Atividades de filosofia adaptadas para alunos com autismo (para imprimir)
As atividades de Filosofia voltadas a adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) devem valorizar a clareza, previsibilidade e o engajamento sensorial positivo. É importante que as instruções sejam simples, curtas e apresentadas passo a passo, permitindo que o estudante compreenda o que se espera dele em cada momento.
A Filosofia, quando trabalhada com esse público, pode favorecer o desenvolvimento da empatia, da autonomia e da reflexão sobre regras e valores, desde que os conceitos sejam concretizados em situações do cotidiano – por exemplo, dilemas morais, convivência social, escolhas pessoais ou liberdade de expressão.
Atividades visuais, corporais e lúdicas, como dramatizações, desenhos simbólicos, jogos de decisão e debates guiados, ajudam na compreensão de temas abstratos e estimulam diferentes formas de comunicação. O uso de apoios visuais, rotina estruturada e tempo extra de resposta contribui para reduzir a ansiedade e promover a participação ativa. Assim, o ensino de Filosofia torna-se inclusivo e significativo, possibilitando que cada aluno – com ou sem TEA – exercite o pensamento crítico e reconheça o valor do diálogo e da escuta no processo de aprender a pensar.
Atividade 1
Atividade 2
Atividade 3
Atividade 4
Atividade 5
Veja também: Exercícios de Filosofia (com respostas explicadas)
Referências Bibliográficas
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2016.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. In: Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. 15. ed. São Paulo: Ática, 2000.
HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Tradução: Marcia Sá Cavalcante Schuback. 15 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Tradução de Paulo Quintela. Lisboa: Edições 70, 2007.
MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. 16. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.
PLATÃO. A República. Tradução e Notas: Maria Helena da Rocha Pereira. 12 ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.
ORSI, Diogo. Atividades de filosofia adaptadas para alunos com autismo (para imprimir). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/atividades-de-filosofia-adaptadas-para-alunos-com-autismo-para-imprimir/. Acesso em:




