Língua e linguagem: o que é e qual a diferença?

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora licenciada em Letras

Linguagem é toda forma que o ser humano usa para se comunicar. A linguagem inclui a língua que, por sua vez, é um sistema convencionado pelos homens e utilizados por grupos. Um desses sistemas convencionados é a Gramática, ou seja, as regras que estabelecem o uso de uma língua.

Língua é: um conjunto organizado de elementos, desenvolvido pelos humanos para se comunicar, e comum a um grupo. Por exemplo: pessoas que falam francês ou aquelas que aprenderam a se comunicar em Libras.

Exemplos de língua: a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma língua oficial, tal como as línguas portuguesa, espanhola, inglesa, alemã e francesa.

Linguagem é: é qualquer forma de expressão utilizada pelas pessoas para se comunicar.

Exemplos de linguagem: dança, placas sinalizadoras, semáforo e música.

Diferença entre língua e linguagem

A diferença entre língua e linguagem é que a língua consiste em uma das formas existentes de linguagem. A língua é falada ou escrita, e utilizada por uma comunidade.

Enquanto isso, a linguagem é uma forma mais abrangente de comunicação, porque, além da língua, inclui movimentos, imagens, sons.

Tipos de linguagem

Existem diferentes tipos de linguagem: verbal, não verbal e mista.

A linguagem verbal é aquela que utiliza palavras para transmitir uma mensagem.

Exemplos: e-mail, jornal, livro.

A linguagem não-verbal é aquela que utiliza imagens, sinais, gestos, entre outros para transmitir uma mensagem.

Exemplos: pinturas de quadros, símbolos, apito do agente de trânsito.

Guernica, Espanha - 10 de outubro de 2015: Uma parede de azulejos em Gernika lembra o bombardeio durante a Guerra Civil Espanhola. Picasso, Pablo. Guernica (1937)
Guernica, Espanha - 10 de outubro de 2015: Uma parede de azulejos em Gernica lembra o bombardeio durante a Guerra Civil Espanhola. Picasso, Pablo. Guernica (1937). Fotografia. Tichr/Shutterstock.com

A linguagem mista é uma combinação das linguagens verbal e não verbal, ou seja, além de palavras, ela recorre a recursos visuais.

Exemplos: charges, histórias em quadrinhos, placas de sinalização.

Charge
Autor da charge: Antonio Amâncio de Oliveira, o chargista conhecido como Amâncio

O que é fala?

A fala é uma linguagem oral que, além disso, recorre à língua para se manifestar. Por exemplo, as pessoas falam português, inglês, espanhol, entre tantas outras línguas.

Conforme o contexto dos seus falantes, surgem diferentes níveis da fala: a fala coloquial e a fala culta.

A fala coloquial é utilizada em situações informais, logo, comum no dia a dia dos falantes, cujo vocabulário pode ser mais simples e marcado por gírias.

A fala culta é utilizada em situações formais e, assim, o vocabulário é mais polido.

Não pare por aqui! Tem mais textos muito úteis para você:

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos (de língua portuguesa e também relacionados a datas comemorativas) desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).