Ética


Ética é a área da Filosofia que que estuda o comportamento humano e sua relação com as normas.

Essencialmente, a ética reflete os princípios e os valores morais questionando se certas formas de agir contribuem ou não para a vida na sociedade, cujo objetivo é a justiça social.

Ética e Moral

A moral é o conjunto de regras que se baseia em valores culturais e históricos de cada sociedade, por meio da prática ou de aspectos de condutas humanas específicas. Assim, enquanto a ética é universal, a moral é cultural.

Ambos conceitos não devem ser confundidos. A moral está balizada na subordinação aos costumes, regras e hábitos determinados por cada sociedade; a ética, por sua vez, busca fundamentar tais preceitos em maneiras virtuosas de vivência, a “arte de bem viver”.

Ética e Filosofia

Desde a Antiguidade, os filósofos, estudiosos e pensadores tentam compreender e analisar os princípios e os valores de uma sociedade e como eles ocorrem na prática.

Podemos citar vários pensadores, que em distintas épocas refletiram sobre a ética. Os pré-socráticos, os sofistas, Aristóteles, Platão, Sócrates, os Estóicos, os pensadores Cristãos, Kant, Spinoza, Nietzsche, dentre outros dedicaram-se vivamente ao tema.

Sócrates é conhecido como “o pai da moral”. Para ele, a ética é racionalista, uma vez que se fundamenta na razão. Platão deu continuidade a essa ideia.

Para Kant, a ética baseava-se em imperativos categóricos, que são as condições necessárias para desenvolver a ética.

Ética a Nicômaco

Aristóteles, para quem o homem bom, feliz é o que tem bons hábitos, partilhou da mesma reflexão de seu mestre Platão acerca do racionalismo ético.

Através da sua obra Ética a Nicômaco - uma importantíssima obra acerca do comportamento humano - Aristóteles reflete sobre a felicidade e o que é necessário para que a mesma seja alcançada.

Lembrando que a felicidade consistia não na obtenção de bens, mas no fato de o homem ter uma vida virtuosa, baseada no pensamento pelo bem coletivo e justo.

Ética Profissional

A ética tem como finalidade a obtenção do bom funcionamento social, cada segmento profissional tem como dever respeitar e refletir a maneira de desenvolver o seu ofício. Deve pensar justamente na vida em sociedade em detrimento de benefícios próprios.