Exercícios sobre macrocefalia urbana (com gabarito resolvido)
Confira as atividades de Geografia para o Ensino Médio, elaboradas conforme as habilidades indicadas na BNCC.
As atividades apresentam exercícios sobre macrocefalia urbana e suas consequências.
Exercício 1
O termo macrocefalia urbana é utilizado para descrever um fenômeno comum em muitos países em desenvolvimento, como o Brasil. Esse processo está associado a:
a) Crescimento equilibrado entre áreas urbanas e rurais, com investimentos proporcionais em infraestrutura.
b) Expansão das cidades médias que passam a exercer maior influência regional, reduzindo a hierarquia urbana.
c) Concentração excessiva de população, serviços e investimentos em uma cidade, gerando desequilíbrios regionais.
d) Descentralização administrativa e planejamento urbano eficaz, promovendo qualidade de vida nas periferias.
e) Implantação de polos industriais no interior do país, promovendo a interiorização do desenvolvimento.
Resposta correta: c) Concentração excessiva de população, serviços e investimentos em uma cidade, gerando desequilíbrios regionais.
Explicação: A macrocefalia urbana é um processo cada vez mais comuns nos centros urbanos. Ela ocorre quando a cidade cresce de forma desordenada e, ao mesmo tempo, concentrada. Deste modo, a população e os serviços se concentram em determinadas áreas, gerando problemas de diversas ordens.
Exercício 2
A macrocefalia urbana gera diversos desafios socioespaciais. Um dos principais problemas resultantes desse processo, especialmente em grandes centros urbanos brasileiros, é a falta de moradia adequada. Sobre esse tema, é correto afirmar que:
a) O déficit habitacional no Brasil está restrito às zonas rurais, onde há ausência de políticas públicas.
b) A concentração populacional nas metrópoles reduziu a desigualdade no acesso à moradia nas periferias.
c) A falta de moradia é consequência do crescimento planejado das cidades e da valorização das áreas centrais.
d) A insuficiência de moradias adequadas nas grandes cidades leva ao surgimento de favelas, ocupações irregulares e à segregação socioespacial.
e) As políticas habitacionais no Brasil eliminaram completamente os problemas de moradia nas grandes cidades.
Resposta correta: d) A insuficiência de moradias adequadas nas grandes cidades leva ao surgimento de favelas, ocupações irregulares e à segregação socioespacial.
Explicação: A desigualdade socioespacial gera concentração de pessoas e serviços em determinados locais, e dispersão em outros. O mercado imobiliário coloca seus empreendimentos em locais de concentração de serviços. Deste modo, a população de baixa renda não tem acesso à moradia de qualidade. Isso gera o processo de favelização e ocupações irregulares.
Exercício 3
A macrocefalia urbana impacta diretamente o cotidiano dos trabalhadores nas grandes cidades brasileiras. Um reflexo disso é o aumento do tempo médio de deslocamento entre casa e trabalho. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta:
a) O tempo de deslocamento tem diminuído nas grandes cidades graças à descentralização dos empregos e ao crescimento de cidades médias.
b) Trabalhadores que residem em áreas periféricas das metrópoles tendem a enfrentar longos deslocamentos diários, resultado da concentração de empregos nas áreas centrais.
c) A macrocefalia urbana favorece o acesso rápido da população periférica aos centros urbanos por meio de transporte público eficiente.
d) O crescimento das metrópoles brasileiras promoveu igualdade no acesso ao transporte individual, reduzindo o tempo de trajeto.
e) O deslocamento entre casa e trabalho é mais rápido nas grandes cidades do que nas pequenas, devido à melhor infraestrutura urbana.
Resposta correta: b) Trabalhadores que residem em áreas periféricas das metrópoles tendem a enfrentar longos deslocamentos diários, resultado da concentração de empregos nas áreas centrais.
Explicação: A macrocefalia urbana gera desigualdade na oferta de trabalho. Isso acaba por forçar muitos moradores das periferias a realizarem longos deslocamentos diários até as áreas centrais.
Exercício 4
A valorização de determinadas áreas das grandes cidades geralmente é impulsionada por investimentos públicos e privados. Isso gera transformações no espaço urbano. Esse processo, frequentemente associado à concentração de renda e ao aumento do custo de vida, é intensificado pela dinâmica da macrocefalia urbana e é conhecido como:
a) Urbanização espontânea, que promove o crescimento desordenado das periferias.
b) Segregação socioespacial, que garante o acesso igualitário aos serviços urbanos.
c) Verticalização, que amplia a densidade populacional em áreas periféricas.
d) Interiorização, que leva à migração da população urbana para áreas rurais.
e) Gentrificação, que resulta na valorização de bairros e na substituição da população de baixa renda por moradores de maior poder aquisitivo.
Resposta correta: e) Gentrificação, que resulta na valorização de bairros e na substituição da população de baixa renda por moradores de maior poder aquisitivo.
Explicação: A gentrificação é um processo de valorização ou revalorização de determinados espaços da cidade. A entrada de investimentos gera o aumento da valorização e do custo de vida nas áreas gentrificadas. Isso leva à substituição da população original por grupos com maior renda, agravando as desigualdades socioespaciais.
Exercício 5
O crescimento acelerado e concentrado das grandes cidades brasileiras, sem o devido planejamento urbano, contribuiu para o agravamento de diversos problemas sociais. Entre eles, destaca-se a violência urbana, cuja intensificação está relacionada:
a) À precariedade dos serviços públicos, à exclusão social e à concentração populacional típica da macrocefalia urbana.
b) À diminuição das desigualdades sociais e à interiorização dos investimentos públicos.
c) À implantação de políticas habitacionais amplas que priorizam as periferias.
d) Ao aumento das oportunidades econômicas nas zonas rurais e à migração reversa.
e) Ao crescimento sustentável das cidades médias e à descentralização dos centros urbanos.
Resposta correta: a) À precariedade dos serviços públicos, à exclusão social e à concentração populacional típica da macrocefalia urbana.
Explicação: A macrocefalia urbana gera sobrecarga nos serviços e desigualdade socioespacial. Esses fatores contribuem para a exclusão social e para o aumento da violência nas periferias urbanas.
Exercício 6
Grandes metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro apresentam um padrão de crescimento urbano que exemplifica a macrocefalia, revelando diversos desafios para a gestão urbana. Assinale a alternativa que melhor identifica características desse fenômeno nesses centros metropolitanos:
a) Equilíbrio na distribuição populacional entre as áreas centrais e periféricas, com ampla oferta de serviços públicos em toda a cidade.
b) Concentração de infraestrutura, serviços e empregos nas áreas centrais, gerando expansão desordenada das periferias e acentuada desigualdade socioespacial.
c) Forte descentralização econômica e administrativa, que promove o desenvolvimento homogêneo de todas as regiões urbanas.
d) Redução do fluxo migratório para as grandes cidades devido ao excesso de oferta de moradia nas áreas centrais.
e) Planejamento urbano eficaz, com integração territorial e igualdade no acesso à mobilidade urbana.
Resposta correta: b) Concentração de infraestrutura, serviços e empregos nas áreas centrais, gerando expansão desordenada das periferias e acentuada desigualdade socioespacial.
Explicação: A macrocefalia urbana é caracterizada pela concentração de recursos nas áreas centrais. Isso pressiona as periferias, amplia a desigualdade e dificulta a mobilidade e o acesso aos serviços para grande parte da população.
Exercício 7
No contexto da macrocefalia urbana, uma das consequências mais evidentes é das desigualdades em diferentes áreas da cidade é:
a) A ampliação da oferta de serviços públicos de qualidade nas periferias urbanas.
b) A descentralização dos serviços de saúde e educação, promovendo equidade territorial.
c) A concentração de hospitais, escolas e equipamentos urbanos em regiões centrais, dificultando o acesso da população periférica aos serviços básicos.
d) A uniformização do acesso aos bens públicos, especialmente entre a população de baixa renda.
e) redução da desigualdade social devido à migração da população urbana para áreas rurais.
Resposta correta: c) A concentração de hospitais, escolas e equipamentos urbanos em regiões centrais, dificultando o acesso da população periférica aos serviços básicos.
Explicação: A macrocefalia urbana concentra recursos em áreas centrais das grandes cidades, enquanto regiões periféricas ficam com infraestrutura precária. Isso dificulta o acesso igualitário a serviços essenciais como saúde e educação.
Confira também os exercícios sobre urbanização (com gabarito).
Pratique com outros exercícios:
Exercícios de Geografia para 1º ano do Ensino Médio (com gabarito explicado)
Exercícios de Geografia para o 2º ano do Ensino Médio (com gabarito explicado)
Exercícios de Geografia para o 3º ano do Ensino Médio (com respostas explicadas)
SCOFANO, Amanda. Exercícios sobre macrocefalia urbana (com gabarito resolvido). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/exercicios-macrocefalia-urbana/. Acesso em: