Exercícios sobre terremotos (com gabarito)
Confira as atividades de Geografia para o 6º ano do Ensino Fundamental, e para o Ensino Médio, elaboradas conforme as habilidades indicadas na BNCC.
As atividades apresentam exercícios sobre terremotos, suas causas e consequências.
Exercício 1
Os terremotos estão fortemente relacionados à movimentação das placas tectônicas da litosfera. Sobre os tipos de limites de placas e sua relação com a ocorrência de terremotos, assinale a alternativa correta.
a) Terremotos só ocorrem nos limites convergentes, onde uma placa afunda sob a outra.
b) Os limites divergentes não causam terremotos, apenas a formação de montanhas.
c) Os limites transformantes são os únicos que causam terremotos, por causa da fricção lateral entre as placas.
d) Terremotos ocorrem apenas quando placas oceânicas se chocam com placas continentais.
e) Todos os tipos de limites de placas podem gerar terremotos, devido à liberação de energia causada pelo atrito entre as placas.
Resposta correta: e) Todos os tipos de limites de placas podem gerar terremotos, devido à liberação de energia causada pelo atrito entre as placas.
Explicação: Todo movimento de placas é uma forma de liberação de energia, podendo gerar terremotos. O limite divergente, no qual as placas se afastam; o limite convergente, no qual as placas colidem; e o limite transformante, no qual as placas se arrastam horizontalmente. Portanto, qualquer um desses limites pode gerar liberação de energia e causar tremores de terra.
Exercício 2
Embora os terremotos sejam mais frequentes em regiões de borda de placas tectônicas, eles também podem ser sentidos em outras áreas do planeta. Sobre a ocorrência de terremotos no Brasil, é correto afirmar que:
a) o Brasil não registra terremotos porque está localizado sobre o encontro de três placas tectônicas.
b) o Brasil apresenta terremotos de baixa magnitude porque está localizado no centro da Placa Sul-Americana, longe dos limites tectônicos.
c) os terremotos no Brasil são comuns e costumam causar grandes destruições nas áreas urbanas.
d) o Brasil é um dos países com maior atividade sísmica do mundo devido à presença de muitos vulcões ativos.
e) terremotos no Brasil só acontecem em regiões litorâneas, causados pelo movimento das marés.
Resposta correta: b) O Brasil apresenta terremotos de baixa magnitude porque está localizado no centro da Placa Sul-Americana, longe dos limites tectônicos.
Explicação: O Brasil está no centro da Placa Sul-Americana, longe das bordas, ou seja, afastado das zonas de atrito. Os terremotos que ocorrem no Brasil são chamados sismos intraplaca, ou seja, são abalos de baixa magnitude que ocorrem dentro da própria placa tectônica.
Exercício 3
Os tsunamis são grandes ondas oceânicas que podem causar imensos danos em regiões costeiras. Sobre a sua relação com os terremotos, assinale a alternativa correta.
a) Tsunamis ocorrem quando o vento sopra com grande intensidade sobre o oceano após um terremoto terrestre.
b) Apenas terremotos em áreas continentais geram tsunamis, pois afetam diretamente os rios e lagos.
c) Um tsunami pode ser gerado por um terremoto no fundo do mar, quando há deslocamento brusco da crosta oceânica.
d) Tsunamis são causados por chuvas intensas que seguem terremotos de grande magnitude.
e) Terremotos e tsunamis são fenômenos independentes e nunca estão relacionados entre si.
Resposta correta: c) Um tsunami pode ser gerado por um terremoto no fundo do mar, quando há deslocamento brusco da crosta oceânica.
Explicação: Quando a crosta oceânica sofre deslocamento, toda a lâmina de água acima também se movimenta, gerando os tsunamis. Esse deslocamento pode ser gerado por um terremoto no fundo do mar, portanto essa é a ligação entre terremotos e tsunamis.
