Turbine seus estudos!
20% desconto com cupom RETAFINAL

Atividades de filosofia adaptadas para alunos com autismo (para imprimir)

Naiana Carvalho
Revisão por Naiana Carvalho
Educadora e Pedagoga especialista em Psicopedagogia

As atividades de Filosofia voltadas a adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) devem valorizar a clareza, previsibilidade e o engajamento sensorial positivo. É importante que as instruções sejam simples, curtas e apresentadas passo a passo, permitindo que o estudante compreenda o que se espera dele em cada momento.

A Filosofia, quando trabalhada com esse público, pode favorecer o desenvolvimento da empatia, da autonomia e da reflexão sobre regras e valores, desde que os conceitos sejam concretizados em situações do cotidiano – por exemplo, dilemas morais, convivência social, escolhas pessoais ou liberdade de expressão.

Atividades visuais, corporais e lúdicas, como dramatizações, desenhos simbólicos, jogos de decisão e debates guiados, ajudam na compreensão de temas abstratos e estimulam diferentes formas de comunicação. O uso de apoios visuais, rotina estruturada e tempo extra de resposta contribui para reduzir a ansiedade e promover a participação ativa. Assim, o ensino de Filosofia torna-se inclusivo e significativo, possibilitando que cada aluno – com ou sem TEA – exercite o pensamento crítico e reconheça o valor do diálogo e da escuta no processo de aprender a pensar.

Atividade 1

Folha de atividades de filosofia adaptadas para alunos com autismo
Clique na imagem para imprimir

Resposta da folha de atividades de filosofia adaptadas para alunos com autismo

Ainda com dúvidas? Pergunta ao Ajudante IA do Toda Matéria

Atividade 2

Folha de atividades de filosofia adaptadas para alunos com autismo
Clique na imagem para imprimir

Resposta da folha de atividades de filosofia adaptadas para alunos com autismo

Atividade 3

Folha de atividades de filosofia adaptadas para alunos com autismo
Clique na imagem para imprimir

Resposta da folha de atividades de filosofia adaptadas para alunos com autismo

Atividade 4

Folha de atividades de filosofia adaptadas para alunos com autismo
Clique na imagem para imprimir

Resposta da folha de atividades de filosofia adaptadas para alunos com autismo

Atividade 5

Folha de atividades de filosofia adaptadas para alunos com autismo
Clique na imagem para imprimir

Resposta da folha de atividades de filosofia adaptadas para alunos com autismo

Veja também: Exercícios de Filosofia (com respostas explicadas)

Referências Bibliográficas

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2016.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. In: Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. 15. ed. São Paulo: Ática, 2000.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Tradução: Marcia Sá Cavalcante Schuback. 15 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Tradução de Paulo Quintela. Lisboa: Edições 70, 2007.

MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. 16. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.

PLATÃO. A República. Tradução e Notas: Maria Helena da Rocha Pereira. 12 ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.

Naiana Carvalho
Revisão por Naiana Carvalho
Formada em Pedagogia desde 2011 e especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual do Ceará, atua na área de criação de roteiros para filmes institucionais e publicitários há mais de dez anos.
Diogo Orsi
Edição por Diogo Orsi
Bacharel (PUC/SP) e licenciado (UniBF) em Filosofia. Mestrando em Filosofia (Unifesp), com ênfase em filosofia política contemporânea.