Tipos de Alfabeto

Márcia Fernandes

Alfabeto é o conjunto ordenado de sinais gráficos (letras) que são empregados na produção escrita.

O primeiro alfabeto é o alfabeto fenício. Ele surgiu com a evolução dos pictogramas - desenhos representativos de objetos - sistema desenvolvido pelos semitas. A partir do alfabeto fenício surgiram todos os alfabetos.

Se quiser saber mais sobre esse tema, leia: Origem do Alfabeto.

Alfabeto Grego

Tipos de Alfabeto

O alfabeto grego antecede os alfabetos modernos e surge após um período de 200 anos de evolução do alfabeto fenício, entre 1000-800 a. C..

A palavra alfabeto tem origem grega e resulta da junção das duas primeiras letras do alfabeto grego - Alpha e Beta - o qual é formado por 24 letras.

Além de serem utilizadas na escrita grega, as letras do alfabeto grego são utilizadas especialmente em símbolos científicos.

Alfabeto da Língua Portuguesa

O alfabeto utilizado na língua portuguesa é o latino ou romano. Ele surgiu por volta do ano 600 a. C. e continuou se desenvolvendo. Sendo atualmente utilizado por milhões de pessoas, é o mais utilizado mundialmente.

O alfabeto português é formado por 26 letras (5 vogais e 21 consoantes).

As formas maiúsculas são:

A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y, Z.

As formas minúsculas são:

a, b, c, d, e, f, g, h, i, j, k, l, m, n, o, p, q, r, s, t, u, v, w, x, y, z.

Antes do Acordo Ortográfico, assinado em 1990, o nosso alfabeto constava fundamentalmente de 23 letras uma vez que não eram incluídas as letras K, Y e W.

Para orientações ortográficas, veja: Ortografia.

Alfabeto Árabe

Tipos de Alfabeto

A partir do aramaico nabateano, foi formado no século IV a. C. com a adição de pintas às letras existentes. O Abjad - nome que recebe a escrita árabe - é uma das mais utilizadas no mundo.

Escrita Chinesa

Tipos de AlfabetoEscrita Chinesa

O sistema de escrita mais antigo, e ainda utilizado, do mundo é o Han Chinês. Não se trata de um alfabeto, mas uma combinação de símbolos - ideogramas e logogramas - que representam palavras. É utilizado na China, no Japão e na Coreia do Sul.

Morse

Tipos de AlfabetoLetras e Numerais do Código Morse

Trata-se de um alfabeto inventado por Samuel Morse, em 1835, para ser utilizado na transmissão de mensagens à distância. É composto por pontos, traços e espaços.

Conheça o Código Morse.

Alfabeto Fonético Internacional

Tipos de Alfabeto

O Alfabeto Fonético Internacional, em inglês Internacional Phonetic Alphabet (IPA), é empregado na representação fonética das palavras e é utilizado como apoio a sua pronúncia correta, de modo que é largamente utilizado na aprendizagem de línguas estrangeiras.

Trata-se de um código que pode ser utilizado em qualquer idioma. Nos dicionários, esses sinais aparecem dentro de colchetes.

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, pesquisadora, produtora e gestora de conteúdos on-line. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos.