Como fazer um sumário (normas da ABNT)

Carla Muniz

Também chamado de índice, o sumário consiste em uma lista na qual constam os números das páginas onde estão registrados os assuntos abordados em um trabalho. Essa lista é um item obrigatório em todos os trabalhos acadêmicos e de conclusão de curso.

O Toda Matéria preparou este texto para ajudar você a fazer um sumário de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Aqui você também vai poder consultar um modelo e um exemplo de sumário, e aprender como fazer um sumário no Word.

Modelo de sumário ABNT

A norma da ABNT que define como criar um sumário é a NBR 6027 (Informação e Documentação – Sumário – Apresentação).

Nessa norma são especificadas as informações que devem constar no sumário e a maneira como devem ser formatadas.

O Toda Matéria preparou um modelo de sumário e listou as formatações recomendadas pela ABNT.

Formatação do texto:

  • Alinhamento: centralizado (título da página); à esquerda (lista)
  • Fonte: Times New Roman ou Arial
  • Entrelinhamento: 1,5
  • Caracteres: letras maiúsculas (nos títulos); letra maiúscula na inicial (subtítulos e seções dos subtítulos)
  • Destaque: negrito (nos títulos e nos subtítulos)
  • Tamanho da fonte: 12

sumário abnt

Importante

  • Se o trabalho for subdividido em dois ou mais volumes, o sumário deve ser repetido em todos eles, na íntegra.
  • O sumário deve ser o último elemento pré-textual, ou seja, deve vir imediatamente antes do primeiro capítulo do trabalho.
  • Os elementos pré-textuais (capa, folha de rosto, folha de aprovação, dedicatória, resumo, listas de tabelas, figuras e abreviaturas) não devem ser registrados no sumário.
  • Os espaços vazios entre a última palavra de um título/subtítulo/seção e a indicação do número da página devem ser preenchidos com pontos.

Exemplo de sumário

Confira abaixo um exemplo de sumário pronto e veja como é a disposição de informações de um sumário que segue as normas da ABNT.

exemplo sumário

Como fazer um sumário no Word

Confira o passo a passo abaixo e veja como fazer um sumário (normas ABNT) no Word.

1. Criação de estilos

O primeiro passo consiste na criação de estilos para as diferentes informações apresentadas. Para isso, abra o arquivo do seu trabalho, clique na aba "PÁGINA INICIAL" do Word, vá até "Estilo" e clique na alternativa que você escolheu para determinado item do sumário.

No exemplo abaixo, selecionamos "Título 1" como estilo dos títulos dos capítulos. Para fazer a formatação, basta clicar em "Modificar..."

estilo sumário

2. Formatação de estilos

Ao clicar em "Modificar...", você terá acesso a uma janela onde poderá configurar as formatações referentes a tipo de fonte, tamanho de fonte, entrelinhamento, etc.

Esse procedimento deve ser repetido para todos os itens do sumário. Você pode optar, por exemplo, por chamar o título principal (o título do capítulo) de Título 1, o subtítulo de Título 2 e as seções dentro dos subtítulos de Título 3.

sumário word

3. Atribuição de estilos

Para aplicar um estilo a determinado item do sumário, é necessário selecioná-lo com o mouse. Assim que as palavras que receberão o estilo estiverem selecionadas, uma pequena janela abrirá. Quando isso acontecer, clique em "Estilos".

Em seguida, uma segunda janela abrirá. Nesse momento, você deve escolher a opção desejada.

Esse procedimento deve ser feito em todos os títulos, subtítulos e seções dentro dos subtítulos.

estilo sumário

4. Como inserir o sumário

Assim que todos os títulos, subtítulos e seções dentro dos subtítulos já tiverem um estilo aplicado, vá até a página onde você deseja criar o sumário, clique na aba "REFERÊNCIAS" e, em seguida, clique em "Sumário".

sumario

5. Criação de sumário automático

Selecione a opção "Sumário Automático 1" para obter uma geração automática. Serão tidos em conta todos os títulos, subtítulos e seções dentro dos subtítulos que você formatou com um estilo específico.

sumario

6. Ajustes e atualizações do sumário

O título "Sumário" precisará ter a sua formatação alterada, pois originalmente é gerado na cor azul e alinhado à esquerda. Deve, no entanto, ser centralizado, ter cor preta e ter todos os caracteres em letras maiúsculas.

É importante referir que, sempre que uma mudança for feita no corpo do trabalho, a numeração das páginas pode sofrer alterações.

Para que a informação se mantenha correta, é necessário atualizá-la. Para isso, basta clicar no sumário e, em seguida, na opção "Atualizar Sumário".

sumário

Para saber mais sobre produção de textos, veja também os seguintes conteúdos:

Carla Muniz
Carla Muniz
Professora, lexicógrafa, tradutora, produtora de conteúdos e revisora. Licenciada em Letras (Português, Inglês e Literaturas) pelas Faculdades Integradas Simonsen, em 2002.