Acelere seus estudos para o ENEM: conheça o Toda Matéria+

Laringe: entenda o que é, suas funções e anatomia

A laringe é um órgão do sistema respiratório com um papel essencial na respiração e na produção da fala (fonação). Ela permite a passagem do ar da faringe para a traqueia e atua como uma barreira que impede a entrada de alimentos nas vias respiratórias.

É formada por cartilagens, membranas, músculos e ligamentos que trabalham juntos para permitir a produção da voz. O uso excessivo da voz ou o consumo frequente de substâncias irritantes, como o cigarro e o álcool, pode causar inflamação da laringe, resultando em rouquidão, que é o sintoma mais comum.

Laringe
Diferença entre a laringe saudável e a laringe inflamada.

Anatomia da laringe

A laringe é um tubo cartilaginoso irregular que conecta a faringe à traqueia. Sua estrutura permite a passagem contínua do ar, essencial para a respiração e a produção de sons.

Ela é composta por diversos músculos e cartilagens que, juntos, possibilitam a emissão de diferentes sons vocais. A forma da laringe varia entre homens e mulheres, o que contribui para as diferenças nos tons de voz.

Laringe
Anatomia da laringe e cordas vocais

Cartilagens da laringe

  • Cartilagem Tireóidea: é a maior das cartilagens e forma a saliência conhecida como pomo-de-adão. Protege as cordas vocais.
  • Cartilagem Cricoidea: em formato de anel, fica na parte inferior da laringe e a conecta com a traqueia.
  • Cartilagens Aritenoides: pequenas cartilagens onde as cordas vocais estão fixadas.
  • Epiglote: estrutura fina e flexível que se fecha durante a deglutição, evitando que alimentos entrem na traqueia.

As cartilagens são unidas por tecido conjuntivo, ligamentos e articulações, o que permite que deslizem umas sobre as outras, controladas pelos músculos da laringe.

Músculos da laringe

Os músculos da laringe são divididos em três grupos principais:

  • Adutores (crico-aritenoides laterais e aritenoides transverso e oblíquos): aproximam as cordas vocais, fechando a glote. São fundamentais para a fonação.
  • Abdutores (crico-aritenoides posteriores): afastam as cordas vocais, abrindo a glote. Atuam principalmente na respiração.
  • Tensores (tireo-aritenoides e crico-tireóideos): esticam as cordas vocais, modulando o som durante a fonação

Estude também sobre a Traqueia.

Funções da laringe

LaringeA epiglote bloqueia a laringe para impedir a entrada de alimentos

A laringe participa do sistema respiratório e além disso é o principal órgão responsável pela fonação. Na respiração, a laringe recebe o ar vindo da faringe (também participa do sistema digestório, portanto transporta ar e alimentos) e evita que alimentos passem para a traqueia, por meio da epiglote, que se fecha durante a deglutição.

Veja também: Sistema Respiratório

Fonação: como produzimos a voz

Laringe
As pregas vocais abrem e fecham para a respiração e fonação, respectivamente.

A emissão de sons é uma característica de diversos animais que possuem respiração pulmonar. No ser humano, a fala é produzida através da modulação do fluxo de ar vindo dos pulmões. Esse ar encontra as pregas vocais, fazendo-as vibrar e assim produzindo pulsos sonoros.

O som é amplificado pelos espaços que existem na faringe e nas cavidades nasal e oral, pois sem isso, esse som não seria percebido. Além disso, os diferentes movimentos realizados pelos músculos permitem que diferentes sons sejam produzidos, o que nos possibilita falar, cantar e expressar emoções pela voz.

Veja também: Faringe

O que é a laringite

A laringite é uma inflamação da laringe, que pode ser causada por vírus, bactérias, fungos ou por agentes químicos e físicos. Pode se apresentar na forma aguda, de curta duração, ou crônica, geralmente caracterizada por um período mais longo de rouquidão, além dos outros sintomas.

A laringite aguda pode ser provocada por vírus, bactérias ou fungos. A causa mais comum da laringite crônica é o consumo excessivo de cigarro e bebidas alcoólicas ou exposição a substâncias irritantes (poluição, substâncias alergênicas).

Os sintomas são: rouquidão, dificuldade para engolir ou respirar, tosse seca, falta de ar, dor e/ou coceira na garganta e febre. O tratamento inclui repouso, hidratação e ingestão de medicamentos para controlar os sintomas.

Aprofunde os seus estudos: