A Argumentação

Daniela Diana

A Argumentação é um recurso retórico da linguagem utilizado na produção de textos argumentativos, o qual apresenta um conjunto de proposições, promovendo assim o diálogo e reflexões críticas.

Um bom texto argumentativo inclui a clareza de ideias e o uso correto das normas gramaticais, ou seja, a coerência e a coesão.

De tal maneira, o ato de argumentar desenvolve a inteligência posto que está pautado na exposição de ideias ou em opiniões organizadas e fundamentadas acerca de determinado assunto, com o intuito principal de persuadir o leitor (interlocutor ou ouvinte).

Note que além de ser uma importante ferramenta dos textos argumentativos escritos, a argumentação pode ser utilizada nos discursos orais, por exemplo, numa palestra, debates políticos, propagandas publicitárias, dentre outros.

Contra Argumentação

A contra argumentação é um recurso utilizado para rebater ou refutar as proposições produzidas pela argumentação. Em outras palavras, ela apresenta uma opinião contrária à argumentação textual.

Textos Argumentativos

Segue abaixo os mais importantes textos argumentativos, os quais absorvem a estrutura básica textual: introdução (tese), desenvolvimento (antítese) e conclusão (síntese):

Texto Dissertativo-Argumentativo

Um texto dissertativo argumentativo é aquele que apresenta um tema, de forma que argumentação é uma importante etapa de desenvolvimento.

Através dela, o escritor expõe seu raciocínio e defende seu ponto de vista sendo, portanto, uma ferramenta muito importante na produção desse tipo de texto.

Há muitos exemplos de textos dissertativos,a saber: artigos, ensaios, resenhas, dentre outros.

Resenha Crítica

Além do texto dissertativo-argumentativo, a resenha crítica, da mesma forma, apresenta a argumentação como um dos recursos mais importantes.

Isso porque a resenha crítica, diferente da resenha-resumo, é marcada pelo juízo de valor, ou seja, a exposição de ideias com forte poder de persuasão ou convencimento do leitor.

Texto Editorial

Dos textos jornalísticos, o editorial é um bom exemplo de texto argumentativo, visto que se trata de um texto opinativo e crítico que apresenta certa subjetividade do autor.

Assim, o editorial (que também surge nas revistas) é diferente da maioria dos textos que compõem os periódicos, ou seja, os textos informativos, os quais não tem o intuito de convencer e sim de informar.

Crônica Argumentativa

Tipo de texto que se aproxima dos artigos de opinião, o qual é explorado na literatura e nos meios de comunicação como os textos jornalísticos, revistas e programas humorísticos.

No entanto, a crônica é um texto que aborda aspectos e acontecimentos do cotidiano, centrados no contexto. Diferente das crônicas históricas e humorísticas, a crônica argumentativa utiliza do juízo de valor para a exposição de um determinado ponto de vista sempre com o intuito de persuadir ou convencer o leitor.

Ensaio

O ensaio é um texto argumentativo na medida em que apresenta ideias, pensamentos e opiniões pessoais sobre um tema.

O nome desse tipo de texto está justamente associado ao ato de “ensaiar”, ou seja, demostrar de maneira mais flexível e despretensiosa as proposições argumentativas.

Em relação ao artigo, trata-se de um texto mais informal, o qual pode não apresentar a estrutura básica da produção de textos: apresentação, desenvolvimento e conclusão.

Artigos de Opinião

Além dos editoriais, os artigos de opiniões disseminados geralmente nos meios de comunicação, tal qual jornais e revistas, apresentam o ponto de vista do escritor sobre temas atuais e, na maioria das vezes, são assinados pelo autor.

Note que os editoriais são textos iniciais os quais resumem os conteúdos que serão abordados, já os artigos de opinião, escritos por especialistas, tem o intuito de disseminar o conhecimento através da argumentação.

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.