Relatório individual de alunos com autismo na Educação Infantil (modelos prontos)
O relatório individual de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um instrumento pedagógico importante no qual o professor registra o desenvolvimento da criança ao longo do tempo. Nele são descritos, de forma cuidadosa e atenta, os interesses, as conquistas e necessidades específicas da criança no processo educativo.
Esse documento permite que os educadores acompanhem de perto a trajetória da criança na escola, compreendendo melhor como ela aprende, interage e se expressa. A partir dessas observações, é possível organizar práticas mais adequadas, respeitando o tempo e o jeito de ser de cada criança.
Além disso, esse relatório contribui para que outros profissionais e a família compreendam o caminho já percorrido pela criança, especialmente na transição para o Ensino Fundamental, favorecendo a continuidade do seu desenvolvimento. Ele também garante que o olhar pedagógico seja sempre acolhedor, respeitoso e voltado à inclusão.
Esse relatório deve considerar as características próprias do autismo, como:
- dificuldades na comunicação verbal e não verbal
- interesses restritos
- resistência a mudanças
- diferenças sensoriais e sociais
Para que o relatório cumpra bem sua função, é importante que o professor registre as experiências vividas pela criança no ambiente escolar, com base nas áreas do conhecimento e do desenvolvimento infantil indicadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essas áreas são os cinco campos de experiência:
- O eu, o outro e o nós
- Corpo, gestos e movimentos
- Traços, sons, cores e formas
- Escuta, fala, pensamento e imaginação
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Etapas para elaborar o relatório de aluno com autismo
A elaboração de um relatório para alunos com autismo exige sensibilidade, conhecimento pedagógico e atenção às singularidades de cada criança.
A seguir, são apresentadas etapas fundamentais que auxiliam o educador a construir um relatório significativo, respeitando as especificidades do transtorno do espectro autista (TEA) e promovendo uma abordagem inclusiva e centrada no potencial do estudante.
1. Dados de identificação
- nome da criança
- nome da escola
- sala/turma
- nome do(a) professor(a)
- mediador(a)/assistente (se houver)
- período da avaliação
2. Perfil e interesses da criança
- rotina na escola
- comportamento em momentos estruturados e livres
- preferências (brincadeiras, músicas, materiais)
- sensibilidades (sons, cheiros, toques)
Devemos usar sempre uma linguagem simples e acolhedora - evitar termos muito técnicos para que as pessoas que lerem o relatório não fiquem com dúvidas.
3. Desenvolvimento segundo os campos de experiência da BNCC
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) organiza o trabalho pedagógico da Educação Infantil em cinco campos de experiência, que oferecem uma perspectiva integradora do desenvolvimento infantil.
Para alunos com autismo, observar o progresso dentro desses campos é essencial para reconhecer avanços, identificar necessidades específicas e planejar intervenções adequadas.
O eu, o outro e o nós (Interação, empatia, regras, participação)
- Como a criança se relaciona com adultos e outras crianças?
- Consegue participar de atividades coletivas?
- Demonstra empatia, cooperação ou reações emocionais nas interações?
- Como lida com regras e combinados sociais?
Corpo, gestos e movimentos (Motricidade grossa e fina, expressão corporal, coordenação)
- Coordenação motora grossa: correr, pular, equilíbrio, danças, etc.
- Coordenação motora fina: desenhar, recortar, encaixar peças, etc.
- Participação em jogos e brincadeiras motoras.
- Reações a estímulos sensoriais (sons, toques, texturas).
Traços, sons, cores e formas (Expressão artística, musicalidade, criatividade)
- Interesse por atividades artísticas (desenho, pintura, colagem).
- Produções realizadas de forma espontânea ou dirigida.
- Participação em experiências musicais (ritmos, sons, canções).
- Exploração e manipulação de materiais diversos.
Escuta, fala, pensamento e imaginação (Linguagem, comunicação, compreensão, brincadeiras simbólicas)
- Compreensão de comandos simples e complexos.
- Uso da linguagem verbal e/ou alternativa.
- Iniciativas de comunicação com colegas e professores.
- Interesse por histórias, livros, cantigas e dramatizações.
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações (Matemática básica, ciências, meio ambiente, lógica, organização do tempo)
- Exploração do ambiente escolar e familiaridade com os espaços.
- Interesse por blocos, formas, encaixes, jogos de lógica.
- Participação em atividades que envolvam contagem, cores, tamanhos.
- Curiosidade por fenômenos da natureza, experiências e observações.
4. Estratégias pedagógicas e adaptações
- Metodologias utilizadas: descrever as abordagens pedagógicas aplicadas.
- Adaptações curriculares: informar sobre modificações no currículo para atender às necessidades da criança.
- Recursos de apoio: mencionar o uso de materiais visuais, tecnologias assistivas, entre outros.
5. Conquistas e desafios
- Dar destaque aos avanços observados (ex: tolerância à espera, uso de PECS, reconhecimento de emoções).
- Apontar dificuldades, sempre com foco em possibilidades de intervenção pedagógica (ex: dificuldade na transição entre atividades, mas aceita ajuda com rotinas visuais).
6. Considerações finais
- Estratégias que funcionam com a criança.
- Sugestões para a continuidade do trabalho.
Modelo de relatório individual de alunos com autismo (para imprimir)


Modelo de relatório individual de alunos com autismo (editável)
Confira o modelo de relatório individual de alunos com autismo para educação infantil e preencha o seu seguindo as indicações:
Versão online no Google Docs — Modelo editável de relatório individual de alunos com autismo para educação infantil (de acordo com a BNCC)
Prefere editar em Word? Clique aqui para fazer o download do arquivo.
Exemplos de relatórios individuais de alunos com autismo prontos
Relatório para bebê*
* De acordo com a BNCC, as crianças pequenas correspondem à seguinte faixa etária: zero a 1 ano e 6 meses.


Relatório para criança bem pequena*
* De acordo com a BNCC, as crianças bem pequenas correspondem à seguinte faixa etária: 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses.


Relatório para criança pequena*
* De acordo com a BNCC, as crianças pequenas correspondem à seguinte faixa etária: 4 anos a 5 anos e 11 meses.


Para atividades para alunos com TEA:
- Atividades escolares para alunos com autismo
- Atividades de alfabetização para alunos autistas (para imprimir)
- Atividades de matemática para alunos com autismo (Educação infantil)
Para mais tipos de relatórios:
- Relatório individual de alunos com autismo na Educação Infantil (modelos prontos)
- Relatório de alunos com baixo rendimento: como criar e modelos prontos
FERNANDES, Márcia. Relatório individual de alunos com autismo na Educação Infantil (modelos prontos). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/relatorio-individual-de-alunos-com-autismo-na-educacao-infantil-modelos-prontos/. Acesso em: