Ontogenia

Lana Magalhães

Ontogenia ou ontogênese refere-se ao processo biológico de desenvolvimento dos indivíduos, desde a fecundação do óvulo até a maturidade.

A ontogenia compreende o estudo do desenvolvimento de um organismo e das suas transformações em cada etapa. Ou seja, é a história do desenvolvimento de um organismo durante toda a sua vida.

Lei da recapitulação ou biogenética

A ontogenia é conhecida pela seguinte expressão do zoólogo Ernest Haeckel, definida nos finais do século XIX:

"A ontogenia recapitula a filogenia"

Haeckel tentava explicar que a ontogenia seria determinada pela filogenia. Assim, cada estágio do desenvolvimento de um indivíduo representava uma das formas adultas que aparecem em sua história evolutiva. Isso quer dizer que o desenvolvimento embrionário dos vertebrados repetia as etapas de evolução.

Como exemplo, as depressões branquiais no pescoço do embrião humano assemelham-se à aparência adulta de um ancestral semelhante a um peixe. De acordo com essa lei, durante o desenvolvimento de um embrião, o mesmo irá reproduzir os estádios de evolução da vida das espécies.

Aprenda mais sobre o Desenvolvimento Embrionário de Humanos.

Haeckel elaborou desenhos de embriões, com o objetivo de comprovar as suas ideias. Porém, foi acusado de modificá-los conforme os seus interesses e assim fortalecer a sua teoria. Com isso, a sua teoria foi desacreditada pelos cientistas.

Atualmente, a teoria da recapitulação não é aceita. Porém, existem relações entre a ontogenia e a filogenia que são explicadas pela teoria da evolução e continuam a ser estudadas até hoje.

Sabe-se que a ontogenia refere-se ao desenvolvimento do organismo. Enquanto, a filogenia é a hipótese acerca das relações de parentesco entre os seres vivos. A filogenia busca definir hipóteses sobre as histórias evolutivas das espécies, desde os seus ancestrais até os seres recentes.

Saiba mais sobre a Filogenia.

Mais recentemente, o termo ontogenia começou a ser usado na biologia celular para descrever o desenvolvimento de vários tipos celulares em um organismo.

Lana Magalhães
Lana Magalhães
Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.