Apresentação de TCC

Márcia Fernandes

A apresentação é uma parte importante da missão do TCC. Depois de todo o esforço com pesquisa, redação e formatação, você está na reta final quando começa a se preparar para apresentar à banca examinadora o seu trabalho.

Distribuição do que será abordado, organização do tempo, conteúdo e apresentação dos slides e, ainda, postura e tranquilidade são fatores que devem ser considerados na preparação da sua apresentação. Este artigo vai ajudar você a se preparar com calma para essa importante tarefa.

Seja objetivo na apresentação

A banca examinadora já leu o seu trabalho, por isso, a apresentação não deve entrar em detalhes. Chegado o dia, a banca espera ouvir de você, principalmente, os resultados que obteve com a sua pesquisa e a que conclusão chegou. Esses são os pontos mais importantes.

Mas para não começar logo pelos resultados, faça uma introdução breve, falando sobre o problema exposto no seu trabalho e quais as metodologias que usou para tirar as suas conclusões. Pense bem na distribuição dessa abordagem, aliando-a ao tempo disponível que tem para falar - 15 ou 20 minutos no máximo.

Assista outras apresentações de TCC

Para ter noção de como tudo acontece, assista apresentações de TCC da sua universidade. Repare não só no aluno, mas também em como a banca examinadora se comporta. Isso o ajudará a ficar mais tranquilo, pois a ansiedade é maior quando vamos fazer algo que desconhecemos.

Faça slides com qualidade

Siga um roteiro

Os slides auxiliam bastante, na medida que conduzem de forma organizada a sua apresentação, o que cativa a atenção dos ouvintes.

Para manter a ideia de objetividade e organização, é muito importante fazer um roteiro do conteúdo dos slides. Lembrando que há universidades que disponibilizam o seu próprio modelo.

Assim, os seus slides devem conter:

  • Apresentação;
  • Assunto;
  • Objetivos;
  • Metodologia;
  • Resultados;
  • Conclusão.

No primeiro slide, faça a apresentação do seu trabalho - coloque o título, o seu nome e o do seu orientador.

De seguida, deixe um slide para indicar qual o assunto abordado.

Os objetivos também merecem ser falados na apresentação, por isso, exponha quais os objetivos específicos da sua pesquisa.

A metodologia é fundamental para esclarecer a fiabilidade das suas ideias. Que métodos você utilizou para provar o que defende?

Para apresentar os resultados e a conclusão, provavelmente você vai precisar de mais slides dos que foram necessários nos tópicos anteriores. Exponha os resultados da sua pesquisa e, finalmente, as conclusões a que chega no fim desse percurso.

Seja cuidadoso com a legibilidade

Elabore o conteúdo dos slides em tópicos, pois textos longos são difíceis de ler e também desmotivam. Atenção ao tamanho da letra, às cores e ao espaço entre linhas, para que o slide tenha uma legibilidade adequada.

Preparar slides atraentes não significa carregá-los com cores, desenhos e animações. Uma apresentação visual pode recorrer, por exemplo, a gráficos que tornem a interpretação de dados mais compreensível.

Leia com muita atenção para evitar erros ortográficos, e numere os slides. A numeração é muito útil quando um professor quer mencionar algum deles, pois torna a sua identificação mais fácil.

Estude e domine o conteúdo do seu trabalho

Estude muito bem o seu trabalho. Esta é a melhor forma de se preparar para as questões que os professores possam fazer, num momento em que você não pode vacilar, pois se isso acontecer, mostrará que não domina o conteúdo da sua pesquisa.

Estude até se sentir bastante à vontade com relação a cada um dos pontos tratados no seu trabalho. Assim, pode manter a calma. Lembre-se que a parte mais difícil já passou e você já está na reta final.

Ensaie quantas vezes forem necessárias

Os ensaios são muito úteis para ganhar segurança, principalmente para os que não se sentem muito à vontade para falar em público. Ensaie várias vezes, e de forma diferente - à frente do espelho, com ou sem pessoas a ver. Peça que as pessoas digam o que acham da apresentação e se há pontos a melhorar.

Marque no relógio o tempo utilizado para apresentar o trabalho de forma a tentar garantir que não excederá os minutos que tem disponíveis.

O que fazer quando está quase tudo pronto?

Você já preparou o essencial, mas não pode deixar de lado a questão da aparência.

Escolha roupa e calçado adequados para a situação: formais, mas discretos. No dia, não esqueça dos cuidados básicos com o cabelo e as unhas. Lembre-se: os detalhes são importantes.

O dia anterior à apresentação

No dia antes da apresentação, descanse. Tente estar com a cabeça leve para encarar o desafio da forma mais tranquila possível.

Cada um tem uma forma de relaxar. Certamente você saberá qual a melhor forma de chegar calmo na sua apresentação.

O grande dia

Chegue ao local da apresentação com antecedência e verifique se tudo está funcionando corretamente, evitando que sua apresentação não seja interrompida por conta de problemas técnicos.

Desligue o seu celular e, pelo bom funcionamento da sua voz, tenha uma garrafa d’água com você.

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, pesquisadora, produtora e gestora de conteúdos on-line. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos.