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Exercícios sobre projeções cartográficas (com gabarito)

Vinícius Marques
Vinícius Marques
Professor de Geografia

Confira a lista com 7 exercícios feitos no modelo ENEM sobre Projeções Cartográficas tratando do conceito, tipos, escala, impacto geopolítico, entre outros assuntos sobre o tema.

Lembre-se de conferir o gabarito e a explicação ao final de cada exercício.

Exercício 1

Afirmar que a cartografia da época moderna integrou o processo de invenção da América por parte dos europeus significa que os conhecimentos dos ameríndios sobre o território foram ignorados pela cartografia europeia ou que eles foram privados de sua representação territorial e da autoridade que seus conhecimentos tinham sobre o espaço.

OLIVEIRA ,T. K. Desconstruindo mapas, revelando especializações, reflexões sobre o uso da cartografia em estudos sobre o Brasil colonial. Revista Brasileira de História, n, 68,2014 (adaptado).

Com base no texto, a cartografia moderna pode ser compreendida como um instrumento:

A) exclusivamente técnico e neutro na representação do espaço geográfico.

B) limitado à função educativa no processo de reconhecimento territorial europeu.

C) neutro culturalmente, ignorando propositalmente os saberes indígenas.

D) de poder simbólico e político na dominação colonial europeia.

E) de uso exclusivamente militar na expansão ultramarina europeia.

Gabarito explicado

Gabarito: D) de poder simbólico e político na dominação colonial europeia.

Justificativa: A cartografia moderna foi usada como uma ferramenta de poder e dominação no processo colonial, desconsiderando o saber indígena e impondo uma visão europeia do espaço.

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Exercício 2

O mapa (...) sempre despertou em todo tempo, em todos os lugares e em todas as pessoas interesses dos mais diversos, dentre os quais o mais almejado pelos homens foi o de fazer dele um poderoso instrumento de poder, conquista e dominação. Essa é talvez a sua dimensão política mais conhecida. (...) o mapa adquire feições das mais diversas: por momentos não passa de um simples croqui pedagógico aparentemente “ingênuo”; mais adiante, já é um documento “técnico” reservado a “especialistas”; na surdina, é segredo de Estado, que só pode ser visto e utilizado por comandantes e executivos de grandes corporações militares ou civis. Muitos são os pretextos para não dar divulgação ampla a determinados mapas.

Fonte: TEIXEIRA NETO, Antonio. Cartografia, território e poder: dimensão técnica e política na utilização de mapas. IN: Boletim Goiano de Geografia. Goiania, v. 26, n. 2: 49-69, 2006. Acesso em: 30 abr 2017.

A citação destaca a função dos mapas como:

A) instrumentos técnicos restritos a militares e especialistas.

B) ferramentas com potencial ideológico e de dominação territorial.

C) representações puramente simbólicas sem efeito prático.

D) dispositivos exclusivamente científicos, neutros e universais.

E) elementos usados apenas para fins escolares e pedagógicos.

Gabarito explicado

Gabarito: B) ferramentas com potencial ideológico e de dominação territorial.

Justificativa: O texto destaca que os mapas têm implicações políticas, sendo usados como instrumentos de dominação, planejamento estratégico e controle territorial.

Exercício 3

projeção-cônica-IBGE

A projeção cartográfica representada na imagem é adequada para representar regiões:

A) polares, por minimizar a distorção nas extremidades.

B) de médias latitudes, como América do Norte ou Europa.

C) equatoriais, por preservar distâncias ao longo do Equador.

D) continentais, com fidelidade absoluta de formas.

E) oceânicas, por destacar áreas marítimas centrais.

Gabarito explicado

Gabarito: B) de médias latitudes, como América do Norte ou Europa.

Justificativa: A projeção cônica é apropriada para representar regiões de médias latitudes com boa precisão, pois minimiza distorções nessa faixa geográfica.

Exercício 4

Vinícius Marques
Vinícius Marques
Formado pela UNESP - Rio Claro (2016), é professor de Geografia e Ciências Humanas. Atua na educação básica (Ensino Fundamental II e Médio) e cursos pré-vestibular desde 2012, tendo experiência em projetos sociais, escolas públicas e privadas.