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Exercícios sobre crise hídrica no Brasil (com gabarito)

Amanda Scofano
Amanda Scofano
Professora de Geografia

Confira as atividades de Geografia para os 8º e 9 anos do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, elaboradas conforme as habilidades indicadas na BNCC.

As atividades apresentam exercícios sobre a crise hídrica do Brasil e a gestão de recursos hídricos.

Exercício 1

Apesar de o Brasil possuir uma das maiores disponibilidades de água doce do planeta, o país enfrenta recorrentes crises hídricas em diversas regiões. Essa aparente contradição pode ser explicada, principalmente, pela(o):

a) Concentração da população nas regiões Norte e Centro-Oeste, onde há menor infraestrutura de captação e distribuição de água.

b) Limitação natural dos aquíferos brasileiros, que armazenam pouca água subterrânea.

c) Escassez de chuvas em todo o território brasileiro, causada pelo clima predominantemente árido.

d) Má gestão dos recursos hídricos, a distribuição desigual da água no território e o uso intensivo por atividades urbanas e agrícolas.

e) Baixo consumo de água pelas indústrias, o que torna os sistemas de abastecimento ociosos.

Gabarito explicado

Resposta correta: d) Má gestão dos recursos hídricos, a distribuição desigual da água no território e o uso intensivo por atividades urbanas e agrícolas.

Explicação: O Brasil é rico em aquíferos e rios, porém a crise hídrica existe por uma má gestão pública e privadada dos recursos. Além disso, a distribuição de água não é homogênea no território, o que requer uma boa logística de abastecimento. O uso intensivo e a poluição das águas também é um problema atual.

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Exercício 2

O estresse hídrico ocorre quando a demanda por água em uma região é maior do que a quantidade disponível ou utilizável com qualidade. No Brasil, esse fenômeno já afeta diversas áreas, especialmente nos grandes centros urbanos e regiões semiáridas. Entre os fatores que mais contribuem para o estresse hídrico no país, destaca-se:

a) A substituição dos rios por reservatórios subterrâneos artificiais, que aumentam a evaporação da água.

b) A distribuição uniforme da população, que impede a concentração dos recursos em áreas prioritárias.

c) O crescimento urbano desordenado, a poluição dos corpos dʼágua e a exploração intensiva para atividades agrícolas e industriais.

d) A baixa presença de rios e aquíferos no território nacional, o que limita o fornecimento de água.

e) A elevada disponibilidade de água no Sudeste e no Nordeste, que reduz o incentivo à economia de recursos.

Gabarito explicado

Resposta: c) O crescimento urbano desordenado, a poluição dos corpos dʼágua e a exploração intensiva para atividades agrícolas e industriais.

Explicação: O estresse hídrico no Brasil não está relacionado à falta total de água, mas sim a outros fatores. O crescimento urbano desordenado polui e compromete a infraestrutura de abastecimento. O uso intensivo pela agricultura e pela indústria, além de aumentar a demanda pelo recurso, também gera poluição hídrica. Esses fatores combinados geram pressão sobre os recursos hídricos, resultando em desequilíbrio entre oferta e demanda — ou seja, estresse hídrico.

Exercício 3

A região Nordeste do Brasil é historicamente marcada por períodos de seca. A escassez hídrica impacta significativamente a vida da população. Entre os componentes socioeconômicos que mais agravam a crise hídrica nessa região, destaca-se:

a) A elevada concentração de nascentes e grandes rios perenes, que inviabiliza o uso de tecnologias de irrigação.

b) A concentração fundiária, a pobreza rural e a falta de investimentos em infraestrutura hídrica, que dificultam o acesso equitativo à água.

c) A grande disponibilidade de água subterrânea de fácil acesso, que reduz a dependência de políticas públicas.

d) A baixa densidade populacional e a presença de infraestrutura moderna nas áreas rurais, que limitam os impactos das secas.

e) A migração em massa para áreas de baixa pluviosidade, o que aumenta artificialmente a demanda por água na região.

Gabarito explicado

Resposta correta: b) A concentração fundiária, a pobreza rural e a falta de investimentos em infraestrutura hídrica, que dificultam o acesso equitativo à água.

Explicação: O Nordeste brasileiro é historicamente marcado pela concentração fundiária. Muitas vezes, nessas grandes propriedades localizam-se nascentes, mananciais e até mesmo lençois freáticos. Deste modo, o acesso à água era restrito para o restante da população mais pobre. Além disso, a falta de investimento hídrico na história mais recente também contribui para a escassez na região, somada ao Clima Semiárido.

Exercício 4

Nos últimos anos, diversas cidades brasileiras enfrentaram crises no abastecimento de água devido à queda nos níveis dos reservatórios urbanos, como ocorreu no Sistema Cantareira em São Paulo. Esse fenômeno está relacionado a diversos fatores. Assinale a alternativa que apresenta corretamente as principais causas da seca nos reservatórios urbanos:

a) O aumento da impermeabilização do solo, o crescimento populacional, o uso excessivo da água e a irregularidade das chuvas.

b) O aumento do volume dos rios subterrâneos, que desvia a água dos reservatórios e reduz seu enchimento natural.

c) A diminuição do consumo urbano, que causa acúmulo de sedimentos nos reservatórios e impede a recarga.

d) A construção de usinas hidrelétricas urbanas, que utilizam os reservatórios como principal fonte de energia.

e) A substituição dos reservatórios por poços artesianos, o que leva à perda de volume hídrico superficial.

Gabarito explicado

Resposta correta: a) O aumento da impermeabilização do solo, o crescimento populacional, o uso excessivo da água e a irregularidade das chuvas.

Explicação: A impermeabilização excessiva do solo faz com que as águas da chuva escorram junto aos dutos de esgoto e não mais sejam absorvidas pelo solo, reabastecendo o ciclo hidrológico. O crescimento populacional demanda mais por recursos, aumentando o uso da água. E as mudanças climáticas têm trazido chuvas irregulares ao longo do ano.

Exercício 5

A transposição do rio São Francisco buscou levar água para regiões do Nordeste afetadas pela seca. Sobre essa obra, assinale a alternativa que apresenta corretamente um impacto positivo e um impacto negativo da transposição:

a) Positivo: Diminuição da evaporação da água devido ao desvio do rio.
Negativo: Impacto negativo na economia da região Nordeste.

b) Positivo: Criação de empregos temporários durante a construção da obra.
Negativo: Aumento da poluição nos corpos d’água por descarte inadequado.

c) Positivo: Melhora da qualidade da água nos reservatórios urbanos.
Negativo: Deslocamento de comunidades ribeirinhas.

d) Positivo: Redução do custo da água para o consumidor final.
Negativo: Elevação do risco de enchentes na região do São Francisco.

e) Positivo: Ampliação do abastecimento de água para populações rurais.
Negativo: Alteração do fluxo natural do rio, afetando a fauna aquática.

Gabarito explicado

Resposta correta: e) Positivo: Ampliação do abastecimento de água para populações rurais.
Negativo: Alteração do fluxo natural do rio, afetando a fauna aquática.

Explicação: A transposição do rio São Francisco levou água para populações marcadas pela seca. Além de essencial para a vida cotidiana, o acesso à água também ajuda a fixar a população no campo, evitando migrações. O ponto negativo é que a transposição altera o fluxo natural do rio, podendo gerar assoreamento em alguns pontos e/ou afetando a fauna aquática.

Exercício 6

No Brasil, a crise hídrica afeta a população de forma desigual, evidenciando o racismo ambiental. Sobre essa relação, assinale a alternativa que apresenta corretamente como o racismo ambiental se manifesta na questão hídrica:

a) Comunidades de maior poder aquisitivo, em áreas urbanas, são as mais afetadas pela falta de água potável, demonstrando exclusão social.

b) O racismo ambiental ocorre porque áreas urbanas centrais recebem menos investimento em infraestrutura hídrica.

c) O acesso à água potável no Brasil é universal e não apresenta nenhuma relação com fatores raciais ou sociais.

d) Populações indígenas, quilombolas e periféricas têm maior dificuldade de acesso à água limpa devido à negligência e à desigualdade estrutural.

e) A crise hídrica no Brasil afeta apenas regiões rurais e não impacta as comunidades urbanas.

Gabarito explicado

Resposta correta: d) Populações indígenas, quilombolas e periféricas têm maior dificuldade de acesso à água limpa devido à negligência e à desigualdade estrutural.

Explicação: O racismo ambiental é um conceito recente que aborda a desigualdade dos impactos socioambientais em determinados setores da população. Populações indígenas, quilombolas e periféricas possuem mais dificuldade no acesso à água potável (e saneamento básico de forma geral) e também sofrem mais impactos ambientais do que populações de setores mais ricos.

Exercício 7

O Brasil sofre com conflitos pelo uso da água. Diferentes setores econômicos e regiões entram em disputa pelo acesso a esse recurso. Sobre esses conflitos, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma das principais causas:

a) A concentração dos recursos hídricos no Sudeste, que é a região mais pobre do país.

b) A competição entre a agricultura irrigada, a indústria e o abastecimento urbano, especialmente em regiões com disponibilidade limitada de água.

c) A ausência de qualquer legislação sobre o uso da água no Brasil.

d) O fato de o Brasil ser um país predominantemente árido, sem rios de grande porte.

e) A total distribuição equitativa da água, que elimina qualquer possibilidade de conflito.

Gabarito explicado

Resposta correta: b) A competição entre a agricultura irrigada, a indústria e o abastecimento urbano, especialmente em regiões com disponibilidade limitada de água.

Explicação: Em regiões com oferta limitada de água (partes do Nordeste e do Sudeste, por exemplo), diferentes setores econômicos disputam o acesso à água. Essa competição gera conflitos, principalmente porque o uso agrícola muitas vezes consome grandes volumes, enquanto o abastecimento urbano precisa garantir água potável para a população. A gestão inadequada e a falta de planejamento intensificam esses conflitos.

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Amanda Scofano
Amanda Scofano
Professora de Geografia, com Mestrado em Geografia e Meio Ambiente. Atua como professora desde 2013 e cria conteúdos educacionais online desde 2014.