Relatório individual de alunos com autismo na Educação Infantil (modelos prontos)

Naiana Carvalho
Revisão por Naiana Carvalho
Educadora e Pedagoga especialista em Psicopedagogia

O relatório individual de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um instrumento pedagógico importante no qual o professor registra o desenvolvimento da criança ao longo do tempo. Nele são descritos, de forma cuidadosa e atenta, os interesses, as conquistas e necessidades específicas da criança no processo educativo.

Esse documento permite que os educadores acompanhem de perto a trajetória da criança na escola, compreendendo melhor como ela aprende, interage e se expressa. A partir dessas observações, é possível organizar práticas mais adequadas, respeitando o tempo e o jeito de ser de cada criança.

Além disso, esse relatório contribui para que outros profissionais e a família compreendam o caminho já percorrido pela criança, especialmente na transição para o Ensino Fundamental, favorecendo a continuidade do seu desenvolvimento. Ele também garante que o olhar pedagógico seja sempre acolhedor, respeitoso e voltado à inclusão.

Esse relatório deve considerar as características próprias do autismo, como:

  • dificuldades na comunicação verbal e não verbal
  • interesses restritos
  • resistência a mudanças
  • diferenças sensoriais e sociais

Para que o relatório cumpra bem sua função, é importante que o professor registre as experiências vividas pela criança no ambiente escolar, com base nas áreas do conhecimento e do desenvolvimento infantil indicadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essas áreas são os cinco campos de experiência:

  • O eu, o outro e o nós
  • Corpo, gestos e movimentos
  • Traços, sons, cores e formas
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Etapas para elaborar o relatório de aluno com autismo

A elaboração de um relatório para alunos com autismo exige sensibilidade, conhecimento pedagógico e atenção às singularidades de cada criança.

A seguir, são apresentadas etapas fundamentais que auxiliam o educador a construir um relatório significativo, respeitando as especificidades do transtorno do espectro autista (TEA) e promovendo uma abordagem inclusiva e centrada no potencial do estudante.

1. Dados de identificação

  • nome da criança
  • nome da escola
  • sala/turma
  • nome do(a) professor(a)
  • mediador(a)/assistente (se houver)
  • período da avaliação

2. Perfil e interesses da criança

  • rotina na escola
  • comportamento em momentos estruturados e livres
  • preferências (brincadeiras, músicas, materiais)
  • sensibilidades (sons, cheiros, toques)

Devemos usar sempre uma linguagem simples e acolhedora - evitar termos muito técnicos para que as pessoas que lerem o relatório não fiquem com dúvidas.

3. Desenvolvimento segundo os campos de experiência da BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) organiza o trabalho pedagógico da Educação Infantil em cinco campos de experiência, que oferecem uma perspectiva integradora do desenvolvimento infantil.

Para alunos com autismo, observar o progresso dentro desses campos é essencial para reconhecer avanços, identificar necessidades específicas e planejar intervenções adequadas.

O eu, o outro e o nós (Interação, empatia, regras, participação)

  • Como a criança se relaciona com adultos e outras crianças?
  • Consegue participar de atividades coletivas?
  • Demonstra empatia, cooperação ou reações emocionais nas interações?
  • Como lida com regras e combinados sociais?

Corpo, gestos e movimentos (Motricidade grossa e fina, expressão corporal, coordenação)

  • Coordenação motora grossa: correr, pular, equilíbrio, danças, etc.
  • Coordenação motora fina: desenhar, recortar, encaixar peças, etc.
  • Participação em jogos e brincadeiras motoras.
  • Reações a estímulos sensoriais (sons, toques, texturas).

Traços, sons, cores e formas (Expressão artística, musicalidade, criatividade)

  • Interesse por atividades artísticas (desenho, pintura, colagem).
  • Produções realizadas de forma espontânea ou dirigida.
  • Participação em experiências musicais (ritmos, sons, canções).
  • Exploração e manipulação de materiais diversos.

Escuta, fala, pensamento e imaginação (Linguagem, comunicação, compreensão, brincadeiras simbólicas)

  • Compreensão de comandos simples e complexos.
  • Uso da linguagem verbal e/ou alternativa.
  • Iniciativas de comunicação com colegas e professores.
  • Interesse por histórias, livros, cantigas e dramatizações.

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações (Matemática básica, ciências, meio ambiente, lógica, organização do tempo)

  • Exploração do ambiente escolar e familiaridade com os espaços.
  • Interesse por blocos, formas, encaixes, jogos de lógica.
  • Participação em atividades que envolvam contagem, cores, tamanhos.
  • Curiosidade por fenômenos da natureza, experiências e observações.

4. Estratégias pedagógicas e adaptações

  • Metodologias utilizadas: descrever as abordagens pedagógicas aplicadas.
  • Adaptações curriculares: informar sobre modificações no currículo para atender às necessidades da criança.
  • Recursos de apoio: mencionar o uso de materiais visuais, tecnologias assistivas, entre outros.

5. Conquistas e desafios

  • Dar destaque aos avanços observados (ex: tolerância à espera, uso de PECS, reconhecimento de emoções).
  • Apontar dificuldades, sempre com foco em possibilidades de intervenção pedagógica (ex: dificuldade na transição entre atividades, mas aceita ajuda com rotinas visuais).

6. Considerações finais

  • Estratégias que funcionam com a criança.
  • Sugestões para a continuidade do trabalho.

Modelo de relatório individual de alunos com autismo (para imprimir)

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Modelo de relatório individual de alunos com autismo (editável)

Confira o modelo de relatório individual de alunos com autismo para educação infantil e preencha o seu seguindo as indicações:

Versão online no Google DocsModelo editável de relatório individual de alunos com autismo para educação infantil (de acordo com a BNCC)

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Exemplos de relatórios individuais de alunos com autismo prontos

Relatório para bebê*

* De acordo com a BNCC, as crianças pequenas correspondem à seguinte faixa etária: zero a 1 ano e 6 meses.

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Relatório para criança bem pequena*

* De acordo com a BNCC, as crianças bem pequenas correspondem à seguinte faixa etária: 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses.

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Relatório para criança pequena*

* De acordo com a BNCC, as crianças pequenas correspondem à seguinte faixa etária: 4 anos a 5 anos e 11 meses.

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Para atividades para alunos com TEA:

Para mais tipos de relatórios:

Naiana Carvalho
Revisão por Naiana Carvalho
Formada em Pedagogia desde 2011 e especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual do Ceará, atua na área de criação de roteiros para filmes institucionais e publicitários há mais de dez anos.
Márcia Fernandes
Edição por Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).