Carta comercial: o que é e como fazer (com exemplo)

Márcia Fernandes
Revisão por Márcia Fernandes
Professora licenciada em Letras

A Carta Comercial é um tipo de carta utilizada no ramo comercial e empresarial.

A linguagem utilizada na carta comercial é formal, clara e objetiva. Seu texto é breve e tem parágrafos curtos, portanto, tem uma boa organização e apresentação. Nesse tipo de texto, deve-se evitar utilizar vícios e figuras de linguagem, gírias e expressões coloquiais.

Além disso, a carta comercial apresenta marcas de impessoalidade e imparcialidade, ou seja, é escrita em terceira pessoa e, normalmente, não expressa opiniões ou juízos de valor de seu remetente.

Dependendo do teor das cartas comerciais, elas podem ser

  • informativas (comunicado);
  • descritivas (descrição de um produto ou serviço);
  • narrativas (narração de um evento);
  • dissertativas (sugestões e reclamações).

Exemplo de carta comercial

Veja abaixo um modelo de carta comercial pronta:

Timbre da Empresa: Auto Peças Ponta Grossa
DAM 207/15 (Departamento Administrativo)
Ponta Grossa, 24 de maio de 2015
Assunto: Recebimento da Entrega

Senhor Diretor:

Informamos a vossa senhoria que recebemos a mercadoria solicitada, no dia 15 de maio, a qual faz referência ao mês de abril. Agradecemos a celeridade da entrega dos produtos.

Atenciosamente,

Rodrigo Almeida dos Santos

Diretor do Departamento Administrativo

Como fazer uma carta comercial

Segue abaixo o modelo estrutural básico das cartas comerciais:

  • Cabeçalho: geralmente, as cartas comerciais são realizadas em papel timbrado da empresa e, no cabeçalho aparece o logotipo da empresa, com nome e o endereço correspondentes. Se enviadas pelos correios, o envelope das cartas comercias também são timbrados, ou seja, com a identificação visual que representa a imagem da empresa (logotipo). O envelope inclui nome completo (remetente e destinatário) e o endereço de ambos (rua, número, bairro, cidade, estado, CEP)
  • Número e Departamento: algumas cartas comerciais são numeradas e indicam o nome do departamento da empresa que está enviando o texto, que pode ser uma sigla.
  • Assunto: alguns modelos de carta comercial admitem o campo “assunto”, que se refere ao tema será explorado na carta. Esse campo aparece abaixo da numeração e indicação departamental.
  • Local e Data: acima do corpo de texto, e geralmente na margem esquerda, indica-se a data e o local do envio da carta.
  • Destinatário: informações do remetente (emissor) devem ser acrescidas abaixo da data e local, por exemplo, nome, departamento ao qual pertence e o endereço.
  • Vocativo: representa o nome do destinatário (receptor) do texto que deve surgir de maneira formal, por exemplo: Prezado Gerente, Caro Consumidor, etc.
  • Corpo de Texto: trata-se do conteúdo da mensagem que será enviada. Não se esqueça que as cartas comerciais são breves e objetivas, portanto, não seja prolixo.
  • Despedida: conforme as normas formais, despede-se com expressões: saudações, cordialmente, respeitosamente, atenciosamente, etc.
  • Assinatura: Por fim, aparece o nome do emissor (remetente) da carta, bem como o cargo que ocupa na empresa.

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Márcia Fernandes
Revisão por Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos (de língua portuguesa e também relacionados a datas comemorativas) desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).
Daniela Diana
Edição por Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.