Gênero Textual Memorando

Daniela Diana
Daniela Diana
Professora licenciada em Letras

O Memorando ou Comunicação Interna (C.I.) é um texto informativo veiculado nos meios profissionais (empresas, órgãos públicos, etc.).

Os memorandos são importantes ferramentas de comunicação entre diversos setores de uma empresa, instituição, associação, dentre outros. Em outras palavras, eles são correspondências oficiais muito frequentes no meio organizacional.

São textos breves que apresentam uma linguagem formal, objetiva, direta, clara e coesa. Observe que os memorandos podem ser enviados também por correio eletrônico (e-mail).

Na maior parte dos casos, os memorandos são documentos que apresentam duas vias: uma para o remetente (emissor) e outro para o destinatário (receptor).

Classificação

Segundo o local para o qual será enviado, há dois tipos de memorando:

  • Memorando Interno: enviado para departamentos internos da empresa.
  • Memorando Externo: menos utilizado e enviado para empresas alheias.

Estrutura Textual: Como Fazer um Memorando?

Segue abaixo a estrutura básica textual dos memorandos:

  • Número: Os memorandos costumam apresentar números. Além disso, são produzidos em papéis com o timbre da empresa.
  • Vocativo: indica-se o nome do setor para o qual será enviada a mensagem (destinatário) e abaixo, o setor que o emitiu (remetente).
  • Local e Data: apresentam a data e o local que foi produzido o memorando.
  • Assunto: parte importante do memorando que vem destacado o tema que será abordado.
  • Corpo de Texto: o conteúdo da mensagem que será enviada.
  • Despedida: expressões formais de despedida: atenciosamente, cumprimentos, grato pela compreensão.
  • Assinatura: o remetente assina no final do memorando. Como é produzido por uma pessoa física, geralmente aparece abaixo da assinatura o cargo do emissor.

Exemplo de Memorando

Para compreender melhor a estrutura desse tipo de produção textual, segue abaixo um exemplo de memorando:

Timbre da Instituição: Colégio São Martinho

Memorando (ou C.I) N° 28

Para: Biblioteca São Martinho

De: Setor Administrativo

Local e Data: Campina Grande, 18 de abril de 2010

Assunto: Entrega de Livros

Corpo de Texto:

Caro Bibliotecário,

Venho Informar que os livros que foram encomendados pela biblioteca da escola já chegaram e se encontram na direção. Aguardamos sua presença para conferir o pedido.

Desde já agradeço a atenção,

Atenciosamente,

Assinatura: Dolores Silva Correia

Cargo: Diretora Administrativa

Ofício, Requerimento e Carta Comercial

O ofício é um tipo de texto que se aproxima do memorando quanto à estrutura textual, no entanto, ele é destinado a instituições e autoridade públicas, enquanto o memorando é um documento geralmente utilizado entre as unidades administrativas da mesma empresa (comunicação interna).

Da mesma forma, o ofício se aproxima do requerimento (ou petição) posto que este é produzido para solicitar algo de uma instituição ou órgão público externo.

A carta comercial, também muito utilizada no ramo empresarial, trata-se de uma correspondência técnica que pode ser uma sugestão, apresentação de produto, propaganda, agradecimento, dentre outras.

Observe que esses três tipos de textos fazem parte da redação técnica, ou seja, possuem um modelo específico de produção.

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Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.