Exercícios sobre as conjunções em espanhol (com gabarito explicado)
Os exercícios a seguir apresentam uma seleção de questões com textos autênticos e gabarito comentado, ideais para alunos que desejam compreender melhor o uso e a classificação das conjunções na língua espanhola.
Por meio da leitura e interpretação de diferentes contextos — literários, jornalísticos e argumentativos —, o estudante aprende a identificar relações de causa, consequência, oposição, condição e finalidade, entre outras. Essas atividades auxiliam no domínio da gramática espanhola e no desenvolvimento da leitura crítica, habilidades fundamentais para o aprendizado do idioma.
Questão 1
Texto-base:
"La inteligencia artificial ha revolucionado múltiples sectores de la economía mundial, pero no todos los países tienen el mismo acceso a esta tecnología. Mientras que las naciones desarrolladas invierten millones en investigación y desarrollo, los países emergentes luchan por mantener sus sistemas educativos básicos funcionando.
Esta brecha digital no solo afecta la economía, sino que también profundiza las desigualdades sociales existentes. Los expertos sugieren que, aunque la tecnología avanza rápidamente, debemos garantizar que nadie quede atrás en este proceso de transformación.
Es necesario crear políticas públicas inclusivas para que todos los ciudadanos puedan beneficiarse de estos avances, o corremos el riesgo de crear una sociedad aún más fragmentada."
Pergunta: No texto, as conjunções destacadas cumprem diferentes funções. Qual alternativa apresenta a classificação CORRETA das conjunções "pero", "sino que" e "o" segundo sua função sintática?
A) Adversativa, explicativa, disjuntiva
B) Adversativa, adversativa, disjuntiva
C) Explicativa, adversativa, condicional
D) Copulativa, adversativa, alternativa
E) Condicional, copulativa, disjuntiva
GABARITO: B
Explicação: "Pero" é uma conjunção adversativa que estabelece oposição entre as ideias (a IA revoluciona vs. nem todos têm acesso).
"Sino que" também é adversativa, apresentando uma contraposição mais enfática (não só afeta a economia, mas também aprofunda desigualdades).
"O" é uma conjunção disjuntiva que apresenta alternativas ou opções (criar políticas inclusivas ou arriscar maior fragmentação).
Questão 2
Texto-base:
"Camila esperó durante horas frente al café donde habían acordado encontrarse. El sol comenzaba a ocultarse tras los edificios antiguos del centro histórico, y las luces de la ciudad empezaban a encenderse una tras otra.
Permaneció allí hasta que las últimas personas abandonaron las mesas de la terraza. No se movió de su lugar porque tenía la esperanza de que él apareciera en cualquier momento.
Sin embargo, cuando el reloj marcó las once de la noche, comprendió que aquella cita jamás se realizaría. Guardó su libro en el bolso, dejó dinero suficiente para pagar el café que había consumido y caminó lentamente hacia la estación del metro."
Pergunta: A conjunção "porque" no fragmento "No se movió de su lugar porque tenía la esperanza de que él apareciera" estabelece uma relação de:
A) Consequência entre a ação de esperar e a esperança que sentia
B) Finalidade entre permanecer e a possível chegada da pessoa esperada
C) Causa que justifica a razão pela qual Camila não se moveu
D) Condição necessária para que se realizasse o encontro
E) Concessão que contrasta com a realidade da situação
GABARITO: C
Explicação: "Porque" é uma conjunção causal que introduz a razão ou motivo pelo qual algo ocorre.
Neste caso, explica a causa de Camila não ter se movido de seu lugar: tinha esperança de que ele aparecesse.
Não expressa consequência, finalidade, condição nem concessão, mas especificamente a causa de seu comportamento.
Questão3
Texto-base:
"Estimado editor:
Le escribo con respecto al artículo publicado el domingo pasado sobre la contaminación del río que atraviesa nuestra ciudad.
Es cierto que las fábricas han contribuido significativamente al deterioro ambiental; no obstante, los ciudadanos también tenemos nuestra parte de responsabilidad.
Tiramos basura en las márgenes del río como si fuera un vertedero público. Consumimos productos desechables e ignoramos las consecuencias ambientales.
Si queremos recuperar nuestro río, debemos actuar inmediatamente.
Hay que implementar programas de educación ambiental y sanciones más severas. De lo contrario, en pocos años no tendremos agua limpia para las futuras generaciones.
Atentamente, Roberto Méndez."
Pergunta: No texto, a expressão "De lo contrario" introduz uma relação de:
A) Causa que explica a deterioração do rio
B) Condição alternativa com consequência negativa
C) Oposição direta às ideias anteriores
D) Finalidade das ações propostas
E) Comparação entre situações diferentes
GABARITO: B
Explicação: "De lo contrario" é uma locução conjuntiva condicional que estabelece uma condição alternativa: se não se agir como proposto (condição negativa), então ocorrerá a consequência mencionada (não ter água limpa).
Funciona como "se não fizermos isso, então acontecerá aquilo", apresentando a alternativa negativa de não cumprir a condição proposta.
Questão 4
Texto-base:
"Las redes sociales han transformado la manera en que nos comunicamos, compartimos información y construimos relaciones. Aunque estas plataformas ofrecen oportunidades sin precedentes para la conexión global, también generan desafíos significativos para la privacidad y la salud mental.
Los jóvenes pasan horas navegando por contenidos que, a menudo, presentan versiones idealizadas de la realidad. Cuanto más tiempo permanecen conectados, tanto más se alejan de las interacciones cara a cara.
Los psicólogos advierten que este fenómeno puede provocar ansiedad y depresión. Por consiguiente, es fundamental establecer límites saludables en el uso de estas tecnologías y fomentar espacios de convivencia real."
Pergunta: As conjunções "Aunque" e "Por consiguiente" estabelecem, respectivamente, relações de:
A) Condição e finalidade
B) Causa e consequência
C) Concessão e consequência
D) Oposição e explicação
E) Temporalidade e adição
GABARITO: C
Explicação: "Aunque" é uma conjunção concessiva que introduz uma ideia que não impede a realização da ação principal (as redes oferecem oportunidades, mas apesar disso, geram desafios).
"Por consiguiente" é uma conjunção consecutiva ou ilativa que introduz a consequência lógica do exposto anteriormente (dados os problemas mencionados, então é fundamental estabelecer limites).
Questão 5
Texto-base:
"La nueva producción de ʼLa vida es sueñoʼ en el Teatro Nacional ha sorprendido tanto a la crítica como al público.
El director optó por una interpretación contemporánea del clásico de Calderón de la Barca, de manera que los espectadores puedan relacionar los dilemas filosóficos del siglo XVII con los problemas actuales.
Los actores entregan interpretaciones poderosas y el escenario minimalista permite que el texto brille con luz propia. A pesar de que algunos puristas criticaron la modernización excesiva, la mayoría de los asistentes salió conmovida e inspirada.
La obra se presentará hasta fin de mes, así que recomiendo conseguir entradas pronto, pues la demanda es altísima y las funciones se están agotando rápidamente."
Pergunta: No fragmento da resenha e convite para a obra teatral "de manera que los espectadores puedan relacionar los dilemas filosóficos", a locução conjuntiva cumpre a função de expressar:
A) A causa pela qual o diretor escolheu essa interpretação
B) A consequência natural da decisão do diretor
C) A finalidade ou objetivo da interpretação contemporânea
D) Uma condição necessária para compreender a obra
E) Uma comparação entre épocas diferentes
GABARITO: C
Explicação: "De manera que" neste contexto funciona como locução conjuntiva final, expressando o propósito ou objetivo da ação: o diretor optou por uma interpretação contemporânea COM O FIM DE QUE / PARA QUE os espectadores possam relacionar os dilemas.
Introduz a finalidade da decisão artística, não sua causa, consequência, condição ou uma comparação.
Questão 6
Texto-base:
"Los científicos han advertido durante décadas sobre los efectos del cambio climático, mas los gobiernos han tardado en tomar medidas efectivas.
Las temperaturas globales continúan aumentando año tras año. Los glaciares se derriten a un ritmo alarmante y el nivel del mar sube constantemente.
Si no reducimos las emisiones de gases de efecto invernadero antes de 2030, las consecuencias serán irreversibles. Necesitamos una transformación radical en nuestros sistemas energéticos, ya que la transición hacia energías renovables es urgente.
Los países industrializados deben liderar este cambio dado que son los mayores emisores históricos. El tiempo se agota y cada decisión cuenta."
