Comidas da Festa Junina

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora licenciada em Letras

As festas juninas são sinônimos de mesa farta. Pratos típicos doces e salgados fazem parte da comemoração, e também algumas bebidas tradicionais.

Na Antiguidade, a comemoração que deu origem às festas juninas homenageava os deuses da natureza e da fertilidade. Era uma forma de agradecer o sucesso das colheitas.

No hemisfério norte, países conquistadores como Portugal comemoravam a colheita do trigo, farta nesta época. No Brasil, o clima de inverno favorecia a colheita do milho, que logo foi incorporado às tradições das festividades brasileiras.

Por esse motivo, as principais comidas da festa junina contém milho, sendo que as mais típicas são: bolo de milho, bolo de fubá, canjica, curau, cuscuz, milho cozido, mingau de milho, pamonha, pipoca, polenta, suco de milho, sopa paraguaia.

Comidas de festas juninas de cada região do Brasil

Região Nordeste: mungunzá ou mugunzá, curau, cuscuz nordestino, caruru, baião de dois, pé de moleque, paçoca, pamonha, bolo de milho, espiga de milho cozido.

Região Norte: tacacá com tucupi, maniçoba, vatapá do Norte, bolo e broa de macaxeira (mandioca), mingau de milho, tapioca, cuscuz e caruru.

Região Centro-Oeste: bolo de amendoim, bolo de milho salgado (também conhecido como sopa paraguaia), broa de fubá, pamonha (servida salgada ou doce, e tradicionalmente enrolada em uma folha de bananeira), arroz doce, quentão, cocada e pé de moleque.

Região Sudeste: cachorro-quente, salsichão no espeto, cuscuz paulista, feijão tropeiro, pão de queijo, bolo caipira, bolo de fubá, cocada, paçoca, pé de moleque e pipoca.

Região Sul: pinhão cozido ou assado, arroz carreteiro, churrasco, salsichão e, como bebida, quentão e vinho quente.

Receitas de festa junina

Confira abaixo 5 receitas de pratos e bebidas típicas que não podem faltar nas comemorações juninas.

1. Pamonha

Prato com pamonha
Foto: RHJPhotos | Shutterstock

Ingredientes

12 espigas de milho
1 copo de água
2 xícaras de açúcar
1 xícara de coco ralado
1 pitada de sal
palha do milho para a embalagem

Modo de fazer

Retire os grãos da espiga de milho e bata no liquidificador com água. Passe para um recipiente e junte o açúcar, o coco e o sal.
Embale a massa usando as palhas de milho e cozinhe em água fervente durante cerca de 40 minutos.

2. Tapioca

Tapioca
Pixabay

Ingredientes

1 kg de tapioca
1 xícara (chá) de coco
Sal
Água o suficiente para molhar um pouco a massa

Modo de fazer

Misture a tapioca com o coco e molhe um pouco, deixando a massa ficar úmida, e acrescente o sal. Em uma frigideira, frite a massa dos dois lados como se fosse uma panqueca. Recheie a gosto.

3. Bolo de Fubá

Bolo de fubá com fatia cortada
Foto: Estudiofcx | Shutterstock

Bata tudo no liquidificador, exceto o fermento, que deve apenas ser misturado à massa. Leve ao forno numa forma untada e enfarinhada, de preferência com furo no meio.

4. Pipoca de Chocolate no Micro-ondas

pipoca de chocolate
Foto: Kati Finell | Shutterstock

Ingredientes

½ xícara (chá) de milho de pipoca
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
4 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de água

Modo de fazer

Num recipiente que possa ir ao micro-ondas misture o chocolate, o açúcar e a água. Junte o milho de pipoca e envolva muito bem.
Leve ao micro-ondas em potência alta por cerca de 10 minutos (o tempo pode variar em cada aparelho). Por fim, mexa com uma colher de pau envolvendo toda a pipoca na calda.

5. Pé de moleque

Pé de moleque
Mauro Holanda Reprodução

3 xícaras de amendoim torrado e moído
3 xícaras de açúcar
1 ½ xícaras de leite

Modo de fazer

Leve todos os ingredientes ao fogo, mexendo sempre e até desgrudar da panela. Em seguida, despeje em mármore e espere esfriar e endurecer. Por fim, corte em pequenos pedaços.

6. Quentão

Quentão
Foto: Stela Handa | Produção: Stela Handa/Maria Olinda Cabral

½ quilo de açúcar refinado
100 gramas de gengibre
2 pedaços de canela em pau
8 cravos da índia
Casca de 1 laranja
600 ml de água
600 ml de pinga

Modo de fazer

Coloque o açúcar na panela e deixe derreter até formar um caramelo. Acrescente o gengibre, a canela e o cravo. Depois, junte as cascas de laranja e mexa por cerca de 5 minutos. Junte a água e deixe ferver por mais meia hora. Depois, coloque a pinga e ferva por 10 minutos.

Para que a bebida fique mais saborosa, deixe-a descansar na própria panela por 40 minutos antes de servir. Por fim, passe o quentão por uma peneira e sirva bem quente.

7. Vinho Quente

Vinho quente
Foto: Liv friis-larsen | Shutterstock

Ingredientes

2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de água
4 paus de canela
4 cravos-da-índia (ou cravinho)
1 casca de laranja
1 maçã cortada em cubinhos
1 fatia de abacaxi cortada em cubinhos
1 litro de vinho tinto

Modo de fazer

Leve ao fogo o açúcar, a água, a canela, os cravos, a casca de laranja, a maçã e o abacaxi. Deixe ferver por 5 minutos.

Junte o vinho e deixe no fogo até ferver novamente. Desligue o fogo e distribua o vinho em canecas. Uma dica é servir a bebida decorada com frutas da estação.

Leia também: Festas juninas

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos (de língua portuguesa e também relacionados a datas comemorativas) desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).