Conjunção: o que é, tipos e exemplos

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora licenciada em Letras

Conjunção é um termo que liga duas orações ou duas palavras de mesmo valor gramatical, estabelecendo uma relação entre elas.

Exemplos de conjunção:

Eu iria ao jogo, mas estou sem companhia. (a conjunção "mas" está ligando a oração "eu iria ao jogo" com a oração "estou sem companhia")

Ele joga futebol e basquete. (a conjunção "e" está ligando as palavras "futebol" e "basquete")

As conjunções são classificadas em coordenativas e subordinativas. As conjunções coordenativas ligam orações independentes e as orações subordinativas ligam orações que são dependentes entre elas.

Conjunções coordenativas

As conjunções coordenativas são aquelas que ligam duas orações independentes. São divididas em cinco tipos:

  1. Conjunções aditivas
  2. Conjunções adversativas
  3. Conjunções alternativas
  4. Conjunções conclusivas
  5. Conjunções explicativas

1. Conjunções aditivas

E, nem, não só...mas também, não só... como também.

As conjunções aditivas exprimem soma, adição de pensamentos, por exemplo:

  • Ana não fala nem ouve.
  • Na festa, comeu e bebeu à vontade.
  • Trabalha muito, mas também se diverte.

2. Conjunções adversativas

Mas, porém, contudo, entretanto, no entanto, todavia, não obstante.

As conjunções adversativas exprimem oposição, contraste, compensação de pensamentos, por exemplo:

  • Não fomos campeões, todavia exibimos o melhor futebol.
  • Telefonei, mas ninguém atendeu.
  • Tentou falar, contudo ele não quis ouvir.

3. Conjunções alternativas

Ou, Ou... ou, já... já, ora... ora, quer... quer, seja... seja.

As conjunções alternativas exprimem escolha de pensamentos, por exemplo:

  • Ou você vem conosco ou você não vai.
  • Não viu ou fingiu que não viu.
  • Ora ria, ora chorava.

4. Conjunções conclusivas

Logo, por isso, pois (quando vem depois do verbo), portanto, por conseguinte, assim.

As conjunções conclusivas exprimem conclusão de pensamento, por exemplo:

  • Chove bastante, portanto a colheita está garantida.
  • Consegui falar com ele, pois esperei à sua porta.
  • Almoçarei antes de sair, logo não ficarei com fome.

5. Conjunções explicativas

Que, porque, assim, pois (quando vem antes do verbo), porquanto, por conseguinte.

As conjunções explicativas exprimem razão, motivo, por exemplo:

  • Não choveu, porque nada está molhado.
  • Vem aqui, pois preciso falar com você.
  • A avó disse para não comer bolo quente, que dava dor de barriga.

Conjunções subordinativas

As conjunções subordinativas servem para ligar orações dependentes uma da outra e são divididas em dez tipos:

  1. Conjunções integrantes
  2. Conjunções causais
  3. Conjunções comparativas
  4. Conjunções concessivas
  5. Conjunções condicionais
  6. Conjunções conformativas
  7. Conjunções consecutivas
  8. Conjunções temporais
  9. Conjunções finais
  10. Conjunções proporcionais

1. Conjunções integrantes

Que, se.

As conjunções integrantes introduzem orações subordinadas com função substantiva, por exemplo:

  • Quero que você volte já.
  • Não sei se devo voltar lá.
  • Você disse que me ligava...

2. Conjunções causais

Que, porque, como, pois, visto que, já que, uma vez que.

As conjunções causais introduzem orações subordinadas que dão ideia de causa, por exemplo:

  • Não fui à aula, porque choveu.
  • Como fiquei doente, não pude ir à aula.
  • Uma vez que os alunos não compareceram, o evento foi cancelado.

3. Conjunções comparativas

Que, do que, como.

As conjunções comparativas introduzem orações subordinadas que dão ideia de comparação, por exemplo:

  • Meu professor é mais inteligente do que o seu.
  • Agiam como anjinhos.
  • Dançava como uma bailarina.

4. Conjunções concessivas

Embora, ainda que, mesmo que, se bem que, posto que, apesar de que, por mais que, por melhor que, nem que.

As conjunções concessivas iniciam orações subordinadas que exprimem um fato contrário ao da oração principal, por exemplo:

  • Vou à praia, embora esteja chovendo.
  • Não vou nem que me paguem.
  • Por mais que lia, menos entendia.

5. Conjunções condicionais

Caso, contanto que, salvo se, desde que, a não ser que.

As conjunções condicionais iniciam orações subordinadas que exprimem hipótese ou condição para que o fato da oração principal se realize ou não, por exemplo:

  • Se não chover, irei à praia.
  • Caso decida ir, estarei à espera.
  • Desde que ele explique, ouvirei com atenção.

6. Conjunções conformativas

Segundo, como, conforme, consoante.

As conjunções conformativas iniciam orações subordinadas que exprimem acordo, concordância de um fato com outro, por exemplo:

  • Cada um colhe conforme semeia.
  • Fiz como disseram para fazer.
  • Sairei mais cedo consoante o trabalho.

7. Conjunções consecutivas

Que, de forma que, de modo que, de maneira que.

As conjunções consecutivas iniciam orações subordinadas que exprimem a consequência ou o efeito do que se declara na oração principal, por exemplo:

  • Foi tamanho o susto que ela desmaiou.
  • Adiantou os estudos, de modo que ficou com a tarde livre.
  • Perdeu a hora, de maneira que perdeu a consulta.

8. Conjunções temporais

Logo que, antes que, quando, assim que, sempre que, enquanto.

As conjunções temporais iniciam orações subordinadas que dão ideia de tempo, por exemplo:

  • Quando as férias chegarem, viajaremos.
  • Sempre que posso, vou à biblioteca.
  • Dou o recado logo que ele chegue.

9. Conjunções finais

A fim de que, para que.

As conjunções finais iniciam orações subordinadas que exprimem uma finalidade, por exemplo:

  • Estamos aqui para que ele fique tranquilo.
  • Tirou fotos a fim de que acreditassem no que havia acontecido.
  • Manteremos segredo para que ela não descubra a surpresa.

10. Conjunções proporcionais

À medida que, à proporção que, ao passo que, quanto mais, quanto menos, quanto menor, quanto melhor.

As conjunções proporcionais iniciam orações subordinadas que exprimem concomitância, simultaneidade, por exemplo:

  • Quanto mais trabalho, menos recebo.
  • À medida que andava, mais se encantava com a paisagem.
  • Quanto menos eu souber dessa história, melhor será para mim.
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Exercícios de conjunções

1. (PUC-SP) No período: "Da própria garganta saiu um grito de admiração, que Cirino acompanhou, embora com menos entusiasmo", a palavra destacada expressa uma ideia de:

a) explicação.
b) concessão.
c) comparação.
d) modo.
e) consequência.

Alternativa b) concessão.

A conjunção "embora" exprime um fato que se admite em oposição a outro. Neste caso, Cirino também deu um grito, mas com menos entusiasmo do que o grito dado pela outra pessoa.

2. (PUC-SP) Assinale a alternativa que possa substituir, pela ordem, as partículas de transição dos períodos abaixo, sem alterar o significado delas.

"Em (primeiro lugar), observemos o avô. (Igualmente), lancemos um olhar para a avó.
(Também) o pai deve ser observado. Todos são altos e morenos. (Consequentemente), a filha também será morena e alta."

a) primeiramente, ademais, além disso, em suma
b) acima de tudo, também, analogamente, finalmente
c) primordialmente, similarmente, segundo, portanto
d) antes de mais nada, da mesma forma, por outro lado, por conseguinte
e) sem dúvida, intencionalmente, pelo contrário, com efeito.

Alternativa d) antes de mais nada, da mesma forma, por outro lado, por conseguinte.

"Antes de mais nada, observemos o avô. Da mesma forma, lancemos um olhar para a avó.
Por outro lado, o pai deve ser observado. Todos são altos e morenos. Por conseguinte, a filha também será morena e alta."

As locuções conjuntivas usadas acima mantêm a mesma ideia transmitidas no trecho inicial.

3. (PUC-SP) Em: “… ouviam-se amplos bocejos, fortes como o marulhar das ondas…” a partícula como expressa uma ideia de:

a) comparação
b) causa
c) explicação
d) conclusão
e) proporção

Alternativa a) comparação.

A conjunção "como" introduz uma oração que representa o elemento de uma comparação. Neste caso, os bocejos fortes são comparados com o marulhar das ondas.

Para praticar mais: Exercícios de conjunções (com gabarito)

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Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos (de língua portuguesa e também relacionados a datas comemorativas) desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).