Pergunta: No texto aparecem várias conjunções com funções distintas. A conjunção "mas" estabelece uma relação:
A) Copulativa entre as advertências e as medidas
B) Adversativa entre as advertências e a lentidão de ação
C) Causal que explica a demora dos governos
D) Temporal entre os eventos descritos
E) Condicional sobre as ações futuras
GABARITO: B
Explicação: "Mas" (sem acento) é uma conjunção adversativa equivalente a "pero", que estabelece uma oposição ou contraste entre duas ideias: os cientistas têm advertido (primeira ideia) versus os governos têm demorado em agir (segunda ideia em oposição).
Apresenta um contraste claro entre o que deveria ter ocorrido e o que realmente aconteceu.
Questão 7
"El anciano guardián del faro vivía solo desde hacía treinta años. Todas las noches encendía la luz para guiar a los barcos que navegaban cerca de las rocas peligrosas. Lo hacía con dedicación religiosa, tan pronto como el sol tocaba el horizonte.
Una noche de tormenta, cuando las olas golpeaban violentamente contra los acantilados, vio algo extraordinario. Una figura luminosa emergió del mar y comenzó a flotar hacia la torre.
El guardián no sintió miedo, sino una extraña fascinación. Se acercó a la ventana para observar mejor. La criatura brillaba con luz propia, como si mil estrellas habitaran en su interior, y sus ojos transmitían una sabiduría ancestral que trascendía el tiempo y el espacio."
Pergunta: A conjunção "sino" em "no sintió miedo, sino una extraña fascinación" introduz uma relação que:
A) Adiciona informação complementar à ideia de medo
B) Exclui o medo e o substitui por fascinação
C) Explica as razões do sentimento do guardião
D) Apresenta uma alternativa temporal entre sentimentos
E) Estabelece uma comparação entre emoções diferentes
GABARITO: B
Explicação: "Sino" é uma conjunção adversativa exclusiva que nega completamente o primeiro termo (medo) e o substitui ou troca pelo segundo (fascinação).
Não se trata de adicionar informação, mas de excluir uma possibilidade e afirmar a outra. É diferente de "pero", que simplesmente contrasta sem excluir totalmente.
Conjunções em espanhol
No espanhol, assim como no português, as conjunções podem expressar adição, contraste, causa, consequência, condição, tempo, comparação, finalidade, entre outras relações semânticas.
Elas podem ser coordenadas ou subordinadas.
Conjunções coordenadas
Copulativas (adição): "y", "e", "ni", "ni... ni"
Disyuntivas (alternância): "o", "u", "o bien"
Adversativas (oposição): "pero", "mas", "sino", "sin embargo", "no obstante", "empero"
Explicativas (explicação): "es decir", "o sea", "esto es", "a saber"
Ilativas (conclusão): "luego", "por lo tanto", "por consiguiente", "así que", "así pues", "conque"
Conjunções subordinadas
Causales (causa, motivo): "porque", "pues", "ya que", "puesto que", "como", "dado que"
Condicionales (condição): "si", "a menos que", "con tal de que", "en caso de que", "siempre que", "como"
Temporales (tempo, temporalidade): "cuando", "mientras", "tan pronto como", "antes de que", "después de que", "en cuanto", "hasta que", "apenas"
Finales (finalidade, propósito): "para que", "a fin de que", "con el objeto de que", "con el propósito de que"
Concesivas (concessão, oposição não impeditiva): "aunque", "a pesar de que", "por más que", "por mucho que", "aun cuando"
Comparativas (comparação): "como", "más... que", "menos... que", "tan... como", "tanto... como", "igual... que"
Consecutivas (consequência, resultado): "tan... que", "tanto... que", "tal... que", "de modo que", "de manera que"
Para estudar mais: Las conjunciones (as conjunções em espanhol)
Teste seus conhecimentos sobre preposições com exercícios sobre preposições em espanhol (com gabarito resolvido).
Referências Bibliográficas
ALARCOS LLORACH, Emilio. Gramática de la lengua española. Madrid: Espasa Calpe, 1994.
GILI GAYA, Samuel. Curso superior de sintaxis española. Barcelona: Vox, 2012.
MARTÍN PERIS, Ernesto; SAMPER, Javier. Gramática del uso del español. Madrid: SGEL, 2008.
MOLINER, María. Diccionario de uso del español. Madrid: Gredos, 2007.
REAL ACADEMIA ESPAÑOLA. Gramática básica de la lengua española. Madrid: Espasa, 2011.
GUERRERO, Kassandra. Exercícios sobre as conjunções em espanhol (com gabarito explicado). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/exercicios-sobre-as-conjuncoes-em-espanhol-com-gabarito-explicado/. Acesso em: