Substantivo Concreto

Daniela Diana

Substantivo Concreto é um tipo de substantivo que designa seres ou objetos reais. Representa seres com existência própria (cadeira, mesa, gato, mulher, homem) e que não dependem de outros para existirem.

Substantivo Concreto e Abstrato

Ao contrário dos substantivos concretos, o substantivo abstrato é um tipo de substantivo que depende de outro para se manifestar.

Os substantivos abstratos são termos que nomeiam ações, estados e qualidades, os quais necessitam estar atribuídos à outros, por exemplo: felicidade e beleza.

Exemplos de Substantivos Concretos e Abstratos

Importante ressaltar que, segundo o contexto em que são empregadas as palavras, o mesmo substantivo pode ser concreto ou abstrato. Vejamos alguns exemplos:

  1. A venda de roupas está aumentando com a chegada do Natal.
  2. Na venda do seu Manuel tem frutas, legumes e verduras.

Note que no primeiro exemplo, a palavra "venda" depende da palavra "roupas" para existir, por isso trata-se de um substantivo abstrato.

Por outro lado, no segundo exemplo, a palavra "venda" representa uma loja, uma mercearia, e portanto, nesse caso, designa um substantivo concreto.

  1. A aliança entre as nações favoreceu a adesão aos acordos internacionais.
  2. Ganhou uma aliança de ouro branco da namorada.

O exemplo acima apresenta a mesma palavra em contextos distintos. No primeiro exemplo, a "aliança" depende das "nações" para existir, portanto designa um substantivo abstrato.

Já no segundo exemplo, a palavra "aliança" designa um objeto e, portanto, não depende de outra coisa para existir. Assim, trata-se de um substantivo concreto.

E Coisas Fictícias?

Também são substantivos concretos as palavras que designam seres fictícios. São aqueles termos que possuem uma representação ou um conceito conhecido por todos, por exemplo: fadas, duendes, papai noel, bruxas, vampiros, dentre outros.

Classificação dos Substantivos

Além dos concretos e abstratos, os substantivos podem ser:

Leia também:

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.