Primeira Capital do Brasil - Salvador


O Brasil já teve 3 capitais, contanto com a atual Brasília. A primeira capital brasileira foi Salvador, no período compreendido entre 1549 e 1763, se seguindo o Rio de Janeiro, de 1763 a 1960 e, finalmente, Brasília desde 1960.

Organização do Brasil Colonial

O sistema de capitais hereditárias foi a primeira forma de organização político-administrativa do Brasil implementada pela Coroa Portuguesa. De 1534 a 1549, o Brasil foi dividido em faixas de terra chamadas de capitanias, as quais eram chefiadas por particulares nobres da confiança do rei D. João III.

Para saber mais leia também o artigo: Capitanias Hereditárias.

Uma vez que esse sistema não prosperou, especialmente em decorrência da falta de recursos e dos ataques indígenas, chegando algumas capitanias serem mesmo abandonadas, houve a necessidade de reorganizar o território, de modo que foi instituído o Governo Geral, cujo objetivo era fazer a colônia prosperar, especialmente, em termos financeiros.

Para saber mais leia também o artigo: Governo Geral.

A Primeira Capital

Dia 29 de março de 1549 é, oficialmente, a data da fundação da primeira capital do Governo Geral de Portugal. A escolha de Salvador, inicialmente nomeada de Salvador da Bahia de Todos os Santos deveu-se ao fato de a Região Nordeste ter a maior extração de pau-brasil, bem como ser a principal produtora de açúcar do país, aspectos que somados a sua localização que facilitava a exportação desses produtos - principais riquezas do Brasil, destacava a importância econômica de Salvador.

Assim, durante 214 anos Salvador foi a capital do Brasil, sendo o seu governador o militar e político português Tomé de Sousa até que, decorrente do surgimento da crise açucareira e o consequente fim do ciclo da cana de açúcar, a sua importância foi minimizada e a sede é transferida para o Rio de Janeiro em 1763, visto que haviam sido descobertas jazidas de ouro em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso e fazia mais sentido que a capital ficasse mais próxima dessas localidades, principalmente com o intuito de fiscalizar as regiões de mineração com o início do ciclo do ouro.

Leia também: Estado da Bahia, Estados do Brasil.