Atividades de interpretação de charges e tirinhas (com gabarito comentado)

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora licenciada em Letras

Responda às questões de interpretação de charges preparadas para alunos do 6º ao 9º ano do ensino Fundamental.

Confira as respostas no gabarito comentado.

Questão 1

Analise a tirinha abaixo e selecione a alternativa correta.

Tirinha da Mafalda que faz confusão do dedo indicador com a taxa de desemprego

a) A tirinha aborda a importância dos gestos na linguagem não verbal.

b) A tirinha faz uma crítica às posições hierárquicas nas relações laborais.

c) A tirinha utiliza o humor através da confusão que a Mafalda faz entre o dedo indicador e o indicador usado para estimar a taxa de desemprego.

d) A tirinha faz uma crítica às injustiças sociais.

Gabarito explicado

Resposta correta: c

Explicação: A Mafalda é uma criança que não entende conceitos de economia e a associação que ela faz é engraçada.

Como ela ouve falar em indicadores de desemprego, associa esses indicadores ao dedo indicador, porque as pessoas costumam apontar o indicador para alguém como uma atitude de superioridade, tal como alguns patrões fazem com os empregados.

Questão 2

Leia a conversa de Calvin e Haroldo e reflita sobre como ela nos alerta para uma realidade atual.

Tirinha Calvin questionando direito de voto das crianças

a) Calvin expressa indiferença em relação aos problemas do país, ressaltando o egocentrismo e a falta de maturidade política.

b) Calvin questiona a falta da participação das crianças na política, evidenciando a necessidade de mais participação democrática desde a infância.

c) Calvin critica a ausência de educação sobre política nas escolas, apontando a necessidade de formação nesta área desde a infância.

d) Calvin denuncia a desigualdade, destacando a marginalização das crianças na sociedade.

Gabarito explicado

Resposta correta: a

Explicação: Calvin expressa sua insatisfação com o fato de não poder votar, mas revela que não está preocupado com os rumos do país, mas sim em seu próprio interesse em ter um pedaço de bolo maior.

Essa atitude revela egocentrismo e falta de maturidade política por parte do menino, a qual podemos verificar na nossa sociedade, quando muitas pessoas mostram que não se preocupam realmente com as questões políticas e sociais, pensando, muitas vezes, apenas na resolução dos seus próprios problemas.

Questão 3

Identifique a figura de linguagem predominante na tirinha abaixo. Explique como ela contribui para o humor presente no diálogo entre os personagens.

Tirinha do Garfield com figura de linguagem ironia

a) personificação

b) ironia

c) hipérbole

d) eufemismo

Gabarito explicado

Resposta correta: b

Explicação: A figura de linguagem predominante é a ironia, uma figura de pensamento usada para dizer o contrário do que pensamos.

A ironia contribui para o humor presente na tirinha, porque Jon sabe que o Garfield comeu os peixinhos, mas finge surpresa quando encontra o aquário vazio, tal como mostra o balãozinho do pensamento do Garfield.

O quadrinho onde há maior presença de ironia é aquele em que Jon diz “Talvez tenham crescido pernas nos peixes e eles tenham fugido!”, uma situação que contrasta com a realidade, gerando um efeito cômico.

Questão 4

Qual é a mensagem principal transmitida na tirinha abaixo?

Tirinha de Charlie Brown conversando com a irmã

a) A importância de ser ágil na resolução de problemas.

b) A importância de estabelecer limites nas relações familiares.

c) A necessidade de saber o significado de termos como “avalista”.

d) A sabedoria adquirida em experiências familiares.

Gabarito explicado

Resposta correta: d

Explicação: O diálogo entre os irmãos mostra a perspicácia do mais novo que ao ser ameaçado pela irmã, responde de forma tão inteligente que faz ele desistir imediatamente de estragar a brincadeira do irmão.

A tirinha transmite que os irmãos mais novos aprendem, com as experiências familiares, a pensar rápido e antecipar consequências.

Questão 5

Charge do Ziraldo sobre o Regime Militar no Brasil

(Enem 2015) No período de 1964 a 1985, a estratégia do Regime Militar abordada na charge foi caracterizada pela

a) priorização da segurança nacional.

b) captação de financiamentos estrangeiros.

c) execução de cortes nos gastos públicos.

d) nacionalização de empresas multinacionais.

e) promoção de políticas de distribuição de renda.

Gabarito explicado

Resposta correta: b

Explicação: Durante a Ditadura Militar no Brasil (1964-1985), o governo tomou vários empréstimos e aumentou ainda mais a dívida com o sistema financeiro internacional.

A charge indica que o início do pagamento seria feito dali a 10 anos, por isso, o pai passa a mão pela cabeça do filho e diz “tadinho”, fazendo referência que esse pagamento seria feito pela geração do menino.

Questão 6

Qual é a mensagem principal transmitida pelo diálogo na tirinha?

Calvin tentando descobrir o uso de um cabide

a) A importância da arqueologia para entender a evolução do pensamento.

b) A importância dos questionamentos infantis para a educação das crianças.

c) A necessidade de incluir as crianças nas tarefas domésticas para o seu desenvolvimento pessoal e formação mais completa.

d) A infância é divertida, porque as crianças falam o que pensam.

Gabarito explicado

Resposta correta: c)

Explicação:

A tirinha apresenta uma situação engraçada em que o Calvin não sabe o que é um simples cabide e, como criança curiosa, olha para o objeto e tenta entender a sua função.

O envolvimento das crianças nas atividades domésticas contribuem para a sua formação mais completa, porque além da aprendizagem escolar, as crianças precisam aprender a fazer coisas básicas para desenvolver valores e se tornarem mais autônomas. Se Calvin soubesse o que é um cabide, poderia organizar melhor as suas roupas, como sugere a fala do Haroldo.

Leia também: Gênero Textual Charge

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Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos (de língua portuguesa e também relacionados a datas comemorativas) desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).