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Exercícios sobre chuva ácida (com respostas explicadas)

Amanda Scofano
Amanda Scofano
Professora de Geografia

A chuva ácida é um dos principais problemas ambientais causados pela poluição atmosférica e pelo uso excessivo de combustíveis fósseis. Esse fenômeno ocorre quando gases como dióxido de enxofre (SO₂) e óxidos de nitrogênio (NOₓ) reagem com a umidade do ar, formando substâncias que tornam a chuva mais ácida do que o normal.

Nestes exercícios sobre chuva ácida com gabarito explicado, você vai revisar suas causas, consequências e possíveis soluções, além de compreender como as atividades humanas influenciam esse processo. O conteúdo é ideal para alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e ajuda a desenvolver uma visão crítica sobre a importância da educação ambiental e do uso sustentável dos recursos naturais.

Exercício 1

A chuva ácida é um problema ambiental que ocorre em várias partes do mundo, especialmente em áreas urbanas e industriais.

Com base nessa informação, o que caracteriza a chuva ácida?

a) Um tipo de chuva com grande quantidade de sais minerais, benéfica para o solo.

b) Um tipo de chuva que ocorre apenas em regiões desérticas, por causa da evaporação intensa.

c) Uma precipitação natural formada exclusivamente pela evaporação da água dos oceanos.

d) Uma chuva com acidez aumentada, provocada pela reação entre gases poluentes e a umidade do ar.

e) Um fenômeno natural causado por erupções vulcânicas, sem relação com atividades humanas.

Gabarito explicado

Resposta correta: d) Uma chuva com acidez aumentada, provocada pela reação entre gases poluentes e a umidade do ar.

Explicação: A chuva ácida é um fênomeno relativamente comum que acontece por causa dos gases poluentes. Quando esses gases são lançados na atmosfera, reagem com o vapor d´água presente e alteram o pH da chuva, tornando-a ácida.

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Exercício 2

Em muitas regiões do mundo, a chuva ácida tem se tornado um problema ambiental sério. Esse fenômeno está diretamente ligado a certos processos que lançam gases poluentes na atmosfera.

Qual das alternativas apresenta as principais fontes desses gases responsáveis pela formação da chuva ácida?

a) Queimadas naturais e erupções vulcânicas.

b) Desmatamento e aumento da umidade do ar.

c) Ventos fortes e variações de temperatura atmosférica.

d) Evaporação da água dos rios e oceanos.

e) Emissões de indústrias e veículos que utilizam combustíveis fósseis.

Gabarito explicado

Resposta correta: e) Emissões de indústrias e veículos que utilizam combustíveis fósseis.

Explicação: Os gases dióxido de enxofre (SO₂) e óxido de nitrogênio (NOₓ) são os principais poluentes formadores da chuva ácida. Eles se originam principalmente da queima de combustíveis fósseis (carvão, petróleo e seus derivados), que são amplamente utilizados em indústrias e automóveis.

Exercício 3

A chuva ácida pode causar sérios prejuízos ao meio ambiente, afetando tanto o solo quanto os corpos d’água. Um dos principais efeitos é a mudança do pH, que indica o nível de acidez de uma substância.

Qual é uma consequência direta da diminuição do pH do solo e da água provocada pela chuva ácida?

a) Redução de nutrientes essenciais no solo e morte de organismos aquáticos.

b) Aumento da fertilidade do solo e crescimento mais rápido das plantas.

c) Neutralização dos poluentes presentes na atmosfera.

d) Aumento da quantidade de minerais disponíveis para as plantas.

e) Melhoria da qualidade da água para o consumo humano.

Gabarito explicado

Resposta correta: a) Redução de nutrientes essenciais no solo e morte de organismos aquáticos.

Explicação: O desequilíbrio no pH do solo reduz os seus nutrientes, empobrecendo-o. No caso dos corpos hídricos, como lagos e mares, a chuva ácida tem impacto no ecossistema aquático, provocando a morte de plantas e animais.

Exercício 4

A chuva ácida não causa apenas danos ao meio ambiente natural, mas também traz prejuízos às atividades humanas e à qualidade de vida das pessoas.

