Dia Nacional do Livro Infantil

Daniela Diana

O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado no país em 18 de abril e é dedicado ao fomento da leitura, sobretudo, na escolarização básica infantil.

Dessa forma, essa data recorda a importância do hábito de ler desde cedo visto que o livro é um importante instrumento de cidadania.

As comemorações variam nas escolas e podem incluir: eventos, atividades, idas às bibliotecas, apresentações, salas e círculos de leituras, narração de histórias, inserção de projetos escolares, etc.

Origem da Data

Dia Nacional do Livro Infantil

Essa comemoração foi criada em 2002 no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso por meio da Lei n.º 10.402/02.

A escolha da data é uma homenagem a um dos mais influentes escritores da literatura brasileira do século XX, o escritor brasileiro pré-modernista Monteiro Lobato. Ele nasceu em 18 de abril de 1882, motivo pelo qual esse dia é também chamado de Dia de Monteiro Lobato.

Lobato, que dedicou grande parte de sua vida à literatura infanto-juvenil, é considerado o precursor da literatura infantil no Brasil e da literatura paradidática, a qual reúne brincadeira, leitura e aprendizado.

Segundo ele:

De escrever para marmanjos já estou enjoado. Bichos sem graça. Mas para crianças um livro é todo um mundo.”.

Dentre suas obras infantis, a mais destacada é o “Sítio do Pica-pau Amarelo”, uma coleção de aproximadamente 25 livros de histórias, escritas entre 1920 e 1947.

Capa da obra O Saci
Capa da obra "O Saci" de Monteiro Lobato

Algumas histórias da coleção são:

  • O Saci (1921)
  • Reinações de Narizinho (1931)
  • Caçadas de Pedrinho (1933)
  • Emília no País da Gramática (1934)
  • Geografia de Dona Benta (1935)
  • Histórias de Tia Nastácia (1937)
  • O Poço do Visconde (1937)
  • O Pica-pau Amarelo (1939)

Além de Monteiro Lobato, outros escritores contribuíram para a divulgação da literatura infanto-juvenil no país: Ana Ruth Rocha, Pedro Bandeira, Lygia Bojunga, Ziraldo, Maria Machado, Tatiana Belinky, etc.

Dia Internacional do Livro Infantil

Enquanto o Dia Nacional do Livro é comemorado no dia 18 de abril em homenagem a Monteiro Lobato, o Dia Internacional do Livro é comemorado no dia 2 de abril.

O dia internacional foi implementado em homenagem ao escritor dinamarquês de obras infantis chamado Hans Christian Andersen (1805-1875). Suas obras mais conhecidas são: O Patinho Feio e A Pequena Sereia.

Leia também:

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.