Projeto de pesquisa: como fazer?

Márcia Fernandes

O projeto de pesquisa é um trabalho acadêmico desenvolvido no ensino superior e que pode ser: o trabalho de conclusão de curso (TCC), a monografia, a dissertação de mestrado, a tese de doutorado.

6 pontos essenciais de um projeto de pesquisa

  1. Tema e assunto
  2. Justificativa
  3. Objetivo geral e objetivos específicos
  4. Fundamentação teórica
  5. Metodologia
  6. Cronograma

1. Tema e assunto

O primeiro passo de um projeto de pesquisa é definir o tema. Mais do que isso, é preciso delimitar muito bem qual o assunto que será tratado no seu trabalho.

Isso porque um tema pode se desmembrar em vários assuntos. Para que você não se perca e acabe não escrevendo sobre algo importante, é preciso deixar claro sobre o que o seu trabalho vai tratar e vá diretamente ao assunto. Em hipótese nenhuma seja vago.

Assim, não basta dizer que o seu trabalho tem como tema o preconceito, por exemplo, pois há vários tipos de preconceito. Delimite de forma que a pessoa que leia o seu projeto saiba de que tipo de preconceito, bem como sobre quais aspectos ele tratará.

Imagine que alguém que lê o seu projeto de pesquisa tenha muito interesse em saber sobre preconceito linguístico, e começa a leitura com essa expectativa, quando se depara com um trabalho que trata apenas de preconceito cultural.

Lembre-se:

  • Tema: preconceito
  • Assunto: preconceito cultural, mais especificamente, os impactos psicológicos nas vítimas desse tipo de preconceito.

2. Justificativa

Depois de definir o assunto, explique o que o motivou a escolhê-lo - interesse teórico, experiência pessoal ou profissional, por exemplo.

Além do motivo, é importante explicar qual a relevância do seu trabalho. Em meio a tantos trabalhos que os professores leem todos os anos, mostre porque o seu tem valor. Qual o diferencial?

É importante que o assunto tratado seja atual e, sendo assim, isso já é uma justificativa. Inclua em quê a sua pesquisa pode contribuir para a sociedade, o que também consistirá num ponto positivo do seu projeto.

3. Objetivo geral e objetivos específicos

Você também deve esclarecer quais são os seus objetivos ao desenvolver a pesquisa com o tema e assuntos escolhidos.

Há um único objetivo geral e vários objetivos específicos. Você deve deixar claro quais são eles para conseguir construir um texto coeso e coerente.

Ao definir os objetivos, responda: o que você pretende como sua pesquisa? onde quer chegar?

Um trabalho com o tema preconceito pode ter como objetivo geral mostrar o impacto psicológico nas vítimas do preconceito.

Se você delimitar o seu tema para preconceito cultural (assunto), os seus objetivos específicos podem ser mostrar esse impacto psicológico fundamentando-os com as teorias de vários estudiosos.

Cada teoria utilizada pode consistir em um objetivo, os quais servirão de base para o desenvolvimento do seu trabalho.

Quando estiver a redigi-lo, cada um dos objetivos específicos pode se tornar um capítulo do seu trabalho.

Para entender melhor:

  • Tema do projeto de pesquisa: preconceito.
  • Assunto: impacto psicológico do preconceito cultural nas suas vítimas.
  • Objetivo geral: identificar o impacto psicológico nas vítimas do preconceito cultural.
  • Objetivos específicos: analisar o impacto psicológico nas vítimas do preconceito cultural de acordo com as teorias de x estudiosos.

4. Fundamentação teórica

A fundamentação teórica consiste em indicar qual a bibliografia que vai se utilizar para fundamentar o seu trabalho, ou seja, que leituras precisará fazer para completar a sua pesquisa e concluir o seu trabalho.

Indique os autores de sua preferência ou os autores que você considera essenciais para discorrer sobre o seu trabalho, os que são considerados autoridade no assunto escolhido.

Leia também: Referências bibliográficas ABNT: como fazer?

5. Metodologia

Na metodologia, você deve apontar os métodos que utilizará para comprovar as suas ideias.

Entrevistas, pesquisas de campo, análise de documentos podem ser os métodos escolhidos por você para desenvolver o seu trabalho.

Há várias formas de fazê-lo, mas a sua escolha tem de levar em conta o método mais eficaz tendo em conta o assunto do seu trabalho.

6. Cronograma

Planejar o que será feito também depende do tempo disponível para tal. Você pode ter uma ideia fantástica, mas sem controlar o seu tempo, se perderá e não conseguirá apresentar nem o mínimo necessário.

Por isso, agende as tarefas, pense bem no tempo que precisará para realizá-las e distribua-as pelos dias considerando os prazos para entrega do projeto de pesquisa.

Lembre-se que precisará de tempo, por exemplo, para pesquisa bibliográfica, coleta de dados, redação do trabalho, revisão, reuniões com o orientador.

Regras ABNT para projeto de pesquisa

De acordo com a NBR 15287, o projeto de pesquisa deve ser estruturado da seguinte forma:

1. Capa (opcional), mas se for inserida, deve conter:

  • nome(s) do(s) autor(es);
  • título;
  • subtítulo, se houver;
  • local (cidade) da entidade onde deve ser apresentado;
  • ano de depósito (da entrega).

2. Lombada (opcional)

3. Folha de rosto (obrigatória). Deve conter:

  • nome(s) do(s) autor(es);
  • título;
  • subtítulo, se houver;
  • tipo de projeto de pesquisa e nome da entidade a que deve ser submetido;
  • nome do orientador;
  • local (cidade) da entidade onde deve ser apresentado;
  • ano de depósito (da entrega).

4. Lista de ilustrações (opcional)

5. Lista de tabelas (opcional)

6. Lista de abreviatura e siglas (opcional)

7. Lista de símbolos (opcional)

8. Sumário (obrigatório)

9. Referências (obrigatório)

10. Glossário (opcional)

11. Apêndice (opcional)

12. Anexo (opcional)

13. Índice (opcional)

Saiba tudo sobre as Normas da ABNT: regras de formatação para trabalhos acadêmicos

O que é projeto de pesquisa e qual a sua importância?

Projeto de pesquisa é um trabalho curto que antecede o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), a dissertação de mestrado ou a tese de doutorado, justamente porque consiste no seu planejamento.

Por esse motivo, o projeto de pesquisa é essencial para o sucesso do trabalho, afinal quanto mais claro e preciso ele for, mais fácil será desenvolver a dissertação.

Há universidades em que o trabalho de conclusão de curso só é iniciado após o projeto de pesquisa ter sido aprovado, mas essa obrigatoriedade nem sempre existe.

No entanto, apesar de não ser obrigatório, o projeto de pesquisa deve ser feito em virtude da função que tem, que é direcionar, de forma organizada, o seu trabalho.

Entenda melhor sobre o Texto de Divulgação Científica.

Referências Bibliográficas

ABNT NBR 15287

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, pesquisadora, produtora e gestora de conteúdos on-line. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos.