Compreensão e interpretação de textos
A compreensão e interpretação de texto são duas ações que estão relacionadas, uma vez que quando se entende o que está escrito em um texto (compreensão), chegamos a determinadas conclusões, ou seja, somos capazes de utilizar nossa capacidade crítica (interpretação).
Em resumo:
- Compreensão de textos: é a decodificação da mensagem, ou seja, o entendimento do que está escrito no texto.
- Interpretação de textos: é a interpretação que fazemos do conteúdo, ou seja, as conclusões a que chegamos por meio dos conhecimento que temos e, por isso, vai além do texto.
O que é a interpretação de textos
A interpretação de textos envolve a capacidade de chegar a determinadas conclusões após fazer a leitura de um texto (visual, auditivo, escrito, oral).
Por isso, a interpretação de texto é algo subjetivo e que pode variar de leitor para leitor. Isso porque cada um possui um repertório interpretativo que foi sendo adquirido ao longo da vida.
Vale lembrar que o repertório interpretativo do leitor advém, em grande parte, da leitura. Portanto, ler é um ato essencial e que auxilia na melhor interpretação dos textos e conexão das ideias.
O que é a compreensão de textos
Compreender um texto é entender a mensagem que ele está transmitindo de maneira objetiva. Assim, a compreensão textual envolve a decodificação da mensagem que é realizada pelo leitor ou ouvinte.
Quando ouvimos, por exemplo, um noticiário, compreendemos a mensagem transmitida e qual sua finalidade (informar o ouvinte de algum acontecimento, por exemplo).
Para compreender os textos escritos não é diferente, porém a leitura requer mais conhecimento da língua, do vocabulário e das funções relacionadas com linguagem e a comunicação. Neste caso, ter um dicionário por perto é sempre uma dica boa, caso algum termo utilizado seja desconhecido pelo leitor.
Exercícios de compreensão e interpretação de textos
Para compreender melhor a compreensão e interpretação de textos, confira exercícios que caíram no Enem.
Questão 1 (Enem-2012)

O efeito de sentido da charge é provocado pela combinação de informações visuais e recursos linguísticos. No contexto da ilustração, a frase proferida recorre à
a) polissemia, ou seja, aos múltiplos sentidos da expressão “rede social” para transmitir a ideia que pretende veicular.
b) ironia para conferir um novo significado ao termo “outra coisa”.
c) homonímia para opor, a partir do advérbio de lugar, o espaço da população pobre e o espaço da população rica.
d) personificação para opor o mundo real pobre ao mundo virtual rico.
e) antonímia para comparar a rede mundial de computadores com a rede caseira de descanso da família.
Questão 2 (Enem-2019)
Qual a diferença entre publicidade e propaganda?
Esses dois termos não são sinônimos, embora sejam usados indistintamente no Brasil. Propaganda é a atividade associada à divulgação de ideias (políticas, religiosas, partidárias etc.) para influenciar um comportamento. Alguns exemplos podem ilustrar, como o famoso Tio Sam, criado para incentivar jovens a se alistar no exército dos EUA; ou imagens criadas para “demonizar” os judeus, espalhadas na Alemanha pelo regime nazista; ou um pôster promovendo o poderio militar da China comunista. No Brasil, um exemplo regular de propaganda são as campanhas políticas em período pré-eleitoral.
Já a publicidade, em sua essência, quer dizer tornar algo público. Com a Revolução Industrial, a publicidade ganhou um sentido mais comercial e passou a ser uma ferramenta de comunicação para convencer o público a consumir um produto, serviço ou marca. Anúncios para venda de carros, bebidas ou roupas são exemplos de publicidade.
VASCONCELOS, Y. Disponível em: https://mundoestranho.abril.com.br. Acesso em: 22 ago. 2017 (adaptado).
A função sociocomunicativa desse texto é
a) ilustrar como uma famosa figura dos EUA foi criada para incentivar jovens a se alistar no exército.
b) explicar como é feita a publicidade na forma de anúncios para venda de carros, bebidas ou roupas.
c) convencer o público sobre a importância do consumo.
d) esclarecer dois conceitos usados no senso comum.
e) divulgar atividades associadas à disseminação de ideias.
Veja também: Dicas de Interpretação de Texto
Teste seus conhecimentos sobre o tema em:
Exercícios de compreensão textual (estude para o ENEM)
Exercícios de interpretação de texto (com gabarito)
Atividades de interpretação de texto para 7º ano (com gabarito)
Referências Bibliográficas
MENEGASSI, R. J. Compreensão e interpretação no processo de leitura: noções básicas ao professor - Revista Unimar, 1995.
DIANA, Daniela. Compreensão e interpretação de textos. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/compreensao-e-interpretacao-de-textos/. Acesso em: