Exercícios sobre verbos para 6º ano (com gabarito)

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora licenciada em Letras

Responda os exercícios abaixo, verifique as respostas e aprenda mais sobre verbos com os comentários de cada uma delas.

Questão 1

Indique a frase que expressa um tempo passado.

a) Até o final da semana, terei estudado todo o conteúdo para a prova.

b) Ai, quando ele ouvir a tua música...

c) Chegarei o mais rápido possível.

d) Ninguém acredita que eu tenha estudado para a prova.

Gabarito explicado

Na frase "Tenho estudado e já estou me sentindo mais preparado para a prova.", a forma nominal "tenho estudado" pertence ao pretérito perfeito composto do subjuntivo, que indica uma ação já concluída.

As frases restantes expressam ações futuras:

a) Até o final da semana, terei estudado todo o conteúdo para a prova. (futuro do presente composto indicativo)

b) Ai, quando ele ouvir a tua música... (futuro do subjuntivo)

c) Chegarei o mais rápido possível. (futuro do presente do modo indicativo)

Questão 2

Retire do texto as formas verbais que expressam presente e pretérito.

"As línguas atravessam os mares profundos e, com a força das marés, chegam às praias. Confundem-se com a areia e se juntam à terra onde já havia gente falando outras palavras, como se fossem ondas. Podemos falar, então, em “palavras-ondas”. Com o tempo, as palavras “pousam” nas paisagens distantes e “respiram” novos ares. O vento sopra aqui e ali, espalhando sons diferentes. As sílabas ecoam nos cenários abertos criando combinações inesperadas."

(Palavras ao Mar, de Claudia Nina e ilustrações de Laura Athayde. Programa Conta pra Mim, da Secretaria de Alfabetização)

Presente:

  • atravessam (3.ª pessoa do plural do verbo atravessar no presente do indicativo)
  • chegam (3.ª pessoa do plural do verbo chegar no presente do indicativo)
  • confundem (3.ª pessoa do plural do verbo confundir no presente do indicativo)
  • juntam (3.ª pessoa do plural do verbo juntar no presente do indicativo)
  • podemos (2.ª pessoa do plural do verbo poder no presente do indicativo)
  • pousam (3.ª pessoa do plural do verbo pousar no presente do indicativo)
  • respiram (3.ª pessoa do plural do verbo respirar no presente do indicativo)
  • sopra (3.ª pessoa do singular do verbo soprar no presente do indicativo)
  • ecoam (3.ª pessoa do plural do verbo ecoar no presente do indicativo)

Pretérito (passado):

  • havia (3.ª pessoa do singular do verbo haver no pretérito imperfeito do modo indicativo)
  • fossem (3.ª pessoa do plural do verbo ser no pretérito imperfeito do modo subjuntivo)

Questão 3

Reescreva a frase abaixo no futuro do pretérito.

As línguas atravessam os mares profundos e, com a força das marés, chegam às praias.

As línguas atravessariam os mares profundos e, com a força das marés, chegariam às praias.

O futuro do pretérito indica um fato que poderia ter acontecido depois de uma situação passada.

Futuro do pretérito do verbo atravessar: eu atravessaria, tu atravessarias, ele atravessaria, nós atravessaríamos, vós atravessaríeis, eles atravessariam.

Futuro do pretérito do verbo chegar: eu chegaria, tu chegarias, ele chegaria, nós chegaríamos, vós chegaríeis, eles chegariam.

Questão 4

Retire do texto as formas verbais e agrupe os verbos de acordo com a sua conjugação (1,ª, 2.ª e 3.ª). Siga o exemplo.

"Os Dursley tinham tudo que queriam, mas tinham também um segredo, e seu maior receio era que alguém o descobrisse. Achavam que não iriam aguentar se alguém descobrisse a existência dos Potter. A Sra. Potter era irmã da Sra. Dursley, mas não se viam havia muitos anos; na realidade a Sra. Dursley fingia que não tinha irmã, porque esta e o marido imprestável eram o que havia de menos parecido possível com os Dursley." (Harry Potter e a Pedra Filosofal)

  • 1.ª conjugação:
  • 2.ª conjugação: tinham (ter), queriam (querer)
  • 3.ª conjugação:
  • 1.ª conjugação: achavam (achar), aguentar (aguentar)
  • 2.ª conjugação: tinham (ter), queriam (querer), era (ser), viam (ver), havia (haver), tinha (ter), eram (ser)
  • 3.ª conjugação: descobrisse (descobrir), iriam (ir), fingia (fingir)

Questão 5

Indique o tempo e o modo dos verbos destacados no texto abaixo.

