Sistema Excretor


O sistema excretor tem a função de eliminar os resíduos das reações químicas que ocorrem dentro das células, no processo de metabolismo. Dessa maneira, muitas substâncias que não são aproveitadas no organismo, principalmente as tóxicas, são excretadas do corpo.

Importante ressaltar que o sistema excretor é encarregado de muito mais que apenas a eliminação de resíduos. Trata-se do principal responsável pelo controle da composição química do ambiente interno.

Funcionamento do Sistema Excretor

A eliminação de substâncias prejudiciais ou que estão em excesso em nosso corpo é chamada de excreção, processo que permite o equilíbrio interno do nosso organismo. Os produtos da excreção são denominados "excretas" , que são lançadas das células para o líquido que as banha (líquido intersticial), e daí são passadas para a linfa e para o sangue.

No processo de degradação de glicídios e lipídeos são produzidos gás carbônico e água. Não obstante, as proteínas também são metabolizadas, e do seu metabolismo resultam substâncias prejudiciais ao organismo entre elas, o gás carbônico e os produtos nitrogenados, como a amônia, a ureia e o ácido úrico. Há também a água e os sais minerais, com destaque para o cloreto de sódio (o principal componente do sal de cozinha).

Excreção da Urina

Sistema Excretor

Os rins funcionam como um filtro que retém as impurezas do sangue e o deixa em condições de circular pelo organismo. Eles participam do controle das concentrações plásmicas de íons, como sódio, potássio, bicarbonato, cálcio e cloretos. De acordo com as concentrações no sangue, esses íons podem ser eliminados em maior ou menor quantidade na urina, através do sistema urinário. As principais substâncias que formam a urina são uréia, ácido úrico e amônia.

Excreção do Gás Carbônico

O gás carbônico é descartado através dos órgãos d o sistema respiratório; é o produto final do metabolismo dos glicídios (carboidratos ou açúcares) e lipídios(gorduras) no processo de respiração celular. Além disso, a água também é eliminada sob a forma de vapor, por meio da expiração.

Excreção do Suor

Importante saber que a produção de suor não está relacionada ao processo de excreção e sim da regulação de temperatura no organismo. No entanto através do suor são eliminados sais minerais, como o cloreto de sódio, e água sendo que, devido a sua enorme importância para a célula, ela fica conservada em grande parte no organismo.

Saiba mais sobre o suor em Pele Humana.