História do Dia dos Pais

O Dia dos Pais é uma data comemorativa festejada em todo o mundo. O intuito é homenagear todos os pais, homens carinhosos, amorosos, guerreiros, protetores e trabalhadores.

Embora essa data seja comemorada em muitos países, o dia escolhido pode ser diferente. No Brasil, por exemplo, o Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto, ou seja, é uma data móvel.

Durante esse dia, acontecem diversos tipos de celebrações, apresentações, almoços familiares e troca de presentes por todo o país.

Origem do Dia dos Pais

A criação da data comemorativa foi realizada nos Estados Unidos e a partir de então se expandiu para o mundo. Entretanto, muito tempo antes temos histórias de homenagem à figura paterna.

Há relatos que apontam para festejos em torno da figura do pai na Antiguidade. Reza a lenda que há cerca de 4 mil anos, na Babilônia, um jovem chamado Elmesu esculpiu uma mensagem para seu pai em argila desejando-lhe saúde e felicidade.

Nos Estados Unidos, depois de um acidente de mineração vitimar mais de 300 homens, no dia 5 de julho de 1908 foi realizada uma homenagem a todos os pais que faleceram no acidente. A iniciativa foi da filha de um pastor chamada Grace Golden Clayton, mas aconteceu apenas naquele ano.

Também nos Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd (1882-1978) teve uma ideia ao ouvir uma mensagem referente ao dia das mães, comemorado desde 1860 no país. Inspirada na atuação de Ann Reeves Jarvis para reconhecer a data, ela decidiu fazer uma homenagem ao seu pai, William Jackson Smart (1842-1919).

O pai de Sonora tinha sido guerreiro e veterano na guerra civil. Ela nutria grande amor e admiração por ele ter criado os seis filhos depois de sua esposa morrer no parto da última gestação. A data escolhida para a celebração seria o aniversário do seu pai.

A comemoração, entretanto, não foi aceita imediatamente em todo o país. Enquanto o dia das mães foi legitimado em 1914, o Dia dos Pais (Father's Day) só veio a ser reconhecido pelo presidente Lyndon B Johnson em 1966. A data, porém, foi oficializada pelo presidente Richard Nixon (1913-1994) apenas em 1972.

Atualmente, a data é festejada no terceiro domingo de junho em diversos países do mundo. Além dos Estados Unidos, também na Inglaterra, Canadá, França, Países Baixos, Macau, Malásia, África do Sul, Argentina, Peru, México, Chile, Equador e Índia.

Outros países têm datas próprias para a comemoração. Conheça algumas delas:

  • 19 de março - Portugal, Angola, Bolívia e Itália;
  • 23 de fevereiro - Rússia;
  • 21 de junho - Grécia e Noruega;
  • Primeiro domingo de setembro - Austrália e Nova Zelândia;
  • Segundo domingo de novembro - Suécia, Finlândia e Estônia.

Portugal, por exemplo, escolheu a data por influência da tradição católica. No dia 19 de março também é dia de São José, "pai terreno" de Jesus.

Dia dos pais no Brasil

Inicialmente, a data era comemorada em 16 de agosto, que era o dia de São Joaquim, pai da Virgem Maria e avô de Jesus. A comemoração foi celebrada pela primeira vez no dia 16 de agosto de 1953.

A data no país foi idealizada pelo publicitário Sylvio Bhering, tanto para reconhecimento da figura paterna quanto para fins comerciais como já acontecia com o dia das mães.

Com o passar dos anos, o segundo domingo de agosto é que se tornou o dia da comemoração, pois o fim de semana é mais propício para reunir as famílias.

Frases para o Dia dos Pais

Confira abaixo algumas frases de personalidades históricas.

“Tornar-se pai é fácil. Difícil é sê-lo.” (Wilhelm Busch)

“Um pai sábio deixa que os filhos cometam erros.” (Mahatma Gandhi)

“Um pai vale mais do que uma centena de mestres-escola.” (George Herbert)

“Os pais somente podem dar bons conselhos e indicar bons caminhos, mas a formação final do caráter de uma pessoa está em suas próprias mãos.” (Anne Frank)

“Quando o filho aprende com o pai, ambos dão risada. Quando o pai aprende com o filho, ambos choram.” (William Shakespeare)

Leia também: Datas comemorativas de agosto