Questões sobre o Iluminismo (com gabarito e comentários)

Thiago Souza
Thiago Souza
Professor de Sociologia, Filosofia e História

O Iluminismo é um dos assuntos mais importantes para compreender o nosso mundo atual.

Por isso, preparamos uma série de exercícios, em três níveis de dificuldade, para você se preparar para as provas da escola, vestibular e o ENEM.

Nível fácil

Questão 01

Qual filósofo iluminista se destacou ao afirmar que o ser humano nascia bom, mas a sociedade era responsável por torná-lo mal?

a) Montesquieu

b) Thomas Hobbes

c) Rousseau

d) Diderot

Gabarito explicado

O filósofo Jean-Jacques Rousseau afirmava que o homem era bom por natureza e a sociedade o corrompia. Rousseau acreditava na bondade inata do ser humano, mas condenava a vida em sociedade.

Questão 02

Em que época da história surgiu a Ilustração?

a) Antigo Regime

b) Idade Média

c) Era Vitoriana

d) Belle-Époque

Gabarito explicado

"Ilustração", "Século das Luzes" ou "Iluminismo" é o nome do movimento filosófico que surgiu nos séculos XVII e XVIII, período também conhecido como Antigo Regime.

Questão 03

Qual era o objetivo da Enciclopédia?

a) Ajudar autores menos conhecidos a serem editados

b) Divulgar a produção de cientistas franceses daquela época

c) Publicar artigos somente sobre ciências humanas

d) Popularizar o saber

Gabarito explicado

Uma das bandeiras do Iluminismo era que o conhecimento deveria chegar a todos os seres humanos e por isso, uma obra como a Enciclopédia, que reunia artigos sobre vários campos do saber, era fundamental para alcançar este objetivo.

Nível médio

Questão 04

O Iluminismo ou Ilustração foi uma escola filosófica que criticava abertamente o poder absoluto dos reis. No entanto, os próprios iluministas propunham um novo sistema político que consistia:

a) Na limitação do poder real através da Constituição e das leis municipais.

b) Na divisão do poder absoluto em três ramos distintos, mas interligados no Executivo, Legislativo e Judiciário.

c) Na criação de uma Assembleia de Notáveis em cada país cuja função seria fiscalizar o poder do rei e assim evitar abusos.

d) Na supressão da figura do monarca e sua substituição por uma democracia direta eleita por sufrágio universal.

Gabarito explicado

A divisão de poderes foi proposta pelo barão de Montesquieu na sua obra "O Espírito das Leis". No Antigo Regime, o soberano detinha o poder de fazer a lei, executá-las e julgá-las e o Iluminismo vem, justamente, contrastar esta ideia afirmando que essas atribuições deveriam ser distribuído entre três poderes.

Questão 05

Evelyn Beatrice Hall (1858-1956), biógrafa de Voltaire, resumiu o pensamento do escritor com a célebre frase “Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte seu direito de dizê-las”.

A frase expressa um dos ideais do iluminismo como:

a) Liberdade de expressão

b) Divisão de poderes

c) Preponderância da ciência

d) Valor da educação

Gabarito explicado

A liberdade de expressão era uma das ideias mais caras ao Iluminismo, particularmente a Voltaire, que escrevia contra a censura eclesiástica e real. Por isso, sua biógrafa inglesa resumiu seu pensamento nesta frase que foi atribuída ao próprio filósofo durante muito tempo.

Questão 06

O Iluminismo é uma filosofia que deixou marcas profundas na sociedade ocidental. Atualmente, inclusive, podemos verificar a influência do iluminismo em fatos como:

a) Criação da Constituição

b) Instituição dos Três Poderes

c) Surgimento do parlamento

d) Elaboração de leis escritas

Gabarito explicado

A instituição dos Três Poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário - é de origem iluminista e foi adotada pela maioria dos países ocidentais.

Nível difícil

Questão 07

Leia o trecho abaixo sobre o liberalismo econômico:

"Na base do pensamento liberal estava a crença que o mercado, livre de regulações e restrições, teria um funcionamento perfeito: uma espécie de mão invisível fazia que as relações entre consumidores e produtores, movidos pelo próprio interesse, convergissem ao interesse geral."

Adaptado de “El liberalismo económico y el fin de la economia moral”, La Marea, consultado em 15.07.2020.

Assinale a alternativa que descreve qual seria o papel do Estado, segundo o liberalismo econômico:

a) O Estado seria mais um dos agentes econômicos e deveria se unir ao mercado a fim de criar um ambiente propício ao crescimento social.

b) Caberia ao Estado fixar preços, regular a produção e plantio, intervir na distribuição de alimentos, porém deixar as atividades industriais ao mercado.

c) O Estado, na figura do Poder Judiciário, seria o mediador entre os interesses do mercado e da população.

d) A função primordial do Estado consistiria em cuidar do funcionamento do mercado, porém sem se intrometer através de regulamentações excessivas.

Gabarito explicado

O liberalismo econômico previa um novo papel para o Estado que deveria ser o de regulador, mas sem atrapalhar a dinâmica da oferta e da procura.

Questão 08

Leia o trecho abaixo:

“A respeito do analfabetismo, a Imperatriz Maria Teresa da Áustria impôs a educação obrigatória. Ainda que, a princípio, foi recebida com hostilidade, ela não permitiu que a ignorância dos pais terminasse com a iluminação das crianças.”

Adaptado de María Teresa I de Austria, la Reina que prohibió la quema de brujas. Jornal ABC. Consultado em 15.07.2020

A Imperatriz Maria Teresa foi um claro exemplo de “déspota esclarecido”, pois:

a) Durante seu governo, soube conciliar alguns princípios iluministas como a educação básica, mas sem limitar o poder real com uma Constituição.

b) Entendeu que a Ilustração era a melhor maneira de contentar burguesia, clero e nobreza e por isso levou a cabo um grande projeto educacional para extinguir o analfabetismo do seu reino.

c) Adotou ideias do iluminismo na educação, porém não fez o mesmo em outros âmbitos como a limitação do poder do clero e da nobreza.

d) Tornou-se um paradigma de déspota esclarecido ao se corresponder com personalidades como Voltaire, porém sem deixar que isso afetasse as leis austríacas.

Gabarito explicado

A imperatriz Maria Teresa da Áustria conseguiu aprovar a lei de educação básica, taxar a nobreza e criar um exército nacional, porém sem limitar seu próprio poder com um parlamento ou Constituição.

Questão 09

(Cesgranrio) O movimento conhecido como Ilustração ou Iluminismo marcou uma revolução intelectual, ocorrida na sociedade europeia ao longo do século XVIII. O Iluminismo, em seu âmbito intelectual, expressou a:

a) negação do humanismo renascentista baseado no experimentalismo, na física e na matemática.

b) aceitação do dogmatismo católico e da escolástica medieval.

c) defesa dos pressupostos políticos e das práticas econômicas do Estado do Antigo Regime.

d) consolidação do racionalismo como fundamento do conhecimento humano.

e) supremacia da ideia de providência divina para a explicação dos fenômenos naturais.

Gabarito explicado

O racionalismo previa a pesquisa, a categorização de espécies, a utilização do método científico com o fim de chegar ao conhecimento humano sem a interferência da religião, segundo os iluministas.

Questão 10

As ideias dos diversos filósofos do Iluminismo, que tanta importância exercem nos movimentos sociais dos séculos XVIII e XIX, têm como princípio comum:

a) a república como único regime político democrático.

b) a razão como portadora do progresso e da felicidade.

c) as classes populares como base do poder político.

d) o calvinismo como justificativa de riqueza material.

e) a igualdade social como alicerce do exercício da cidadania.

Gabarito explicado

O Iluminismo acreditava que os seres humanos seriam mais felizes e melhores se seguissem os princípios da razão. Consequentemente, eles chegariam ao progresso material e ao contentamento.

Questão 11

(ENEM) “Fala-se muito nos dias de hoje em direitos do homem. Pois bem: foi no século XVIII — em 1789, precisamente — que uma Assembleia Constituinte produziu e proclamou em Paris a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Essa Declaração se impôs como necessária para um grupo de revolucionários, por ter sido preparada por uma mudança no plano das ideias e das mentalidades: o Iluminismo.” FORTES, L. R. S. O Iluminismo e os reis filósofos. São Paulo: Brasiliense, 1981 (adaptado).

