Campo Magnético

Rafael C. Asth
Revisão por Rafael C. Asth
Professor de Matemática e Física

Campo Magnético é uma região com propriedades que provocam forças em corpos eletricamente carregados, ímãs e feitos de ferro, níquel ou cobalto.

Corpos com tais características sofrem atuação de uma força de campo, ou seja, que não exige contato.

Há duas formas de produzir um campo magnético: por uma corrente elétrica ou um ímã permanente.

Neste campo, por meio de experimentos, é possível identificar as linhas de indução, que partem polo norte para o polo sul do ímã. Este sentido de atuação nas linhas de indução leva ao fato que no interior do ímã, o sentido deve ser o oposto, do norte para o sul.

Campo Magnético

T, de Tesla é a unidade internacional de campo magnético.

Linhas do Campo Magnético

As linhas do campo magnético são tangentes, ou seja, não são atravessadas umas pelas outras. Além disso, elas são curvas porque têm origem em mais de uma fonte. Isso ocorre porque os ímãs são dipolos, e seus polos - norte e sul - não podem ser separados.

Campo Magnético da Terra

Conhecido como campo geomagnético ou magnetosfera, o campo magnético terrestre surge a partir de seu núcleo externo, composto de níquel e ferro que, devido às altas temperaturas, encontram-se em estado fluido. À medida que se movimentam, geram correntes elétricas responsáveis pela criação do campo magnético.

Os efeitos do campo magnético da Terra podem ser percebidos em todo o planeta.

Sua descoberta data do século XVI e foi feita por Willian Gilbert (1544-1603). Quando o físico reparou que as bússolas apontavam sempre para o norte, concluiu que, tal como um ímã, a Terra possuía os polos norte e sul.

O campo magnético terrestre age como um escudo que protege a Terra da radiação solar e é essencial para a existência de vida neste planeta.

Leia também sobre Magnetismo e Eletromagnetismo.

Campo Eletromagnético

Campo eletromagnético é a sobreposição do campo elétrico e do magnético. Fenômeno estudado pela Física, a ligação entre eletricidade e magnetismo foi entendida e comprovada pelo físico James Clark Maxwell (1831-1879).

Este campo eletromagnético movimenta-se na forma de ondas, chamadas de ondas eletromagnéticas, que transportam energia e informação. Exemplos disso são a luz visível, as ondas de rádio, infravermelho, raios ultravioletas e mesmo as micro-ondas.

Pratique exercícios sobre magnetismo.

Saiba tudo sobre o tema:

Veja também exercícios de Física (resolvidos) para 3º ano do ensino.

Rafael C. Asth
Revisão por Rafael C. Asth
Professor de Matemática licenciado, pós-graduado em Ensino da Matemática e da Física e Estatística. Atua como professor desde 2006 e cria conteúdos educacionais online desde 2021.