Singular e Plural

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora licenciada em Letras

Singular e plural são flexões gramaticais para indicativo de número de substantivos e adjetivos. Enquanto o singular indica um ser (peixe) ou um conjunto (cardume), o plural indica mais do que um ser (peixes).

A flexão da maioria das palavras para o plural ocorre por meio do acréscimo da letra (s).

Exemplos:

  • bala, balas
  • atraente, atraentes
  • troféu, troféus

Plural das palavras

1. Às palavras terminadas em vogais ou ditongo oral e ditongo nasal -ãe, acrescenta-se a letra (s). Exemplos:

  • chapéu, chapéus
  • cipó, cipós
  • mãe, mães

2. Nas palavras terminadas em -ão, o plural pode ser formado de três formas:

2.1. altera-se o -ão para -ões. Exemplos:

  • charlatão, charlatões
  • coração, corações
  • tabelião, tabeliães

2.2. altera-se o -ão para -ães. Exemplos:

  • alemão, alemães
  • capitão, capitães
  • pão, pães

2.3. acrescenta-se (s) quando as palavras são paroxítonas e, em alguns casos, palavras oxítonas. Exemplos:

  • bênção, bênçãos
  • sótão, sótãos
  • cidadão, cidadãos

3. Nas palavras terminadas em consoantes, o plural pode ser formado das seguintes formas:

3.1. acrescenta-se (es) às palavras terminadas em -r, -z e -n. Exemplos:

  • açúcar, açucares
  • xadrez, xadrezes
  • cânon, cânones

3.2. acrescenta-se (es) às palavras oxítonas terminadas em -s. Exemplos:

  • ananás, ananases
  • retrós, retroses
  • revés, reveses

Observe que as palavras paroxítonas terminadas em -s são invariáveis. Exemplos:

  • o lápis, os lápis
  • o ônibus, os ônibus
  • o ourives, os ourives

3.3. Nas palavras terminadas em -al, -el, -ol e -ul, altera-se o -l para -is. Exemplos:

  • arsenal, arsenais
  • maleável, maleáveis
  • rouxinol, rouxinóis
  • azul, azuis

3.4. Nas palavras oxítonas terminadas em -il, altera-se o -l para -s. Exemplos:

  • anil, anis
  • gentil, gentis
  • juvenil, juvenis

3.5. Nas palavras paroxítonas terminadas em -il, altera-se o -il para -eis. Exemplos:

  • débil, débeis
  • inábil, inábeis
  • têxtil, têxteis
  • juvenil, juvenis

Leia também:

Exercícios

1. (CFG/IME-RJ) Indique a opção que apresenta erro na forma do plural.

a) sol - sóis; fusível - fusíveis; anão - anões
b) peão - peões; guardião - guardi­ãos; caráter - caracteres
c) órgão - órgãos; corrimão - corri­mãos; mel - méis
d) sótão - sótãos; álcool - álcoois; cônsul - cônsules
e) faisão - faisães; anil - anis; capitão - capitães

Alternativa b: peão - peões; guardião - guardi­ãos; caráter - caracteres.

2. (Vunesp-SP) Identifique a alterna­tiva na qual os dois substantivos es­tão corretamente flexionados no plural:

a) o cidadão - os cidadãos, o cartão-postal - os cartões-postal
b) o tico-tico - os tico-tico, o melão - os melãos
c) o cônsul - os cônsuis, o navio-escola - os navios-escola
d) o acórdão - os acórdões, o decreto-lei - os decretos-lei
e) o alto-relevo - os altos-relevos, o capelão - os capelães

Alternativa e: o alto-relevo - os altos-relevos, o capelão - os capelães.

3. (Unimep-SP) O plural de fogãozinho e cidadão é:

a) fogãozinhos e cidadãos
b) fogãosinhos e cidadãos
c) fogõezinhos e cidadãos
d) fogõezinhos e cidadões
e) fogõesinhos e cidadões

Alternativa c: fogõezinhos e cidadãos.

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos (de língua portuguesa e também relacionados a datas comemorativas) desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).