Exercício 4
Alguns países como o Japão, a Indonésia e o Chile, estão localizados em áreas de intensa atividade sísmica, devido à proximidade com limites de placas tectônicas. Sobre as consequências dessa localização para a vida cotidiana das populações que vivem nessas áreas, assinale a alternativa correta.
a) Os moradores dessas regiões precisam adaptar sua rotina, com construções reforçadas, simulados de evacuação e sistemas de alerta.
b) A população vive sem preocupações, já que a ciência atual consegue prever com exatidão a data e a hora dos terremotos.
c) Nesses países, a atividade sísmica não interfere na vida das pessoas, pois os abalos são sempre muito fracos.
d) A atividade sísmica constante obriga toda a população a abandonar essas regiões, tornando-as desabitadas.
e) Essas regiões não sofrem danos estruturais, pois os terremotos só afetam áreas rurais e montanhosas.
Resposta correta: a) Os moradores dessas regiões precisam adaptar sua rotina, com construções reforçadas, simulados de evacuação e sistemas de alerta.
Explicação: Populações que vivem em regiões de intensas atividades sísmicas, precisam criar mecanismos para mitigar as consequências dos terremotos. Dentre elas, as construções reforçadas, sistemas educativos de evacuação de prédios e sistemas de alerta.
Exercício 5
Quando se fala em terremotos, os termos hipocentro e epicentro são frequentemente usados para descrever a origem do tremor. Com base nesses conceitos, assinale a alternativa correta.
a) O hipocentro é o ponto da superfície onde o tremor é mais sentido, e o epicentro é o local subterrâneo onde o terremoto começa.
b) O hipocentro é o ponto dentro da Terra onde o terremoto tem início, e o epicentro é o ponto na superfície terrestre diretamente acima dele.
c) O hipocentro e o epicentro são sinônimos usados para descrever o movimento das placas oceânicas.
d) O hipocentro é o local onde as ondas sísmicas desaparecem, enquanto o epicentro é onde elas se originam.
e) O epicentro é um tipo de falha geológica, enquanto o hipocentro é a área onde ocorrem os tsunamis.
Resposta correta: b) O hipocentro é o ponto dentro da Terra onde o terremoto tem início, e o epicentro é o ponto na superfície terrestre diretamente acima dele.
Explicação: Os terremotos tem uma origem num ponto dentro da terra, o chamado hipocentro. Já o epicentro é o ponto de reverberação do abalo na superfície terrestre.
Exercício 6
O Círculo de Fogo do Pacífico é uma área que se destaca pela intensa atividade geológica. Sobre essa região e sua relação com terremotos, assinale a alternativa correta.
a) O Círculo de Fogo do Pacífico é uma zona desértica onde raramente ocorrem terremotos ou erupções vulcânicas.
b) Essa região é formada por uma única placa tectônica estável, o que explica sua baixa atividade sísmica.
c) A atividade sísmica no Círculo de Fogo é provocada unicamente pela ação dos ventos e das marés.
d) O Círculo de Fogo do Pacífico é uma área ao redor do Oceano Pacífico onde há grande concentração de vulcões e terremotos devido aos limites de placas tectônicas.
e) Países localizados no Círculo de Fogo, como Brasil e Argentina, enfrentam terremotos diários de alta intensidade.
Resposta correta: d) O Círculo de Fogo do Pacífico é uma área ao redor do Oceano Pacífico onde há grande concentração de vulcões e terremotos devido aos limites de placas tectônicas.
Explicação: A intensa movimentação e choque entre as placas tectônicas no Círculo de Fogo do Pacífico é responsável pela grande atividade sísmica e vulcânica na região.
Para mais exercícios :
- Exercícios de Geografia para 1º ano do Ensino Médio (com gabarito explicado)
- Exercícios de Geografia para o 2º ano do Ensino Médio (com gabarito explicado)
- Exercícios de Geografia para o 3º ano do Ensino Médio (com respostas explicadas)
SCOFANO, Amanda. Exercícios sobre terremotos (com gabarito). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/exercicios-sobre-terremoto-com-gabarito/. Acesso em: