Fígado

Lana Magalhães

O fígado é a maior glândula do corpo humano, com atividade endócrina e exócrina.

O fígado localiza-se na região abdominal, do lado direito, abaixo do diafragma. Possui formato que lembra um trapézio, com os ângulos arredondados. O seu peso é de aproximadamente 1500g. A coloração é marrom-avermelhada.

Localização do fígado

Localização do fígado

É uma estrutura anexa ao sistema digestório, formada por milhões de células que se agrupam em placas e são chamadas de hepatócitos.

O fígado é um órgão com capacidade de regeneração, se retirarmos metade do fígado, em poucos meses, ele voltará ao tamanho normal.

Anatomicamente, o fígado possui quatro lóbulos: o direto e maior, o esquerdo, o quadrado e o caudado.

Funções

O fígado pode exercer mais de 500 funções no organismo humano. Entre as funções do fígado, destacam-se:

  • Armazenamento e liberação de glicose;
  • Secretar a bile que ficou armazenada na vesícula. A bile é enviada para o intestino, onde auxilia na dissolução e aproveitamento das gorduras;
  • Metabolismo dos lipídeos;
  • Conversão de amônia em uréia;
  • Síntese da maioria das proteínas do plasma
  • Destruição de hemácias desgastadas;
  • Armazenamento de vitaminas e minerais;
  • Filtragem de impurezas.

Saiba mais sobre as Glândulas do Corpo Humano.

Doenças do Fígado

Em geral, as doenças do fígado são acompanhadas dos seguintes sintomas: icterícia (pele amarelada), urina escura, inchaço abdominal, sangramentos, coceiras e cansaços.

As principais doenças do fígado são a cirrose hepática e a hepatite viral.

A cirrose hepática consiste na transformação das células originais do tecido do fígado por um tecido fibroso. Com isso, o órgão não desempenha suas funções normalmente.

A hepatite viral é uma inflamação do fígado provocada por infecção por um dos cinco vírus da hepatite. As hepatites podem ser do tipo A, B e C.

Saiba mais:

Lana Magalhães
Lana Magalhães
Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.