"A fuga da jiboia brasileira rendeu a Harry o seu castigo mais longo. Na altura em que lhe permitiram sair do armário, as férias de verão já haviam começado e Duda já quebrara a nova filmadora, acidentara o aeromodelo e, na primeira vez que andara na bicicleta de corrida, derrubara a velha Sra. Figg quando ela atravessava a rua dos Alfeneiros de muletas." (Harry Potter e a Pedra Filosofal)

a) pretérito perfeito do indicativo, pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo, pretérito imperfeito do indicativo

b) presente do subjuntivo, pretérito imperfeito do indicativo, pretérito imperfeito do indicativo

c) presente do indicativo, pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo, pretérito imperfeito do indicativo

d) pretérito imperfeito do subjuntivo, pretérito imperfeito do indicativo, pretérito imperfeito do indicativo

Gabarito explicado

O pretérito perfeito do indicativo (rendeu) indica uma ação que aconteceu e terminou no passado.

O pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo (haviam começado) indica uma ação que aconteceu antes de outra ação passada.

O pretérito imperfeito do indicativo (atravessava) indica uma ação passada, mas com uma ideia de continuidade.

Questão 6

Qual das seguintes frases indica uma ação terminada?

a) Nadava todos os dias.

b) Só não nadei ontem.

c) Nadaria se não estivesse machucado.

d) Treinava de manhã e à noite.

Gabarito explicado

Na frase "Só não nadei ontem.", o verbo nadar está conjugado no pretérito perfeito do modo indicativo.

Quanto às frases restantes:

a) Nadava todos os dias. (pretérito imperfeito do indicativo)

c) Nadaria se não estivesse machucado. (futuro do pretérito

d) Treinava de manhã e à noite. (pretérito imperfeito do indicativo)

Questão 7

Indique o tempo e o modo em que o verbo conseguir está conjugado.

quando eu conseguir

quando tu conseguires

quando ele conseguir

quando nós conseguirmos

quando vós conseguirdes

quando eles conseguirem

a) futuro do presente do modo indicativo

b) pretérito mais-que-perfeito do indicativo

c) futuro do subjuntivo

d) pretérito imperfeito do subjuntivo

Gabarito explicado

O futuro do subjuntivo indicam fatos que ainda não aconteceram, dando ideia de possibilidade.

Questão 8

Encontre a alternativa cuja forma verbal não corresponde ao tempo e o modo indicados.

a) Eles jogarão futebol depois de amanhã. (futuro do presente, modo indicativo)

b) Quando ele ler… (futuro do subjuntivo)

c) Que ele leia! (presente do subjuntivo)

d) Passeamos todos os dias nas últimas férias. (presente do indicativo)

Gabarito explicado

Embora a forma verbal “passeamos” também pertença ao presente do indicativo, “nas últimas férias” indica que se trata de uma ação passada.

Neste caso, "passeamos" pertence ao pretérito perfeito do indicativo.

Questão 9

Complete as orações com as formas nominais indicadas.

a) Os vencedores foram ____________________ pelo público. (particípio do verbo aplaudir)
b) Para ____________________, precisamos suar a camisa. (infinitivo pessoal do verbo ganhar)
c) Ouvi alguém ____________________ no portão. (gerúndio do verbo chamar)
d) Talvez ele já tenha ____________________. (particípio do verbo chegar)
e) Saiu da sala quase ____________________ de tanto rir. (gerúndio do verbo chorar)

a) Os vencedores foram aplaudidos pelo público.
b) Para ganharmos, precisamos suar a camisa.
c) Ouvi alguém chamando no portão.
d) Talvez ele já tenha chegado.
e) Saiu da sala quase chorando de tanto rir.

Questão 10

Em qual das alternativas os verbos destacados NÃO estão no imperativo?

a) Não pulem antes de eu contar até 3.

b) Eu não vou pular. Pule você.

c) Que ele pule sempre que tiver vontade.

d) Não pulem! Os vizinhos vão reclamar.

Gabarito explicado

Na frase "Que ele pule sempre que tiver vontade.", o verbo está conjugado no presente do subjuntivo:

que eu pule

que tu pules

que ele pule

que nós pulemos

que vós puleis

que eles pulem

Leia também:

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos (de língua portuguesa e também relacionados a datas comemorativas) desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).