História da Língua Portuguesa

Daniela Diana

A língua portuguesa é originária do latim vulgar. É adotada por cerca de 230 milhões de pessoas, sendo o oitavo idioma mais falado no planeta. Está presente em quatro continentes.

Além do Brasil, o português também é o idioma de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tome e Príncipe e, claro, Portugal. É hoje a segunda língua de alguns países da África, da América, além de Macau e Goa.

Desde 1986, o português é uma das línguas oficiais da União Europeia. Em 1996, foi criada a CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). O objetivo da entidade é aumentar a cooperação entre os países, criar parcerias e difundir o idioma.

Origem

A evolução da língua é dividida em cinco períodos:

  • Pré-românico: surgidas a partir do latim vulgar (sermo vulgaris). O latim vulgar foi o idioma levado pelos soldados para as áreas conquistadas no Império Romano porque era a língua oficial de Roma.
  • Românico: são as línguas que resultaram da diferenciação ou do latim levado pelos conquistadores romanos. Com as sucessivas transformações o latim é substituído por dialetos. Desses, da transição iniciada no século V, surgem quatro séculos depois as demais línguas românicas: francês, espanhol, italiano, sardo, provençal, rético, franco-provençal, dálmata e romeno. O português surge no século XIII.
  • Galego-português: foi o idioma da Galiza, na atual Espanha, e das regiões portuguesas do Douro e Minho. Permanece até ao século XIV.
  • Português Arcaico: é o idioma falado entre o século XIII e a primeira metade do século XVI. É nesse período que começam os estudos gramaticais da língua portuguesa.
  • Português Moderno: é o idioma falado atualmente no Brasil e nos demais países lusófonos.

Resumo

A unificação de Portugal, que ocorreu no século XIII, também é a marca para a definição de um idioma para o país. Com as fronteiras definidas, o galego passa a ser a língua oficial do país, com o idioma sendo definido como galego português.

Também é no século XIII que são encontradas as primeiras publicações com verbetes semelhantes ao idioma atual.

História da Língua Portuguesa no Brasil

Foi o processo de expansão territorial português que levou a língua a quatro continentes. Onde chegou, o idioma sofreu com as influências locais.

No Brasil, por exemplo, há palavras em português que são de origem indígena ou negra. O Brasil também apresenta imensa diversidade.

O termo usado para classificar os dialetos é a dialectologia. No Brasil, os estudiosos consideram seis grupos dialectológicos.

O grupo da região da Amazônia é denominado amazônico, e a do nordeste, nordestino. O restante do país é dividido em baiano, fluminense, mineiro e sulista. A região localizada no norte do Estado do Mato Grosso é classificada como incaracterística.

Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Os países lusófonos assinaram, em 12 de outubro de 1990, o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. O objetivo foi a unificação das regras gramaticais para os países que adotam o idioma.

A implantação é gradativa. Para Brasil e Portugal terminaria em dezembro de 2015, mas países como Cabo Verde têm até 2019 para completar a implantação.

O acordo foi assinado por Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Leia também:

Dia da Língua Portuguesa
Cursos para quem gosta de ler e escrever

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.