Transcriptase Reversa

Lana Magalhães

A transcriptase reversa é uma enzima que realiza a transcrição inversa, produzindo DNA a partir de RNA. Também é chamada de DNA polimerase RNA-dependente.

Essa enzima permite uma condição única, pois a transcrição ocorre, naturalmente, no sentido de RNA para DNA.

A transcriptase reversa é encontrada em retrovírus. Um exemplo de retrovírus é o HIV, causador da AIDS.

Ação da Transcriptase Reversa

A transcriptase reversa permite a transcrição da informação no sentido RNA para DNA.

Como sabemos, os vírus só se reproduzem dentro de uma célula viva, que serve como hospedeira. Dentro dessas células, o RNA de um retrovírus é usado como molde para fabricação do DNA, por conta da ação da transcriptase reversa.

O DNA é formado em fita simples e após a sua formação o RNA é degradado. Assim, o DNA fita simples fica livre no citoplasma. A transcriptase reversa torna essa fita de DNA simples em dupla hélice.

Esse DNA formado é integrado ao DNA da célula hospedeira, com ajuda da enzima integrase.

Assim, ocorre a produção de proteínas virais e a formação de novos RNA virais. Nesse momento, entra em ação a enzima protease. Ela é responsável por quebrar a proteína viral precursora em proteínas menores e maduras. O RNA e as proteínas são liberadas para infectar outras células.

A transcriptase reversa, a integrase e a protease são enzimas presentes em retrovírus.

Esse mecanismo ocorre na infecção pelo vírus HIV, um retrovírus, causador da AIDS.

Na Biologia Molecular, a ação da transcriptase reversa permite a construção de filamentos de DNA complementares (cDNA), também a partir do RNA. Isso possibilita a técnica de RT-PCR (Reverse Transcription Polimerase Chain Reaction), utilizada para o estudo da expressão dos genes.

Saiba mais sobre as Enzimas.

Curiosidades

Os medicamentos para combater o vírus HIV atuam como inibidores das enzimas transcriptase reversa, integrase e protease. Ao inibir a ação dessas enzimas, os remédios impedem a multiplicação do vírus.

Lana Magalhães
Lana Magalhães
Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.