6 exercícios sobre Filosofia Política (gabarito comentado)

Thiago Souza
Thiago Souza
Professor de Sociologia, Filosofia e História

Precisa estudar Filosofia Política? Elaboramos 6 questões sobre o assunto para te ajudar. Bons estudos!

Questão 01

Para Aristóteles, o melhor regime político seria:

a) A democracia, onde todos poderiam opinar e participar das decisões tomadas.

b) A monarquia, pois dessa maneira o comandante seria alguém que desde sua infância seria ensinado a como governar e assim estaria melhor preparado para tal cargo.

c) O anarquismo, considerando a importância de se desenvolver uma sociedade sem classes e hierarquias.

d) A aristocracia, pois segundo o filósofo, os aristocratas pensavam no bem comum e, portanto, seriam os mais aptos a comandarem um reino ou nação.

Gabarito explicado

Aristóteles acreditava que nem todos teriam virtude para a política. Portanto, a democracia seria um governo onde aqueles sem essa virtude também teriam voz. Assim, a aristocracia, governo dos melhores, seria para ele a melhor forma de governo.

Questão 02

Filósofo conhecido por sua teoria do contrato social, segundo a qual as pessoas renunciam a certos direitos naturais em troca de proteção e segurança por parte do Estado?

a) Karl Marx, ao afirmar que a constituição uma sociedade pautada em classes sociais acaba por ser a melhor forma de organização social.

b) Friedrich Nietzsche, ao propor a ideia do “além-do-homem”.

c) John Locke, quando defende que o direito a propriedade é algo inalienável, tal como a vida, liberdade e propriedade, e que o governo deve proteger esses direitos.

d) Jean-Paul Sartre, existencialista, que apresentou a teoria de que a existência precede a essência.

Gabarito explicado

Para os contratualistas, o ser humano ao viver em sociedade assume um pacto onde acaba por abdicar parte de seus direitos para conseguir a garantia de outros, além também de sua sobrevivência.

Questão 03

Segundo qual filósofo o Estado deveria possuir o monopólio legítimo da violência?

a) Thomas Hobbes.

b) John Locke.

c) Jean-Jacques Rousseau.

d) Immanuel Kant.

Gabarito explicado

Para Hobbes, apenas o Estado, usando o policiamento ou o exército, poderia ter o poder de utilizar a força para garantir a ordem.

Questão 04

Em suas obras, Montesquieu escreveu sobre a repartição dos poderes de um Estado em três. Qual dos listados abaixo corresponde a sua teoria?

a) Poder Executivo, responsável pela implementação das leis e administração do governo.

b) Poder Judiciário, responsável por implementar as leis e utilizar o orçamento público para validar as leis criadas pelo executivo.

c) Poder Judiciário, responsável pela aplicação das leis e fiscalização do legislativo.

d) Poder Legislativo, responsável pela criação e aplicação das leis na esfera jurídica.

Gabarito explicado

Montesquieu dividiu os poderes em 3: Executivo, Legislativo e Judiciário. Suas funções, respectivamente, eram de implementar leis; criar leis; julgar os indivíduos através das leis.

Questão 05

Sobre a obra “O Príncipe”, de Maquiavel, assinale o que for INCORRETO:

a) A obra foi escrita com o intuito de presentear Lourenço de Médici e serviria como um manual, contendo teorias e embasamentos históricos sobre como um príncipe deveria comandar.

b) Maquiavel define “virtù” como sendo o conjunto de qualidades que um príncipe deve possuir para se manter no poder.

c) É importante, ao analisar os escritos de Maquiavel, ter a ciência de que seus escritos tinham como endereço um príncipe. Portanto, as atitudes necessárias apresentadas não eram aconselhadas para qualquer pessoa de um reino.

d) Para Maquiavel, as ações que um príncipe deve ter para manter-e no trono são equivalentes às ações de um cristão que deseja alcançar o reino dos céus.

Gabarito explicado

Ao escrever sobre as ações que um príncipe deve realizar para manter-se no poder, podemos notar que são aconselhados atos como assassinatos, mentiras e outras questões assim. Portanto, a moralidade de um príncipe para o autor não deve ser a mesma que a de um indivíduo comum.

Questão 06

Segundo Aristóteles, qual é a principal função de um governo?

a) Garantir o poder e hegemonia das famílias nobres e tradicionais daquele local.

b) Promover as virtudes dos cidadãos e garantir o bem comum nas tomadas de decisão.

c) Fortalecer o exército do reino, no intuito de garantir a integridade física dos cidadãos.

d) Validar a Filosofia e o debate de ideias enquanto bases educacionais das escolas de seus reinos, para preparar todos os habitantes desde a infância para a vida em sociedade.

Gabarito explicado

Para Aristóteles, cada indivíduo nasce com uma virtude diferente. Sendo assim, o governo deve garantir as qualidades morais necessárias para uma sociedade justa e harmoniosa.

Saiba mais:

Thiago Souza
Thiago Souza
Graduado em História e Especialista em Ensino de Sociologia pela Universidade Estadual de Londrina. Ministra aulas de História, Filosofia e Sociologia desde 2018 para turmas do Fundamental II e Ensino Médio.