Substantivo Comum

Daniela Diana

O substantivo comum é um tipo de substantivo que dá nome aos seres da mesma espécie (animais, plantas, objetos) de forma genérica. Esses termos são grafados com letra minúscula, por exemplo: pessoa, gente, criança, cidade, país.

Substantivo Comum e Próprio

Muito comum haver confusão entre o substantivo comum e próprio. Enquanto o primeiro é usado de forma genérica, o segundo é utilizado para particularizar o substantivo.

Além disso, os substantivos próprios, diferente dos comuns, são grafados com letra maiúscula, por exemplo: Brasil, Catarina, São Paulo.

Exemplos

Seguem abaixo alguns exemplos para compreender melhor a diferença entre esses dois tipos de substantivos:

Exemplo 1

  1. A mulher não entrou no banco porque esqueceu o cartão.
  2. Catarina não entrou no banco porque esqueceu o cartão.

Nos exemplos acima, há duas palavras que representam "mulher", porém o que as distingue é justamente a particularização de uma delas (nomeação).

No primeiro exemplo, temos um substantivo comum, de forma que a palavra "mulher" designa seres da mesma espécie, ou seja, não está especificada.

No segundo exemplo, a mulher é a Catarina, portanto é um substantivo próprio, grafado com letra maiúscula.

Exemplo 2

  1. A cidade amanheceu cinza.
  2. São Paulo amanheceu cinza.

Nos exemplos acima, temos os substantivos comum e próprio. "São Paulo" é a especificação da cidade, portanto é um substantivo próprio e seu termo genérico, "cidade", um substantivo comum.

Exemplo 3

  1. Nesse país a política é muito corrupta.
  2. No Brasil a política é muito corrupta.

Note que ao especificar, ou seja, nomear o substantivo comum "país", ele torna-se um substantivo próprio, grafado com letra maiúscula: "Brasil".

Leia também:

Classificação dos Substantivos

Além de comum e próprio, os substantivos podem ser:

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.