Correlacionando temporalidades históricas, o texto apresenta uma concepção de pensamento que tem como uma de suas bases a:

a) modernização da educação escolar.

b) atualização da disciplina moral cristã.

c) divulgação de costumes aristocráticos.

d) socialização do conhecimento científico.

e) universalização do princípio da igualdade civil.

Gabarito explicado

a) ERRADA. Embora o Iluminismo tenha enfatizado a importância da educação, a modernização da educação escolar não é uma das bases do pensamento iluminista mencionadas no texto. Além disso, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão não se concentra em questões educacionais, mas sim em direitos civis e políticos.

b) ERRADA. Embora muitos filósofos iluministas tenham criticado a Igreja e a religião organizada, o Iluminismo não se concentrou na atualização da disciplina moral cristã. Na verdade, o pensamento iluminista foi caracterizado pela ênfase na razão e na liberdade individual, em contraposição à autoridade da Igreja e das tradições religiosas.

c) ERRADA. O Iluminismo foi, na verdade, uma reação à aristocracia e às tradições aristocráticas.

d) ERRADA. Embora o Iluminismo tenha enfatizado a importância da razão e da ciência, a socialização do conhecimento científico não é uma das bases do pensamento iluminista mencionadas no texto.

e) CORRETA. A base do pensamento iluminista mencionada no texto é, de fato, a universalização do princípio da igualdade civil. A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, mencionada no texto, é um exemplo claro desse compromisso com a igualdade civil e política.

Questão 12

(UFF) O escritor e filósofo francês Voltaire, que viveu no século XVIII, é considerado um dos grandes pensadores do Iluminismo ou Século das Luzes. Ele afirma o seguinte sobre a importância de manter acesa a chama da razão: “Vejo que hoje, neste século que é a aurora da razão, ainda renascem algumas cabeças da hidra do fanatismo. Parece que seu veneno é menos mortífero e que suas goelas são menos devoradoras. Mas o monstro ainda subsiste e todo aquele que buscar a verdade arriscar-se-á a ser perseguido. Deve-se permanecer ocioso nas trevas? Ou deve-se acender um archote onde a inveja e a calúnia reacenderão suas tochas? No que me tange, acredito que a verdade não deve mais se esconder diante dos monstros e que não devemos abster-nos do alimento com medo de sermos envenenados”.

Identifique a opção que melhor expressa esse pensamento de Voltaire.

a) Aquele que se pauta pela razão e pela verdade não é um sábio, pois corre um risco desnecessário.

b) A razão é impotente diante do fanatismo, pois esse sempre se impõe sobre os seres humanos.

c) Aquele que se orienta pela razão e pela verdade deve munir-se da coragem para enfrentar o obscurantismo e o fanatismo.

d) O fanatismo e o obscurantismo são coisas do passado e por isso a razão não precisa mais estar alerta.

e) A razão envenena o espírito humano com o fanatismo.

Gabarito explicado

a) ERRADA. o pensamento de Voltaire vai justamente no sentido oposto, de que é necessário enfrentar o fanatismo e o obscurantismo para que a verdade seja revelada.

b) ERRADA. Voltaire acredita que é preciso munir-se de coragem para enfrentar o obscurantismo e o fanatismo.

c) CORRETA. É a que melhor expressa o pensamento de Voltaire, que afirma que aqueles que se orientam pela razão e pela verdade devem munir-se de coragem para enfrentar o obscurantismo e o fanatismo.

d) ERRADA. essa alternativa afirma que o fanatismo e o obscurantismo são coisas do passado e, por isso, a razão não precisa mais estar alerta. No entanto, Voltaire afirma que, mesmo no século XVIII, ainda renascem algumas cabeças da hidra do fanatismo.

e) ERRADA. O pensamento de Voltaire é justamente o oposto, ele acredita que a razão deve ser utilizada para combater o fanatismo e o obscurantismo.

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Thiago Souza
Graduado em História e Especialista em Ensino de Sociologia pela Universidade Estadual de Londrina. Ministra aulas de História, Filosofia e Sociologia desde 2018 para turmas do Fundamental II e Ensino Médio.