História do Dia dos Pais

O “Dia dos Pais” é uma data comemorativa festejada em todo o mundo. O intuito é homenagear todos os pais, homens carinhosos, amorosos, guerreiros, protetores e trabalhadores.

Embora essa data seja comemorada em muitos países, o dia escolhido pode ser diferente. No Brasil, por exemplo, o "Dia dos Pais" é comemorado no segundo domingo de agosto, sendo portanto, uma data variável.

Durante esse dia, acontecem diversos tipos de celebrações, apresentações, almoços familiares, troca de presentes por todo o país.

Origem do Dia dos Pais

A criação da data comemorativa foi realizada nos Estados Unidos e a partir de então se expandiu para o mundo. Entretanto, muito tempo antes temos histórias de homenagem à figura paterna.

pai e filhos

Há relatos que apontam para festejos em torno da figura do pai na Antiguidade. Reza a lenda que na Babilônia, cerca de 4 mil anos atrás, um jovem chamado Elmesu, esculpiu em argila, uma mensagem para seu pai, desejando-lhe votos de saúde e felicidade.

Nos Estados Unidos, após um acidente de mineração vitimar mais de 300 homens foi realizada uma homenagem a todos os pais que faleceram no acidente por iniciativa da filha de um pastor chamada Grace Golden Clayton, em 5 de julho de 1908. Todavia, o evento foi realizado apenas naquele ano.

Sonora Louise Smart Dodd (1882-1978) teve uma ideia ao ouvir uma mensagem referente ao dia das mães, comemorado desde 1860 no país, e inspirada na atuação de Ann Reeves Jarvis para reconhecer a data, ela decidiu fazer também uma homenagem ao seu pai, William Jackson Smart (1842-1919).

O pai de Sonora foi guerreiro e veterano na guerra civil. Ela nutria grande amor e admiração por ele ter criado os seis filhos depois de sua esposa morrer no parto da última gestação. Sua solicitação para celebração do dia dos pais foi feita a autoridades e igrejas locais sugerindo o dia 5 de junho, data de aniversário dele.

Uma instituição de Spokane, em Washington, reservou o terceiro domingo de junho, comemorando o primeiro dia dos pais em 19 de junho de 1910.

A comemoração, entretanto, não foi aceita imediatamente em todo o país. Enquanto o dia das mães foi legitimado em 1914, o Dia dos Pais (Father's Day) só veio a ser reconhecido pelo presidente Lyndon B Johnson, em 1966, e oficializado nos Estados Unidos pelo presidente Richard Nixon (1913-1994), em 1972.

Atualmente, a data é festejada no terceiro domingo de junho em diversos países do mundo: Inglaterra, Canadá, França, Países Baixos, Macau, Malásia, África do Sul, Argentina, Peru, México, Chile, Equador, Índia, dentre outros.

Outros países têm datas próprias para a comemoração. Conheça algumas delas:

  • 19 de março - Em Portugal, Angola, Bolívia e Itália.
  • 23 de fevereiro - Na Rússia.
  • 21 de junho - Na Grécia e na Noruega.
  • Primeiro domingo de setembro - Na Austrália e na Nova Zelândia.
  • Segundo domingo de novembro - Na Suécia, Finlândia e Estônia.

Portugal, por exemplo, escolheu a data por influência da tradição católica, pois o dia 19 de março também é dia de São José, "pai terreno" de Jesus.

Saiba mais sobre o dia dos pais no Brasil e em outros países.

Dia dos pais no Brasil

Inicialmente, a data era comemorada em 16 de agosto, dia de São Joaquim, pai da Virgem Maria e avô de Jesus. A comemoração foi celebrada pela primeira vez no dia 16 de agosto de 1953.

A data no país foi idealizada pelo publicitário Sylvio Bhering tanto para reconhecimento da figura paterna quanto para fins comerciais como já acontecia com o dia das mães.

Entretanto, o segundo domingo de agosto é que se tornou o dia da comemoração com o passar dos anos, assim como o dia das mães é celebrado em um domingo no mês de maio, sendo o dia da semana mais propício para reunir as famílias.

Frases para o Dia dos Pais

Confira abaixo algumas frases proferidas por diversas personalidades da história. O importante é refletir sobre a figura paterna e compreender a importância dela nas nossas vidas:

  • Tornar-se pai é fácil. Difícil é sê-lo.” (Wilhelm Busch)
  • Um pai sábio deixa que os filhos cometam erros.” (Mahatma Gandhi)
  • Um pai vale mais do que uma centena de mestres-escola.” (George Herbert)
  • Os pais somente podem dar bons conselhos e indicar bons caminhos, mas a formação final do caráter de uma pessoa está em suas próprias mãos.” (Anne Frank)
  • Quando o filho aprende com o pai, ambos dão risada. Quando o pai aprende com o filho, ambos choram.” (William Shakespeare)
Atualizado em