Perguntas e respostas sobre o Iluminismo

Thiago Souza
Thiago Souza
Professor de Sociologia, Filosofia e História

Qual foi a importância da Enciclopédia para o Iluminismo?

A ideia de disseminação do conhecimento, defendida pelos pensadores iluministas, foi expressa na criação da Enciclopédia. Os pensadores Diderot e D’Alembert, ao desenvolverem os 35 volumes enciclopédicos, procuraram concentrar muito do conhecimento desenvolvido até então para que ele fosse facilmente promovido em diferentes locais da Europa, ajudando assim a população a desenvolver um pensamento crítico através do uso da razão.

Quais eram as críticas que alguns filósofos iluministas faziam a igreja?

A Igreja foi alvo de crítica dos pensadores iluministas. Isso porque eles defendiam o livre pensamento, algo repugnado pelo tradicionalismo cristão, baseado em dogmas. Além disso, os luxos e excessos do alto clero também eram um ponto negativo na visão desses intelectuais.

Por que os pensamentos iluministas foram importantes para a geografia?

O pensamento iluminista, baseado no uso da razão, auxiliou o ser humano no processo de exploração e conhecimento de novos territórios. Para eles, o estudo da geografia seria de extrema importância para a sociedade da época.

Qual a influência do iluminismo na declaração universal dos direitos humanos?

A Declaração Universal dos Direitos Humanos apresenta valores e ideais defendidos pelo iluminismo, pautados na existência de direitos naturais e na liberdade de cada indivíduo.

Qual foi a importância de Descartes, Locke e Newton para o Iluminismo?

Os pensadores Descartes, Locke e Newton foram de grande valia para o iluminismo. Através de seus estudos, que promoviam a observação e o uso da razão no processo de compreensão do universo, a sociedade pode encontrar uma nova forma de analisar a realidade para além da visão religiosa apresentada pela Igreja.

Quais ideias do iluminismo influenciaram a revolução americana?

A Revolução Americana, ocorrida em 1776, marcou o fim da dominação colonial da Inglaterra sobre as 13 colônias, levando assim ao surgimento dos Estados Unidos da América.

Esse contexto de revolução foi influenciado por ideais iluministas, baseados em liberdade, igualdade e representação política.

Podemos listar, de maneira prática, a influência iluminista na Revolução Americana:

  1. A Declaração de Independência dos Estados Unidos foi pensada e estruturada com base nas premissas de liberdade individual e direito natural, defendidos pelos iluministas;
  2. A ideia de “governo do povo, pelo povo e para o povo”, que se opunha aos regimes absolutistas da época;
  3. O modo como o conceito de igualdade é trabalhado na Declaração de Independência.

Ainda que as ideias iluministas tenham sido pensadas e disseminadas séculos atrás, ainda hoje podemos notar a influência dessa vertente de pensamento em nossa sociedade.

Quais são os principais filósofos iluministas?

Podemos citar como principais filósofos:

  • René Descartes;
  • John Locke;
  • Montesquieu;
  • Voltaire.

As ideias desenvolvidas por estes e outros pensadores foram de extrema importância para o desenvolvimento da política como conhecemos atualmente.

Quais são as principais ideias do Iluminismo?

Os pensadores iluministas desenvolveram suas ideias baseados em alguns pilares, sendo eles o uso da razão, a valorização da liberdade, igualdade, tolerância e do progresso.

No que diz respeito a tolerância, eram contrários a hegemonia da Igreja e a sua forte relação com o Estado.

Para eles, a melhor forma de compreender o mundo a nossa volta seria através do uso da razão. Por isso, o conhecimento deveria ser não mais um privilégio de alguns, mas algo do alcance de todos os seres humanos.

Além disso, para eles a sociedade deveria estar alicerçada em princípios de justiça e de igualdade, considerando que todos os homens nascem iguais.

Quais são os impactos do Iluminismo na sociedade?

Os pensadores iluministas, através de suas obras, serviram de inspiração para que algumas revoluções e revoltas ocorressem, além de influenciar códigos de leis e modelos políticos ao longo dos séculos.

Eventos como a Conjuração Mineira, Independência dos Estados Unidos e a Declaração dos Direitos Humanos, baseados em igualdade jurídica, tolerância e um Estado laico, principais alicerces da democracia moderna.

Quais são alguns exemplos de obras iluministas?

Algumas obras foram de vital importância para o desenvolvimento da sociedade como conhecemos hoje, tais como os volumes da Enciclopédia, de Diderot e d’Alembert, e o Contrato Social, escrito por Jean-Jacques Rousseau.

Temos mais textos sobre Iluminismo para você:

Thiago Souza
Thiago Souza
Graduado em História e Especialista em Ensino de Sociologia pela Universidade Estadual de Londrina. Ministra aulas de História, Filosofia e Sociologia desde 2018 para turmas do Fundamental II e Ensino Médio.