Questões sobre Iluminismo

Juliana Bezerra

O Iluminismo é um dos assuntos mais importantes para compreender o nosso mundo atual.

Por isso, preparamos uma série de exercícios, em três níveis de dificuldade, para você se preparar para as provas da escola, vestibular e o ENEM.

Nível fácil

Questão 1

Qual filósofo iluminista se destacou ao afirmar que o ser humano nascia bom, mas a sociedade era responsável por torná-lo mal?

a) Montesquieu
b) Thomas Hobbes
c) Rousseau
d) Diderot

Alternativa correta: c) Rousseau

O filósofo Jean-Jacques Rousseau afirmava que o homem era bom por natureza e a sociedade o corrompia. Rousseau acreditava na bondade inata do ser humano, mas condenava a vida em sociedade.

Questão 2

Em que época da história surgiu a Ilustração?

a) Antigo Regime
b) Idade Média
c) Era Vitoriana
d) Belle-Époque

Alternativa correta: a) Antigo Regime

"Ilustração", "Século das Luzes" ou "Iluminismo" é o nome do movimento filosófico que surgiu nos séculos XVII e XVIII, período também conhecido como Antigo Regime.

Questão 3

Qual era o objetivo da Enciclopédia?

a) Ajudar autores menos conhecidos a serem editados
b) Divulgar a produção de cientistas franceses daquela época
c) Publicar artigos somente sobre ciências humanas
d) Popularizar o saber

Alternativa correta: d) Popularizar o saber

Uma das bandeiras do Iluminismo era que o conhecimento deveria chegar a todos os seres humanos e por isso, uma obra como a Enciclopédia, que reunia artigos sobre vários campos do saber, era fundamental para alcançar este objetivo.

Nível médio

Questão 4

O Iluminismo ou Ilustração foi uma escola filosófica que criticava abertamente o poder absoluto dos reis. No entanto, os próprios iluministas propunham um novo sistema político que consistia:

a) Na limitação do poder real através da Constituição e das leis municipais.
b) Na divisão do poder absoluto em três ramos distintos, mas interligados no Executivo, Legislativo e Judiciário.
c) Na criação de uma Assembleia de Notáveis em cada país cuja função seria fiscalizar o poder do rei e assim evitar abusos.
d) Na supressão da figura do monarca e sua substituição por uma democracia direta eleita por sufrágio universal.

Alternativa correta: b) Na divisão do poder absoluto em três ramos distintos, mas interligados no Executivo, Legislativo e Judiciário.

A divisão de poderes foi proposta pelo barão de Montesquieu na sua obra "O Espírito das Leis". No Antigo Regime, o soberano detinha o poder de fazer a lei, executá-las e julgá-las e o Iluminismo vem, justamente, contrastar esta ideia afirmando que essas atribuições deveriam ser distribuído entre três poderes.

Questão 5

Evelyn Beatrice Hall (1858-1956), biógrafa de Voltaire, resumiu o pensamento do escritor com a célebre frase “Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte seu direito de dizê-las”.

A frase expressa um dos ideais do iluminismo como:

a) Liberdade de expressão
b) Divisão de poderes
c) Preponderância da ciência
d) Valor da educação

Alternativa correta: a) Liberdade de expressão

A liberdade de expressão era uma das ideias mais caras ao Iluminismo, particularmente a Voltaire, que escrevia contra a censura eclesiástica e real. Por isso, sua biógrafa inglesa resumiu seu pensamento nesta frase que foi atribuída ao próprio filósofo durante muito tempo.

Questão 6

O Iluminismo é uma filosofia que deixou marcas profundas na sociedade ocidental. Atualmente, inclusive, podemos verificar a influência do iluminismo em fatos como:

a) Criação da Constituição
b) Instituição dos Três Poderes
c) Surgimento do parlamento
d) Elaboração de leis escritas

Alternativa correta: b) Instituição dos Três Poderes

A instituição dos Três Poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário - é de origem iluminista e foi adotada pela maioria dos países ocidentais.

Nível difícil

Questão 7

Leia o trecho abaixo sobre o liberalismo econômico:

"Na base do pensamento liberal estava a crença que o mercado, livre de regulações e restrições, teria um funcionamento perfeito: uma espécie de mão invisível fazia que as relações entre consumidores e produtores, movidos pelo próprio interesse, convergissem ao interesse geral."

Adaptado de “El liberalismo económico y el fin de la economia moral”, La Marea, consultado em 15.07.2020.

Assinale a alternativa que descreve qual seria o papel do Estado, segundo o liberalismo econômico:

a) O Estado seria mais um dos agentes econômicos e deveria se unir ao mercado a fim de criar um ambiente propício ao crescimento social.
b) Caberia ao Estado fixar preços, regular a produção e plantio, intervir na distribuição de alimentos, porém deixar as atividades industriais ao mercado.
c) O Estado, na figura do Poder Judiciário, seria o mediador entre os interesses do mercado e da população.
d) A função primordial do Estado consistiria em cuidar do funcionamento do mercado, porém sem se intrometer através de regulamentações excessivas.

Alternativa correta: d) A função primordial do Estado consistiria em cuidar do funcionamento do mercado, porém sem se intrometer através de regulamentações excessivas.

O liberalismo econômico previa um novo papel para o Estado que deveria ser o de regulador, mas sem atrapalhar a dinâmica da oferta e da procura.

Questão 8

Leia o trecho abaixo:

“A respeito do analfabetismo, a Imperatriz Maria Teresa da Áustria impôs a educação obrigatória. Ainda que, a princípio, foi recebida com hostilidade, ela não permitiu que a ignorância dos pais terminasse com a iluminação das crianças.”

Adaptado de María Teresa I de Austria, la Reina que prohibió la quema de brujas. Jornal ABC. Consultado em 15.07.2020

A Imperatriz Maria Teresa foi um claro exemplo de “déspota esclarecido”, pois:

a) Durante seu governo, soube conciliar alguns princípios iluministas como a educação básica, mas sem limitar o poder real com uma Constituição.
b) Entendeu que a Ilustração era a melhor maneira de contentar burguesia, clero e nobreza e por isso levou a cabo um grande projeto educacional para extinguir o analfabetismo do seu reino.
c) Adotou ideias do iluminismo na educação, porém não fez o mesmo em outros âmbitos como a limitação do poder do clero e da nobreza.
d) Tornou-se um paradigma de déspota esclarecido ao se corresponder com personalidades como Voltaire, porém sem deixar que isso afetasse as leis austríacas.

Alternativa correta: a) Durante seu governo, soube conciliar alguns princípios iluministas como a educação básica, mas sem limitar o poder real com uma Constituição.

A imperatriz Maria Teresa da Áustria conseguiu aprovar a lei de educação básica, taxar a nobreza e criar um exército nacional, porém sem limitar seu próprio poder com um parlamento ou Constituição.

Questão 9

(Cesgranrio) O movimento conhecido como Ilustração ou Iluminismo marcou uma revolução intelectual, ocorrida na sociedade europeia ao longo do século XVIII. O Iluminismo, em seu âmbito intelectual, expressou a:

a) negação do humanismo renascentista baseado no experimentalismo, na física e na matemática.
b) aceitação do dogmatismo católico e da escolástica medieval.
c) defesa dos pressupostos políticos e das práticas econômicas do Estado do Antigo Regime.
d) consolidação do racionalismo como fundamento do conhecimento humano.
e) supremacia da ideia de providência divina para a explicação dos fenômenos naturais.

Alternativa correta: d) consolidação do racionalismo como fundamento do conhecimento humano.

O racionalismo previa a pesquisa, a categorização de espécies, a utilização do método científico com o fim de chegar ao conhecimento humano sem a interferência da religião, segundo os iluministas.

Questão 10

As ideias dos diversos filósofos do Iluminismo, que tanta importância exercem nos movimentos sociais dos séculos XVIII e XIX, têm como princípio comum:

a) a república como único regime político democrático.
b) a razão como portadora do progresso e da felicidade.
c) as classes populares como base do poder político.
d) o calvinismo como justificativa de riqueza material.
e) a igualdade social como alicerce do exercício da cidadania.

Alternativa correta: b) a razão como portadora do progresso e da felicidade.

O Iluminismo acreditava que os seres humanos seriam mais felizes e melhores se seguissem os princípios da razão. Consequentemente, eles chegariam ao progresso material e ao contentamento.

Temos mais textos sobre o assunto para você:

Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.