Carta Comercial

Daniela Diana

A Carta Comercial ou Correspondência Técnica é um tipo de documento muito utilizada no ramo comercial e empresarial.

São cartas enviadas pelos serviços Correios, postadas por pessoas jurídicas com ou sem fins lucrativos. Atualmente, as cartas comerciais podem ser enviadas por correio eletrônico (e-mail comercial).

Características

A linguagem utilizada na carta comercial é formal, clara e objetiva com um texto breve e parágrafos curtos.

Portanto, ela inclui uma boa organização e apresentação. Nesse tipo de texto deve-se evitar utilizar vícios e figuras de linguagem, gírias, expressões coloquiais, dentre outros.

Além disso, a carta comercial apresenta marcas de impessoalidade e imparcialidade. Ou seja, são escritas em terceira pessoa e normalmente não expressam opiniões ou juízos de valor de seu remetente.

Dependendo do teor das cartas comerciais, elas podem ser informativas (comunicado), descritivas (descrição de um produto ou serviço), narrativas (narração de um evento) ou dissertativas (sugestões e reclamações).

Ela representa um meio de comunicação muito importante entre as empresas, que pode ser uma opinião, crítica, solicitação, comunicado, cobrança, negociação, agradecimento, propaganda, dentre outros.

Estrutura: Como Fazer uma Carta Comercial?

Segue abaixo o modelo estrutural básico das cartas comerciais:

  • Cabeçalho: geralmente as cartas comerciais são realizadas em papel timbrado da empresa e, no cabeçalho aparece o logotipo da empresa, com nome e o endereço correspondentes. Se enviadas pelos correios, o envelope das cartas comercias também são timbrados, ou seja, com a identificação visual que representa a imagem da empresa (logotipo). O envelope inclui nome completo (remetente e destinatário) e o endereço de ambos (rua, número, bairro, cidade, estado, CEP)
  • Número e Departamento: algumas cartas comerciais são numeradas e indicam o nome do departamento da empresa que está enviando o texto, que pode ser uma sigla.
  • Assunto: alguns modelos de carta comercial admitem o campo “assunto”, que se refere ao tema será explorado na carta. Esse campo aparece abaixo da numeração e indicação departamental. No caso do e-mail comercial, o campo “assunto” (subject) já é preenchido acima, junto com o endereço de e-mail do destinatário.
  • Local e Data: acima do corpo de texto, e geralmente na margem esquerda, indica-se a data e o local do envio da carta.
  • Destinatário: informações do remetente (emissor) devem ser acrescidas abaixo da data e local, por exemplo, nome, departamento ao qual pertence e o endereço.
  • Vocativo: representa o nome do destinatário (receptor) do texto que deve surgir de maneira formal, por exemplo: Prezado Gerente, Caro Consumidor, etc.
  • Corpo de Texto: trata-se do conteúdo da mensagem que será enviada. Não se esqueça que as cartas comerciais são breves e objetivas. Portanto, não seja prolixo.
  • Despedida: de acordo com as normas formais, despede-se com expressões: saudações, cordialmente, respeitosamente, atenciosamente, etc.
  • Assinatura: Por fim, aparece o nome do emissor (remetente) da carta, bem como o cargo que ocupa na empresa.

Exemplo

Veja abaixo um modelo de carta comercial pronta:

Timbre da Empresa: Auto Peças Ponta Grossa
DAM 207/15 (Departamento Administrativo)
Ponta Grossa, 24 de maio de 2015
Assunto: Recebimento da Entrega

Senhor Diretor:

Informamos a vossa senhoria que recebemos a mercadoria solicitada, no dia 15 de maio, a qual faz referência ao mês de abril. Agradecemos a celeridade da entrega dos produtos.

Atenciosamente,

Rodrigo Almeida dos Santos

Diretor do Departamento Administrativo

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Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.