Alfabeto Fonético Internacional

Márcia Fernandes

O Alfabeto Fonético Internacional é um sistema de notação fonética que é encontrado em bons dicionários entre colchetes.

Ele é composto por um total de 157 caracteres, entre símbolos e letras e serve para transcrever a pronúncia dos fonemas.

Pode ser utilizado em qualquer idioma e seu objetivo é garantir que as palavras são articuladas corretamente, o que torna a aprendizagem de línguas estrangeiras mais eficaz.

Quadro Fonético do Português

Há dicionários que utilizam outros alfabetos fonéticos pelo fato de não haver sinais para determinados sons no alfabeto fonético internacional.

Tendo como base o Quadro Fonético Internacional (IPA - 2005), temos a seguinte tabela:

Consoantes
Símbolo Exemplo
/p/ pato
/b/ bule
/t/ taça
/d/ data
/k/ quero
/g/ gato
/f/ faca
/v/ vila
/s/ salto
/z/ asa
/ʃ/ mexo
/ʒ/ jeito
/m/ mão
/n/ não
/ɲ/ unha
/l/ livro
/ʎ/ olho
/r/ touro
/R/ rato
Semivogais
Símbolo Exemplo
/j/ cai
/w/ o
Vogais
Orais Nasais
Símbolo Exemplo Símbolo Exemplo
/a/ pá /ã/ lã
/ɛ/ mel /ẽ/ lençol
/e/ cesta /ĩ/ sinto
/i/ ilha /õ/ conto
/o/ pó /ũ/ unto
/u/ suco

História

O alfabeto fonético internacional foi criado em 1886 por professores de nacionalidades francesa e inglesa, num projeto que teve a orientação do linguista Paul Passy.

Mais tarde, esse grupo foi denominado AFI - Associação Fonética Internacional - em inglês, International Phonetic Association (IPA).

Esse alfabeto especial, que compõe o que muitas vezes encontramos como quadro fonético, passou por inúmeras mudanças em virtude dos estudos promovidos por esse grupo. Sua última atualização data de 2005.

Alfabeto Fonético da OTAN

O alfabeto criado pela OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) também é chamado de alfabeto fonético internacional.

Sua criação decorre da necessidade de garantir que a troca de informações entre aeronáutica, marinha e exército fosse feita sem erros e sem espaço para equívocos.

O alfabeto da OTAN é de soletração, ou seja, uma palavra é soletrada mediante um código, ou uma palavra-chave, determinado para cada letra. Ele foi desenvolvido e aperfeiçoado por ocasião da Segunda Guerra Mundial.

Letra Código ou Palavra-chave
A Alfa
B Beta
C Charlie
D Delta
E Echo
F Foxtrot
G Golf
H Hotel
I India
J Juliet
K Kilo
L Lima
M Mike
N November
O Oscar
P Papa
Q Quebec
R Roma
S Sierra
T Tango
U Uniform
V Victor
W Whiskey
X X-Ray
Y Yankee
Z Zulu

Antes do alfabeto da OTAN, a ICAO - Organização de Aviação Civil Internacional - já havia criado um alfabeto de soletração, conhecido como o alfabeto radiotelefônico. O da OTAN é, todavia, o mais conhecido. Este é utilizado até hoje não só pelo serviço militar, mas pelo turismo.

No Brasil, o alfabeto radiotelefônico é chamado popularmente de alfabeto "zulu" na aeronáutica.

Quer saber mais? Leia:

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, pesquisadora, produtora e gestora de conteúdos on-line. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos.