Exercícios de Português para o 1º ano do Ensino Médio (com gabarito)

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora licenciada em Letras

Faça os exercícios abaixo, pratique o que já aprendeu em Língua Portuguesa e tire as suas dúvidas no gabarito comentado.

Questão 1

A alternativa em que a classificação do verbo dar, quanto à sua predicação, está correta é:

a) Deu à luz um lindo bebê. (transitivo direto e indireto)

b) Dei com os burros n´água. (transitivo direto)

c) Acho que a comida não vai dar. (transitivo indireto)

d) Demos sorte! (intransitivo)

Gabarito explicado

Deu à luz um lindo bebê.
O verbo dar é transitivo, porque precisa de complemento para fazer sentido (dar algo = objeto direto / a alguém = objeto indireto).
À luz é objeto indireto, porque está acompanhado pela preposição a.
Um lindo bebê é objeto direto, porque não está acompanhado por preposição.

Correção das alternativas restantes:

b) Dei com os burros n´água. (verbo transitivo indireto)
c) Acho que a comida não vai dar. (verbo intransitivo)
d) Demos sorte! (verbo transitivo direto)

Questão 2

O repórter foi atacado por um animal feroz.

A função sintática do termo destacado na frase acima é a mesma que vem destacada em:

a) O animal parecia feroz.

b) Disse para não ter medo, porque o cão era mansinho.

c) Um animal atacou um homem que andava na serra.

d) Um copo de água fresca era o seu maior desejo.

Gabarito explicado

O termo "fresca" é adjunto adnominal, porque é um termo acessório da oração que tem a função de caracterizar o substantivo "água".

Os termos destacados nas alternativas restantes são:
a) predicativo do sujeito
b) predicativo do sujeito
c) sujeito

Questão 3

Há uma oração subordinada adverbial causal em:

a) Não temos provas concretas para sustentar essa alegação.

b) Os quadros do artista eram tão apreciados, tinham características de tal forma únicas, que os visitantes não paravam de as contemplar.

c) Os quadros do artista eram muito apreciados porque tinham características únicas, e suas pinturas eram verdadeiras manifestações artísticas para que fossem contempladas.

d) Embora não tivessem provas, desconfiavam de um único homem.

Gabarito explicado

Esta é uma oração subordinada adverbial causal, porque exprime a causa de os quadros do artista serem muito apreciados: tinham características únicas e eram verdadeiras manifestações artísticas.

Questão 4

(FGV-SP) Assinale a alternativa em que não haja erro de grafia.

a) Não tinha feito a prova no dia regular nem tão pouco a substitutiva.

b) Afim de que as soluções pudessem ser adotadas por todos, José de Arimateia havia distribuído cópias do relatório no dia anterior.

c) Porventura, meu Deus, estarei louco?

d) Assinalou com um asterístico a necessidade de notas informativas adicionais.

e) Com frequência, os médicos falam de AVC, Acidente Vascular Celebral. Porisso, os próximos pacientes já estão familiarizados com esse termo.

Gabarito explicado

Correção das alternativas restantes:

a) Não tinha feito a prova no dia regular nem tão pouco a substitutiva. (correção: tampouco)

b) Afim de que as soluções pudessem ser adotadas por todos, José de Arimateia havia distribuído cópias do relatório no dia anterior. (correção: A fim)

d) Assinalou com um asterístico a necessidade de notas informativas adicionais. (correção: asterisco)

e) Com frequência, os médicos falam de AVC, Acidente Vascular Celebral. Porisso, os próximos pacientes já estão familiarizados com esse termo. (correções: cerebral - por isso)

Questão 5

Indique a opção em que existe erro na classificação morfológica das palavras em destaque.

a) beleza encantadora - substantivo

b) Vossa Santidade - substantivo próprio

c) fala demais - advérbio

d) foi um descuido - artigo indefinido

Gabarito explicado

Vossa Santidade é o pronome de tratamento que deve ser utilizado para o Papa.

Questão 6

Selecione a alternativa em que o particípio destacado foi usado corretamente.

a) Tinha aceitado o convite para ser padrinho.

b) O representante da turma foi elegido.

c) O incêndio foi extinguido antes que se espalhasse pela vizinhança.

d) O trabalho foi imprimido antes da aula.

Gabarito explicado

Em regra, usamos os particípios regulares com os auxiliares ter e haver, na voz ativa, por isso "tinha aceitado" está correto.

Por sua vez, em regra, usamos os particípios irregulares com os auxiliares ser e estar, na voz passiva, por isso as restantes alternativas estão erradas.

Correção:

b) O representante da turma foi eleito.
c) O incêndio foi extinto antes que se espalhasse pela vizinhança.
d) O trabalho foi impresso antes da aula.

Questão 7

(Enem 2020)

Hino à Bandeira

Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.

Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever,
E o Brasil por seus filhos amado,
Poderoso e feliz há de ser!

Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre sagrada bandeira
Pavilhão da justiça e do amor!

BILAC, O.; BRAGA, F. Disponível em: www2.planalto.gov.br. Acesso em: 10 dez. 2017 (fragmento).

No Hino à Bandeira, a descrição é um recurso utilizado para exaltar o símbolo nacional na medida em que

a) remete a um momento futuro.

b) promove a união dos cidadãos.

c) valoriza os seus elementos.

d) emprega termos religiosos.

e) recorre à sua história.

Gabarito explicado

O texto do hino valoriza elementos do Brasil ao mencionar, entre outros, o seu "céu de puríssimo azul", "a verdura sem par" das suas matas, o "esplendor do Cruzeiro do Sul".

Questão 8

Selecione a alternativa em que, de acordo com a norma culta, a regência NÃO foi obedecida.

a) Tínhamos certeza que ele era inocente.

b) Desde que me formei, aspiro a cargo de liderança na empresa.

c) Este é o bolo de que mais gosto.

d) Tenho medo de que a situação política se agrave.

Gabarito explicado

Correção: Tínhamos certeza de que ele era inocente.

O termo regente é "certeza", que se ligue aos termos regidos através da preposição de.

Tínhamos certeza de quê? De que ele era inocente.

Questão 9

Qual das alternativas abaixo poderia substituir a oração destacada do período seguinte “Eu queria que me compreendesses.”?

a) a sua compreensão

b) a vossa compreensão

c) a compreensão de vocês

d) a tua compreensão

Gabarito explicado

O verbo compreender está conjugado na 2ª pessoa do singular (tu): Eu queria que tu compreendesses a mim. Assim, ele somente pode ser substituído por um pronome possessivo da 2ª pessoa do singular.

Os pronomes possessivos da 2ª pessoa do singular são: teu, tua, teus, tuas.

Questão 10

Considerando as orações abaixo, selecione a alternativa certa.

I. Fatos extraordinários presenciei durante a viagem à Ásia.
II. A colaboração estabelece parcerias; a competição, rivalidades.

a) os termos em destaque são, respectivamente: sujeito - objeto direto - objeto direto

b) os termos em destaque são objeto direto

c) os termos em destaque são, respectivamente: predicativo do sujeito - objeto direto - predicativo do objeto

d) os termos em destaque são, respectivamente: objeto direto - predicativo do objeto

Gabarito explicado

I. Fatos extraordinários presenciei durante a viagem à Ásia.
Presenciei fatos extraordinários durante a viagem à Ásia.
O verbo presenciar é transitivo, porque precisa de complemento para fazer sentido. Afinal, o que presenciei? Presenciei "fatos extraordinários", complemento que não precisa de preposição, portanto é objeto direto.

II. A colaboração estabelece parcerias; a competição, rivalidades.
A colaboração estabelece parceiras. A competição estabelece rivalidades.
O verbo estabelecer é transitivo, porque precisa de complemento para fazer sentido. Afinal, o que a colaboração e a competição estabeleceram?
A colaboração estabeleceu parcerias e a competição estabeleceu rivalidade. "Parcerias" e "rivalidade" são os complementos, os quais não precisam de preposição, portanto, são objeto direto.

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Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos (de língua portuguesa e também relacionados a datas comemorativas) desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).