Conjunção

Conjunção é a palavra que liga duas orações ou dois termos de mesmo valor gramatical, estabelecendo uma relação entre eles. Por exemplo:

  • Ele joga futebol e basquete. (dois termos semelhantes)
  • Eu iria ao jogo, mas estou sem companhia. (duas orações)

Classificação das Conjunções

As conjunções são classificas em dois grupos: coordenativas e subordinativas. Com isso, as conjunções coordenativas são aquelas que ligam duas orações independentes divididas em cinco tipos (aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas); enquanto que as conjunções subordinativas servem para ligar orações dependentes uma da outra e são divididas em dez tipos (integrantes, causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, temporais, finais e proporcionais).

Conjunções Coordenativas

  • Aditivas – exprimem soma, adição de pensamentos. (e, nem, não só...mas também, não só...como também)

Ex.: Ana não fala nem ouve.

  • Adversativas – exprimem oposição, contraste, compensação de pensamentos. (mas, porém, contudo, entretanto, no entanto, todavia).

Ex.: Não fomos campeões, todavia exibimos o melhor futebol.

  • Alternativas – exprimem escolha de pensamentos. (ou...ou, já...já, ora...ora, quer...quer, seja...seja).

Ex.: Ou você vem conosco ou você não vai.

  • Conclusivas – exprimem conclusão de pensamento. (logo, por isso, pois (quando vem depois do verbo), portanto, por conseguinte, assim).

Ex.: Chove bastante, portanto a colheita está garantida.

  • Explicativas – exprimem razão, motivo. (que, porque, assim, pois (quando vem antes do verbo), porquanto, por conseguinte).

Ex.: Não choveu, porque nada está molhado.

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Conjunções Subordinativas

  • Integrantes – introduzem orações subordinadas com função substantiva. (que, se).

Ex.: Quero que você volte já. Não sei se devo voltar lá.

  • Causais – introduzem orações subordinadas que dão ideia de causa. (que, porque, como, pois, visto que, já que, uma vez que).

Ex.: Não fui à aula porque choveu. Como fiquei doente não pude ir à aula.

  • Comparativas – introduzem orações subordinadas que dão ideia de comparação. (que, do que, como).

Ex.: Meu professor é mais inteligente do que o seu.

  • Concessivas – iniciam orações subordinadas que exprimem um fato contrário ao da oração principal. (embora, ainda que, mesmo que, se bem que, posto que, apesar de que, por mais que, por melhor que).

Ex.: Vou à praia, embora esteja chovendo.

  • Condicionais – iniciam orações subordinadas que exprimem hipótese ou condição para que o fato da oração principal se realize ou não. (caso, contanto que, salvo se, desde que, a não ser que).

Ex.: Se não chover, irei à praia.

  • Conformativas – iniciam orações subordinadas que exprimem acordo, concordância de um fato com outro. (segundo, como, conforme).

Ex.: Cada um colhe conforme semeia.

  • Consecutivas – iniciam orações subordinadas que exprimem a consequência ou o efeito do que se declara na oração principal. (que, de forma que, de modo que, de maneira que).

Ex.: Foi tamanho o susto que ela desmaiou.

  • Temporais – iniciam orações subordinadas que dão ideia de tempo. (logo que, antes que, quando, assim que, sempre que).

Ex.: Quando as férias chegarem, viajaremos.

  • Finais – iniciam orações subordinadas que exprimem uma finalidade. (a fim de que, para que).

Ex.: Estamos aqui para que ele fique tranquilo.

  • Proporcionais – iniciam orações subordinadas que exprimem concomitância, simultaneidade. (à medida que, à proporção que, ao passo que, quanto mais, quanto menos, quanto menor, quanto melhor)

Ex.: Quanto mais trabalho, menos recebo.

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