Atividades de Português de 6º ano (para imprimir)

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora licenciada em Letras

Confira as atividades de Português para o 6º ano. Elas compreendem os seguintes temas e objetos de conhecimento: figuras de linguagem, produção de textos, morfossintaxe, léxico, textos publicitários, produção de entrevistas orais e interpretação de poema.

Atividade 1: figuras de linguagem

Habilidade: (EF67LP38) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem, como comparação, metáfora, metonímia, personificação, hipérbole, dentre outras.

atividade figuras de linguagem
Clique na imagem para imprimir

respostas da atividade figuras de linguagem

Atividade 2: artigo de opinião

Habilidade: (EF69LP35) Planejar textos de divulgação científica, a partir da elaboração de esquema que considere as pesquisas feitas anteriormente, de notas e sínteses de leituras ou de registros de experimentos ou de estudo de campo, produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigo de divulgação científica, artigo de opinião, reportagem científica, verbete de enciclopédia, verbete de enciclopédia digital colaborativa, infográfico, relatório, relato de experimento científico, relato (multimidiático) de campo, tendo em vista seus contextos de produção, que podem envolver a disponibilização de informações e conhecimentos em circulação em um formato mais acessível para um público específico ou a divulgação de conhecimentos advindos de pesquisas bibliográficas, experimentos científicos e estudos de campo realizados.

atividade artigo de opinião
Clique na imagem para imprimir

Seguimento da atividade: Depois do texto redigido, o professor promoverá um sorteio. Nesse sorteio, o professor colocará papeizinhos com números, de acordo com o número de alunos, da seguinte forma: dois papéis com o número 1, dois papéis com o número 2 e assim por diante.

O objetivo é que os alunos que pegarem o mesmo número, revisem os textos um do outro, sempre com o auxílio do professor. Se o número de alunos for ímpar, o professor coloca três papéis com o mesmo número, em vez de dois.

Atividade 3: concordância verbal e nominal

Habilidade: (EF06LP06) Empregar, adequadamente, as regras de concordância nominal (relações entre os substantivos e seus determinantes) e as regras de concordância verbal (relações entre o verbo e o sujeito simples e composto).

atividade concordância verbal e nominal
Clique na imagem para imprimir

folha de resposta atividade concordancia verbal e nominal

Atividade 4: léxico

Habilidade: (EF06LP03) Analisar diferenças de sentido entre palavras de uma série sinonímica.

atividade léxico
Clique na imagem para imprimir

Seguimento da atividade: Depois de pensar e responder às questões em conjunto, o professor deve conversar com os alunos sobre a dificuldade em respondê-las: Foi difícil responder às questões? O que pode ter dificultado a tarefa?

O professor deve explicar que nem sempre estamos familiarizados com certas palavras e, quando isso acontece, a melhor coisa a fazer é recorrer a um dicionário. É um momento propício para recordar como o dicionário pode ser utilizado e explicar os símbolos e as abreviações usados nos verbetes.

Atividade 5: texto publicitário

Habilidade: (EF69LP04) Identificar e analisar os efeitos de sentido que fortalecem a persuasão nos textos publicitários, relacionando as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados, como imagens, tempo verbal, jogos de palavras, figuras de linguagem etc., com vistas a fomentar práticas de consumo conscientes.

atividade texto publicitário
Clique na imagem para imprimir

respostas atividade texto publicitário

Atividade 6: produção de entrevistas orais

Habilidade: (EF67LP14) Definir o contexto de produção da entrevista (objetivos, o que se pretende conseguir, porque aquele entrevistado etc.), levantar informações sobre o entrevistado e sobre o acontecimento ou tema em questão, preparar o roteiro de perguntar e realizar entrevista oral com envolvidos ou especialistas relacionados com o fato noticiado ou com o tema em pauta, usando roteiro previamente elaborado e formulando outras perguntas a partir das respostas dadas e, quando for o caso, selecionar partes, transcrever e proceder a uma edição escrita do texto, adequando-o a seu contexto de publicação, à construção composicional do gênero e garantindo a relevância das informações mantidas e a continuidade temática.

atividade para entrevista
Clique na imagem para imprimir

Atividade 7: interpretação de poema

Habilidade: (EF69LP48) Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráfico espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.

atividade poema
Clique na imagem para imprimir

repostas atividade poema

Leia também:

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos (de língua portuguesa e também relacionados a datas comemorativas) desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).