante a interfase possam variar de uma célula para outra, podemos destacar que as principais funções nos estágios interfásicos são:

  • Duplicação do DNA;
  • Aumento de tamanho e volume da célula;
  • Produção de proteínas e outras moléculas importantes para a divisão celular;
  • Armazenamento de energia para a divisão celular.

As três fases da interfase

A interfase é subdividida em três estágios: G1, S e G2.

Fase G1 (intervalo 1)

G1 é o período que antecede a duplicação do DNA e é caracterizado pelo aumento do tamanho da célula e metabolismo celular normal.

Nessa etapa ativa da célula, há a síntese de RNA e produção de proteínas, inclusive as proteínas sinalizadoras que indicarão quando a divisão celular começará.

Algumas células podem partir da etapa G1 e entrar em uma fase de repouso, chamada de G0.

Fase S (síntese)

A etapa de síntese, chamada de S, é a que necessita de mais tempo para ocorrer, pois é responsável pela duplicação semiconservativa do DNA.

Cada DNA replicado é formado por uma cadeia de polinucleotídeos da molécula-mãe e se une a uma nova cadeia complementar.

A duplicação do material genético é uma importante parte do ciclo celular, pois garante que na divisão celular as células-filhas sejam idênticas à célula-mãe.

Fase G2 (intervalo 2)

O intervalo G2 ocorre após a duplicação do DNA e antes da divisão celular. Assim como em G1, há síntese de proteínas e de moléculas que participarão da divisão, além de um crescimento adicional.

Tanto G1 quanto G2 apresentam pontos de checagem, feitos por moléculas de controle, ou seja, há a verificação do que foi produzido na célula. Se, por exemplo, o DNA apresentar algum dano ou erro, o ciclo celular age para corrigir o problema ou ocorre a morte celular.

Saiba mais sobre o ciclo celular e suas fases.

O que acontece depois da interfase?

Após a interfase no ciclo celular ocorre a divisão celular. Como o material genético celular foi duplicado na interfase de uma célula inicial, há a formação de duas células-filhas com o mesmo número de cromossomos.

Mitose

A mitose é um processo de divisão celular onde uma célula dá origem a duas outras células geneticamente idênticas e ocorre em basicamente quatro etapas: prófase, metáfase, anáfase e telófase.

1. Prófase

Ocorrem modificações no núcleo e no citoplasma da célula e, por isso, é a fase mais longa da mitose. As principais alterações são: aumento do volume nuclear, condensação ou espiralização dos cromossomos e rompimento da carioteca.

2. Metáfase

Na metáfase ocorre a condensação máxima dos cromossomos, e os centrômeros se alinham na placa equatorial da célula, enquanto os pares de cromátides se separam.

3. Anáfase

Na anáfase ocorre a divisão do centrômero e separação das cromátides-irmãs, que se deslocam paras os polos opostos da célula com o mesmo material genético.

4. Telófase

A telófase é última etapa da fase mitótica e consiste na reorganização da carioteca, descondensação dos cromossomos e reaparecimento do núcleo.

Além disso, ocorre também a citocinese, que corresponde à divisão do citoplasma. Posteriormente, a célula regressa à interfase.

Outro processo de divisão celular é a meiose, que difere da mitose por produzir quatro células geneticamente modificadas.

Saiba mais sobre a divisão celular.