O Mito e a Filosofia


Mito, do grego mýthos, é uma narrativa tradicional cujo objetivo é explicar a origem e existência das coisas. Esse foi o recurso utilizado durante anos para explicar tudo o que existe no Universo. Desta forma, foram criados mitos para explicar a origem dos homens, dos sentimentos, dos fenômenos naturais, entre outros.

O mito era considerado uma história sagrada, narrada pelo rapsodo - que supostamente era a pessoa escolhida pelos deuses para transmitir oralmente as narrativas.

O fato de o narrador advir de uma escolha divina atribuía ao mito o caráter de incontestabilidade, pois os deuses eram inquestionáveis.

Importa referir que, além de explicar as origens, a mitologia - o conjunto dessas histórias fantásticas - desempenhavam um papel moral.

Que tal ler os seguintes mitos?:

Esse tipo de narrativa era pertinente para responder aos questionamentos até que, a partir do século VII a.C. as explicações oriundas dessas histórias iam deixando de satisfazer os primeiros filósofos gregos - os pré-socráticos.

Assim, o mundo começava a ser investigado através da razão, priorizando o natural em detrimento do sobrenatural. Assim, começando a fazer uso da razão, os filósofos não acreditavam nos mitos e exigiam comprovações.

Surgimento da Filosofia

O surgimento da Filosofia se deu na Grécia, mais precisamente com a formação da pólis - cidade-Estado grega. Lá, os cidadãos discutiam política em público, tentando chegar à melhor forma de organização da sociedade.

Isso motivava o uso do raciocínio, da reflexão. Com o tempo, as pessoas não discutiam apenas política, mas se indagavam acerca de vários aspectos, o que levou ao crescimento da investigação.

Desta forma, a transição entre o pensamento mítico e o pensamento racional aconteceu de forma progressiva.

Os filósofos pré-socráticos buscaram nos elementos da natureza a resposta sobre as origens. Saiba mais em Filósofos Pré-Socráticos.

Leia também: O que é Filosofia?

O que Mito e Filosofia Têm em Comum?

Ambos buscam explicar as origens, sendo basicamente essa a característica que os aproxima. Vejamos, entretanto, quais as suas diferenças.

Diferenças

MitoFilosofia
Fantástico, imaginárioVerdadeiro, real
SobrenaturalNatural
InquestionávelQuestionável
Fantasia, incoerênciaRazão, coerência
IrracionalLógico

A Filosofia e a Ciência

Até a Idade Média não havia diferença entre Filosofia e Ciência. Com o desenvolvimento da análise e investigação, todavia, surgiram a Matemática, a Química, a Geografia, a Sociologia, enfim, as diversas áreas científicas. A Filosofia é, assim, a origem para todas as ciências.