Entre as alternativas a seguir, qual representa um impacto socioeconômico causado pela chuva ácida?

a) Aumento da produtividade agrícola e da fertilidade do solo.

b) Prejuízos à agricultura, à saúde humana e ao patrimônio histórico.

c) Fortalecimento das construções urbanas e redução da corrosão de metais.

d) Diminuição da poluição atmosférica e melhora na qualidade do ar.

e) Crescimento das reservas de água potável nas cidades.

Gabarito explicado

Resposta correta: b) Prejuízos à agricultura, à saúde humana e ao patrimônio histórico.

Explicação: A chuva ácida empobrece solo e impacta negativamente na saúde das plantas, prejudicando a agricultura. Os elementos químicos presentes na chuva ácida (dióxido de enxofre e óxido de nitrogênio) podem causar problemas respiratórios nos humanos. Além disso, a chuva ácida corroi construções e monumentos históricos, destruindo o patrimônio.

Exercício 5

A distribuição da chuva ácida não ocorre da mesma forma em todos os lugares do planeta. Ela está mais presente em determinadas regiões, devido às atividades econômicas e à concentração de poluentes no ar.

Em qual das situações a ocorrência da chuva ácida é mais provável?

a) Em áreas rurais com baixa densidade populacional e pouca atividade industrial.

b) Em regiões de clima seco, onde há pouca formação de nuvens.

c) Em zonas industriais e grandes centros urbanos com intenso uso de combustíveis fósseis.

d) Em áreas próximas a florestas tropicais preservadas.

e) Em regiões polares com baixa emissão de gases poluentes.

Gabarito explicado

Resposta correta: c) Em zonas industriais e grandes centros urbanos com intenso uso de combustíveis fósseis.

Explicação: A liberação de gases tóxicos na atmosfera ocorre principalmente em zonas que concentram indústrias e centros urbanos. Esses locais utilizam grandes quantidades de combustíveis fósseis que, ao reagirem com o vapor dʼágua, provocam a chuva ácida em suas proximidades.

Exercício 6

Governos e organizações ambientais buscam reduzir os efeitos da chuva ácida por meio de medidas que envolvem tanto mudanças tecnológicas quanto comportamentais.

Qual das alternativas contribui para reduzir a formação da chuva ácida?

a) Aumentar o uso de automóveis movidos a gasolina nas grandes cidades.

b) Substituir combustíveis fósseis por fontes de energia renovável, como solar e eólica.

c) Ampliar o consumo de carvão mineral nas usinas termelétricas.

d) Incentivar o desmatamento para aumentar áreas de cultivo agrícola.

e) Construir fábricas longe dos centros urbanos, sem alterar o tipo de combustível usado.

Gabarito explicado

Resposta correta: b) Substituir combustíveis fósseis por fontes de energia renovável, como solar e eólica.

Explicação: A mudança para fontes de energia renovável ajudaria a diminuir a quantidade de poluentes e gases tóxicos emitidos para a atmosfera, sem deixar de produzir energia suficiente para o abastecimento das indústrias e residências.

Exercício 7

A educação ambiental tem um papel importante na redução de problemas como a chuva ácida, pois ajuda as pessoas a compreenderem suas causas e a mudarem hábitos do dia a dia.

Qual das alternativas representa uma atitude que contribui para diminuir a ocorrência da chuva ácida?

a) Descartar o lixo em qualquer local, pois ele não interfere na qualidade do ar.

b) Aumentar o uso de combustíveis fósseis para favorecer o crescimento econômico.

c) Evitar plantar árvores nas cidades, pois elas aumentam a umidade e a chuva.

d) Usar o transporte público, bicicleta ou caminhar em vez de usar o carro sempre que possível.

e) Utilizar produtos que consomem mais energia elétrica, sem preocupação com a origem da energia.

Gabarito explicado

Resposta correta: d) Usar o transporte público, bicicleta ou caminhar em vez de usar o carro sempre que possível.

Explicação: A utilização de outros meios de transporte que não utilizem combustíveis fósseis ajuda a diminuir a quantidade de gases tóxicos emitidos na atmosfera, reduzindo assim a ocorrência de chuva ácida.

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Amanda Scofano
Amanda Scofano
Professora de Geografia, com Mestrado em Geografia e Meio Ambiente. Atua como professora desde 2013 e cria conteúdos educacionais online desde 2014.